Após a Tragédia...
   
       
 

“Eu não sabia se lhes dava os parabéns ou minhas condolências,” disse Dawlyat. “Então apenas lhes desejei mazal tov”.

   
       
 
 
       
 
Por que Devemos Ser Privados?
   
       
 

O Rebe nunca falou mal de ninguém. Percorremos um longo, longo caminho, e muitas vezes o Rebe fez algumas declarações fortes sobre questões. Mas ele sempre falou sobre a questão, não sobre a pessoa.

   
       
 
 
       
 
O que acontece ao mundo após a perda de um filho
   
       
 

Faz sentido que uma linda menina de 11 anos, com a vida inteira pela frente tenha de lutar contra uma doença tão terrível? E terminar sucumbindo à morte?

   
       
 
 
       
 
Hospitalidade, 1939
   
       
 

Certa vez, no grupo de judeus poloneses que se dirigiram à casa dos Sudak, havia um indivíduo que se destacava dos outros. Ele vestia um casaco de peles bonito e dispendioso e, ao contrário de muitos...

   
       
 
 
       
 
Uma Lição do Meu Irmão Com Necessidades Especiais
   
       
 

Ali de pé com Josh em meio à loucura, senti a magia fugidia que aparece além do alcance naqueles comerciais de café instantâneo. A calma. A paz. O conforto. Ali de pé com Josh, eu tinha o que todos...

   
       
 
 
       
 
Investindo em Israel
   
       
 

Chegou a hora de assinar os contratos, mas eu não tive coragem de fazer isso… não podia dormir… Foi então que me lembrei de um incidente envolvendo meu falecido pai. Ele não conseguia decidir se mudava com a família para Israel, portanto foi pedir conselho ao Rebe Anterior. E aqui estava eu em Nova York. Então, eu disse a mim mesmo: posso ir agora mesmo perguntar ao Rebe!

   
       
 
 
       
 
Carga Contaminada
   
       
 

Nossos sábios dizem que aqueles que têm proveito de um milagre na realidade nem sabem que ele está acontecendo. Abaixo segue um fato ocorrido em 2008 com uma carga acidentalmente encontrada em um navio por piratas, revelando um grande milagre que salvou milhares de vidas.

   
       
 
 
       
 
O Professor e o Hot Dog
   
       
 

Dr. Greene pediu a refeição casher, e embarcou no avião no dia seguinte. Mas quando a comissária de bordo chegou, entregou a ele uma refeição regular, não-casher. Dr. Greene estava preparado para isso também. Pigarreando, ele declarou para que todos ouvissem. “Não, senhora, eu encomendei uma refeição casher!”

   
       
 
 
       
 
Quando Meu Filho Transformou a Luz da Lua em Torá
   
       
 

O suave e incessante marulhar das ondas batendo nos recifes de coral chegava aos meus ouvidos. Um vento suave soprava vindo do oceano, carregando o cheiro de sal e uma promessa de futuro.
Eu chegava ao meu ponto de observação favorito e perscrutava a vista da velha mas firme parede de tijolos construída sobre a beira do penhasco...

   
       
 
 
       
 
Comprando Vidas
   
       
 

Durante 28 anos, Judy Feld Carr não apenas soube, mas também viveu, “o segredo mais bem guardado no mundo judaico”. A musicologista canadense, mãe de seis filhos apoiou sua família e criou seus filhos enquanto praticamente sozinha resgatava 3.228 judeus sírios. “Não havia dias típicos,” relembra Judy Feld Carr. “Não era como o êxodo russo que foi feito pelo mundo.

   
       
 
 
       
 
Martin Buber: Filosofia x Judaísmo
   
       
 

No holocausto ele viu como o judaísmo resultou apenas em dor e sofrimento e qualquer pessoa normal teria fugido de tudo isto. Mas, no entanto, ele escolheu a maneira do Criador, junto com todos os Seus mandamentos, completamente acima da lógica e de qualquer filosofia.

   
       
 
 
       
 
Inspirada no Hospital
   
       
 

Estar no hospital pode ser solitário e deprimente, mas essa garota de 16 anos aproveitou a oportunidade para levar luz e alegria a outros. Nunca sabemos por que somos colocados em determinadas situações. Eu não sei por que D'us quis que eu visse Ahava no hospital. Mas sei que fiquei comovida e inspirada pela sua coragem e otimismo. Estou realmente grata por ter tido essa oportunidade de aprender com ela.

   
       
 
 
       
 
Uma Vela
   
       
 

“Sei que muito tempo se passou desde que o senhor me deu o castiçal e desde então o senhor deve ter distribuído tantos outros. Mas eu queria que o senhor soubesse o que ele fez por mim. Uma mitsvá é eterna, nunca é tarde demais para aprender. E eu não queria que o passar do tempo me impedisse de lhe dizer que o senhor fez uma grande mitsvá."

   
       
 
 
       
 
Tragédia no Rio
   
       
 

A tragédia ocorrida no centro do Rio de Janeiro na quarta-feira , 25 de Janeiro, que continua a mobilizar bombeiros, a Polícia Civil e a Prefeitura, ainda não encerrou seu capítulo: corpos precisam ser identificados em meio aos escombros. Restam pilhas de entulhos recolhidas do desabamento dos três prédios da Avenida Treze de Maio. Em meio a pedras, poeira resta um infinito vazio.

   
       
 
 
       
 
Uma Visão Empresarial
   
       
 

Fui criado num conjunto habitacional subsidiado pelo Governo no Brooklyn. Fazia parte de uma geração de famílias cuja inspiração era o sonho americano. Meu pai teve uma série de empregos braçais. Um homem sem instrução, ele foi aparentemente derrotado pelo Sistema. Era um veterano da Segunda Guerra Mundial com grandes aspirações sobre a América, mas seu sonho não estava se tornando realidade.

   
       
 
 
       
 
A Tragédia na Noruega
   
       
 

Ainda me recuperando do brutal assassinato do pequeno Leiby, conferi as notícias após o final do shabat e soube do horrível massacre na Noruega, no qual 93 pessoas morreram e outras tantas foram feridas. Este foi o pior massacre até agora, e o maior número de mortes na Noruega desde a Segunda Guerra.

   
       
 
 
       
 
As Pedras no Cemitério
   
       
 

Era tudo que restava da minha conexão com essa movimentada cidade industrial nas Midlands, onde eu tinha morado por toda a infância até que entendi não haver futuro para uma adolescente religiosa numa comunidade pequena e na maior parte não-religiosa.

   
       
 
 
       
 
A Perfeição de D’us
   
       
 

Num jantar beneficente de Chush, o pai de uma criança fez um discurso que nunca mais seria esquecido pelos que ali estavam presentes. Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, perguntou: “Onde está a perfeição no meu filho, se tudo o que D’us faz é feito com perfeição? Meu filho não pode entender as coisas como outras crianças entendem.. Nem consegue lembrar de fatos e números como as outras crianças. Então, onde está a perfeição de D’us?”

   
       
 
 
       
 
Carta Para Alguém Que Perdi
   
       
 

“Estou feliz por você. Eu trouxe você ao mundo para estar comigo, mas você teve de voltar para casa...”

   
       
 
 
       
 
O Dilema de um Banqueiro no Shabat
   
       
 

Os judeus de Karlsruhe, na Alemanha, receberam o direito de viver como cidadãos e em condições relativamente pacíficas a partir do final do Século 17. A comunidade judaica então prosperou nessa cidade, localizada às margens do Rio Reno e a curta distância da França.

   
       
 
 
       
 
Os Mineiros Estão Livres
   
       
 

Estou aqui sentado, ouvindo as noticias, sobre os mineiros chilenos sendo resgatados um a um... Fiquei surpreso pelo aparente milagre, mas especialmente pelo tremendo desafio que ainda viria pela frente – continuar vivo, ficar alerta, permanecer forte até que a equipe de resgate pudesse criar uma maneira de tirá-los dali.

   
       
 
 
       
 
Chegar vs. Vencer
   
       
 

Recentemente fiz essa pergunta a mim mesma porque inscrevi-me para meu primeiro triatlo. A corrida ocorre em agosto e tenho treinado há vários meses. É muita natação, corrida e bicicleta, e muita coisa na minha cabeça.

   
       
 
 
       
 
Uma Fortuna em Bondade
   
       
 

Helen e Joe Berman estavam entre dezenas de jovens judeus recém-casados vivendo em meio à pobreza na área de Kensington Market, Toronto, durante a Grande Depressão.. Helen tinha 19 anos e estava grávida do primeiro filho.
Era o auge do inverno e no lugar de um casaco de inverno apropriado, Helen se envolvia num cobertor de lã grossa até que o jovem casal conseguisse economizar dinheiro suficiente para comprar-lhe um casaco.

   
       
 
 
       
 
Stalin vs. Schneersohn – Quem venceu?
   
       
 

Um homem se levantou. Ele não permitiria que a impressionante máquina de guerra da Mãe Rússia turvasse sua visão, eclipsasse sua clareza. Sabia com plena convicção que o mal pode prosperar, mas irá morrer; porém a Divindade é eterna. Ele não sabia exatamente como tudo iria terminar, mas sabia que sua missão na vida era jogar as sementes no solo, embora as árvores estivessem sendo abatidas uma a uma.

   
       
 
 
       
 
O Órfao Vivo
   
       
 

Como alunos de uma escola judaica subterrânea sob o governo soviético, éramos forçados a mudar de local a cada poucos dias. Nosso professor nunca conseguia dar uma série inteira de palestras no mesmo local.

   
       
 
 
       
 
"Você Conhece o Rebe?"
   
       
 

Eu morava em Israel há um ano e estudava na universidade quando conheci Chabad pela primeira vez. Durante aquele tempo comecei aos poucos a acrescentar aulas de Torá em minha agenda já lotada. Eu não tinha idéia sobre o que era Chabad ou chassidismo.

   
       
 
 
       
 
Meu encontro com o Rebe
   
       
 

Cada pessoa segue um caminho diferente na vida, porém todos são atraídos pela mesma “cabeça”. O Rebe saúda a todos com o mesmo amor, sem distinção entre grandes e pequenos. As pessoas estão sérias enquanto aguardam a sua vez, o coração batendo forte.

   
       
 
 
       
 
Acender a Alma
   
       
 

Quando ele finalmente foi admitido, a face do Rebe reluziu. Era um rosto angelical, com uma barba cinzenta, na cabeça o chapéu preto, com o efeito de um bastião que protegia a mente de invasões iníquas.Porém o que atraiu Rabin foram os olhos.Eram de um azul do mar profundo, intensos e fortes, transpirando sabedoria, percepção e amizade.

   
       
 
 
       
 
Segurança Espiritual
   
       
 

O que poderíamos fazer? Além do apoio material para o esforço de guerra, e além dos tanques e jatos de ataque, Israel precisava também de apoio espiritual. Existe um sistema espiritual de defesa, disse o Rebe. Foi então que ele lançou a Campanha Internacional de Tefilin.

   
       
 
 
       
 
Confissões de um Rabino de Chabad
   
       
 

Os números e relatórios sombrios não param de chegar. Todo dia ouço falar de mais um membro da comunidade que perdeu o emprego, ou teve uma redução no salário. Outros estão raspando o tacho apenas para seguir em frente. Estamos realmente vivendo tempos difíceis. Como líder espiritual de meus constituintes, sou convocado constantemente para ajudar pessoas em necessidade.

   
       
 
 
       
 
A História de Stacey
   
       
 

Quando o longo verão chegava ao fim, eu voltava para casa e continuava essa tradição. Ao pôr-do-sol eu cessava tudo que estava fazendo, acendia minha vela, sentando-me para observar até que a chama tremulante finalmente se extinguia.

   
       
 
 
       
 
O dom do presente
   
       
 

Já faz quarenta anos que minha mãe faleceu. Estive contrariada com ela catorze anos antes de sua morte. Mas quando você reavalia os eventos dolorosos da vida, às vezes acontecem coisas estranhas. O presente tem uma maneira de reestruturar positivamente o passado – talvez seja por isto que se chama presente.

   
       
 
 
       
 
Rumo Norte até o Alasca
   
       
 

Minha prima Paige mora em Big Lake, cerca de uma hora e meia de Anchorage. A viagem é de tirar o fôlego e Big Lake é, como o restante do Alasca, intocado, calmo e o lugar mais sossegado que já visitei.

   
       
 
 
       
 
O trem está esperando
   
       
 

Se eu puder passar uma mensagem a você, por favor, perceba então como é abençoado, e agradeça aos seus pais por terem criado você num lar onde a Torá, mitsvot e Chassidut eram valorizados acima de tudo.

   
       
 
 
       
 
Uma mãe sem um filho
   
       
 

Consultamos o calendário, como tínhamos feito antes de marcar a data do casamento, e encontramos a data que parecia ser perfeita. Vimos que se quiséssemos ir ao Havaí em maio, provavelmente teríamos de esperar até junho para eu engravidar, então eu daria à luz por volta de março, na primavera, época ideal. Mal sabia eu que minha vida perfeita, meus planos perfeitos e a gravidez perfeita existiam apenas nos meus sonhos.

   
       
 
 
       
 
Diplomacia Silenciosa
   
       
 

O Rebe falou comigo e disse: "Sua maior prioridade deveria ser tirar os judeus da Rússia." Respondi que minha falecida mãe era imigrante russa, e tinha fugido com sua família para escapar da morte nas mãos do cossacos russos. "A chave", disse o Rebe, "era a diplomacia silenciosa". Lembre-se que a Guerra Fria com a Rússia ainda estava ocorrendo.

   
       
 
 
       
 
Estamos Derretendo?
   
       
 

Não há motivo para desespero, quando somente D'us sabe o que nos reserva o futuro; o que o destino reservou para nós.

   
       
 
 
       
 
Meu irmão Especial
   
       
 

Sempre me aborreceu o fato de que nenhuma das minhas amigas tinha um irmão especial, portanto eu simplesmente não contei a ninguém que ele era especial. Não queria ver os olhares enviesados que calavam fundo no meu coração, fazendo-me desejar que pelo menos eles tentassem entender. Entender que não precisamos de piedade, precisamos de amor.

   
       
 
 
       
 
O Rabino me fez dormir
   
       
 

É noite. Não consigo dormir. Estou com dificuldade para respirar. Há outros pacientes neste quarto. O que vou fazer? Os médicos não me dão mais qualquer medicação. Procuro e encontro a bolsa com o toca-fitas, os fones de ouvido e as gravações; arrumo tudo e aperto o PLAY.

   
       
 
 
       
 
Apenas uma vizinha
   
       
 

Então a campainha tocou. Abri a porta e ali estava uma vizinha que morava no final da rua. Trazia uma planta embalada com um cartão e colocou o pacote nos meus braços. Ela disse: "Vi você na TV a noite passada. Você é tão corajosa. Cuide-se…"

   
       
 
 
       
 
Por que não sou Rabino
   
       
 

Até aquele dia, as divisórias sempre tinham incomodado minha prece – por que eu tinha de ficar no outro lado, separada dos homens? Eu conhecia as preces: eu possuía o tefilin do meu bat mitsvá! Eu sabia até ler a Torá – por que eu precisava ficar atrás de uma parede?

   
       
 
 
       
 
Lições de um noivado rompido
   
       
 

Quando um estranho entrou no escritório de Kyle Paxman com a notícia de que seu noivo estava cancelando o casamento, ela reagiu exatamente da maneira que todos esperávamos que fizesse; transformou o negativo em algo muito positivo…

   
       
 
 
       
 
Votando de todo o coração
   
       
 

Penso no meu pai, para quem votar era mais que um privilégio e uma obrigação – para ele era algo sagrado. É então que me recordo da aventura de meu pai no Dia da Eleição em 1944, quando a Guerra ainda assolava o mundo...

   
       
 
 
       
 
O nível de perfeição
   
       
 

“Meu filho não consegue lembrar-se de fatos e figuras como as outras crianças o fazem. Onde está a perfeição de D'us?” A audiência ficou chocada com a questão e triste com a angústia do pai.
“Eu acredito”, respondeu o pai, “que quando D'us traz uma criança como esta para o mundo, a perfeição que Ele procura está na maneira como as pessoas reagirão a esta criança”.

   
       
 
 
       
 
Guardando o Shabat em Hollywood
   
       
 

Após o fim de semana, fui procurá-los juntamente com meu colega, e perguntei se eu poderia sair umas horas mais cedo na sexta-feira para que eu pudesse guardar o Shabat. "Não", disseram eles. Então perguntaram se eu ainda insistia naquilo, porque se o fizesse, eles iriam me substituir. Em outras palavras: trabalhe no Shabat, ou será demitido.

   
       
 
 
       
 
Seguindo os passos de meu pai
   
       
 

O homem repetiu que meu pai se sentiria melhor em outro lugar, mas desta vez não soou como uma sugestão. Foram suas palavras de despedida. Devolveu o depósito ao meu pai e saiu. De repente meu pai compreendeu. Judeus não eram permitidos.

   
       
 
 
       
       
 
Redescobrindo o judaísmo
   
       
 

Rabino em uma das poucas sinagogas que utilizam o idioma russo nas Ilhas Sunny no sul da Flórida, Kaller cresceu enquanto a União Soviética entrava em colapso e a repressão do governo aos judeus se desintegrava.

   
       
 
 
       
       
 
Um casamento e um funeral
   
       
 

A incongruência de dois eventos era muito fulgurante para ignorar.
Nossa participação em um brunch de Sheva Berachot na manhã de domingo foi planejada com bastante antecedência. Na noite anterior, só fomos dormir quando todos os arranjos tinham sido providenciados: babá, transporte e outros detalhes. Acordamos, no entanto, com a notícia do funeral da mãe de uma amiga, marcado exatamente para o mesmo horário.

   
       
 
 
       
 
Ariel Sharon e o Rebe
   
       
 

Minhas viagens ao redor do mundo me levaram aos Estados Unidos e ao meu primeiro encontro com o Rebe, seguido por muitas reuniões subseqüentes no decorrer dos anos. Lembro-me de nosso primeiro encontro. Seus penetrantes olhos cinza-aço e o incrível conhecimento que ele demonstrava ter sobre os assuntos globais causaram um impressão muito forte em mim.

Ariel Sharon

   
       
 
 
       
 
Questionando D'us
   
       
  Mesmo quando as coisas pareciam difíceis de entender, meu bisavô jamais questionava D'us no seu coração ou na sua mente.
"Por que não questiona D'us?" perguntaram-lhe certa vez. "O motivo que deu era muito simples. Ele não queria que D'us lhe dissesse: "Você quer saber todas as respostas? Suba aos céus e tudo ficará claro para você!"
   
       
 
 
       
 
Retorno: como abracei o judaísmo
   
       
  Meu nome é Ziv. Nasci em 1982. Estudo em uma yeshivá em Israel. No ano que vem, em 2006, irei me formar rabino.    
       
 
 
       
 
"Este É Meu Rolo de Torá!"
   
       
  Todos os judeus estavam sendo mortos, e a babá de Henryk não pensou sequer por um momento que o pai, Joseph Foxman, sobreviveria à infame destruição do Gueto de Vilna. Ele certamente teria sido transferido para Auschwitz – e todos sabiam que ninguém jamais voltara de Auschwitz. Portanto, ela não teve escrúpulos em adotar o garoto, batizá-lo na Igreja Católica e ensinar-lhe o catecismo com o padre local.    
       
 
 
       
 
"Chabad salvou vidas" – Presidente Bush
   
       
  No Shabat passado, 27 de agosto, pela manhã, as previsões eram de que Nova Orleans estaria fora da rota do Furacão Katrina. Porém os retardatários que vieram ao nosso Chabad Center trouxeram boatos de que talvez estivéssemos bem no caminho dele. Primeiro havia uma chance de dez por cento, depois vinte, e quando o Shabat terminou, as probabilidades eram de que Nova Orleans estaria bem na rota do furacão.    
       
 
 
       
 
Como Chabad mudou minha vida
   
       
  Eles nos mostravam que o Shabat não é sobre coisas que você não pode fazer. Não é sobre as restrições para dirigir, acender luzes ou cozinhar. Pelo contrário, é sobre deixar de lado as coisas do mundo durante algumas horas, agradecer a D’us que o ama por Suas bênçãos, comer coisas deliciosas, dizer l’chayim com os amigos, celebrar a experiência judaica e recarregar sua neshamá, sua alma.    
       
 
 
       
  De sob as cobertas    
       
  Eu não creio que tenha tido um momento de culpa ou fúria com D’us, desde o início dessa provação. Embora certamente eu esteja curioso sobre o que Ele tem escondido na Sua manga. E muitas vezes tenho medo sobre até onde vai este teste. "Já basta" – digo às vezes. Mas então me pergunto: "Isso é suficiente. Isso é o máximo que preciso ir?" E ao final dessas ruminações e diálogos com D’us, jogo minhas mãos e digo: "Isso não cabe a mim saber."    
       
 
 
       
  Somos Descartáveis?    
       
  Quando perdemos alguém em nossa vida, há um dilema. Por um lado devemos lamentar. Por outro, precisamos continuar com nossa vida. E, no mundo moderno de hoje, parece que quanto mais depressa e mais completamente fizermos isso, mais saudáveis nós somos.    
       
 
 
       
  Chabad em Shangai    
       
  Às vezes temos a sensação de que as pessoas comparam a China com Marte, porque a reação geralmente é: "Vocês têm mesmo programas e atividades? Para quem?"    
       
 
 
       
  "Você deu muito mais do que jamais receberá"    
       
  Judeus religiosos e afastados de todas as partes do mundo, não-judeus, jovens, velhos, crianças à estadistas procuraram seus conselhos. Um vínculo forte se estabelecia entre inúmeras pessoas que passaram sob seu olhar e recebiam suas bênçãos, provocando ações e mudanças em suas vidas.    
       
 
 
       
  Um estágio em minha vida    
       
  Por que qualquer ser humano inteligente, saudável, bem-sucedido, escolheria trocar uma vida secular confortável por outra aparentemente ditada por leis, regulamentos e costumes?    
       
 
 
       
  Meu amigo, meu professor    
       
  Tive o privilégio de trabalhar com Jay em mais de sessenta artigos. Portanto, ainda havia muitos "Uaus!" a fazer. Como quando li pela primeira vez "Um Tipo Diferente de Escuridão" e adquiri um entendimento mais profundo da idéia cabalista de tzimtzum.    
       
 
 
       
  Sentado num café    
       
  Uma vez mais eu luto para recuperar minha normalidade, prestar atenção às palavras do livro, limpando, quase com violência, as lágrimas dos olhos, furioso comigo mesmo, confuso, assustado.    
       
 
 
       
  Tio Irv    
       
  Minha Tia Betty faleceu na semana passada. Fiquei triste por não tê-la visto nem ter comparecido ao seu funeral, nem compartilhado o evento com minhas irmãs e tios, especialmente seu marido, Tio Irv. Quando recebi a notícia de seu falecimento num e-mail de minha irmã, telefonei a Tio Irv. Falamos durante algum tempo e então ele disse: "Eu não queria muito. Só mais uns cinco anos com ela teriam sido suficientes. Só mais uns cinco anos."    
       
 
 
       
  Uma Semente Espiritual    
       
  Tive de sorrir, porque se eu tinha aprendido alguma coisa com os rabinos de Chabad naqueles anos todos, é que cada um viaja na sua própria velocidade em sua jornada espiritual e quando chega a hora de dar o próximo passo, eles saberão. Olhei para Papai e disse: "Bem, talvez tenha chegado a hora de sua primeira Aliyah." Ele respondeu: "Talvez você esteja certo." Aquilo bastava para mim.    
       
 
 
       
  O Impacto do Rebe    
       
  Estávamos nos anos 50. Naquela época, eu era jovem, e bastante ressentida pela intrusão de minha irmã e meu cunhado em minha vida. Por sua própria iniciativa, eles tinham marcado uma entrevista para mim com o Lubavitcher Rebe. Senti que minha independência e autoconfianca estavam sendo desrespeitadas. Apesar disso, não sou avessa a uma yechidut, uma audiência privada com o Rebe. Minha curiosidade prevaleceu sobre meu orgulho ferido e decidi manter o compromisso.    
       
 
 
       
  Um local para rezar    
       
  A percepção de que eu poderia ter de colocar meu talit e tefilin na frente de centenas, ou mesmo milhares de estranhos era mais do que eu podia suportar. Preocupado, liguei novamente para Rabino Cunin, implorando por alguma espécie de dispensa especial…    
       
 
 
       
  Fé, Coragem e Triunfo    
       
  Eu tinha dezoito anos, estava em coma, com uma bala no meu cérebro. A 1º de março de 1994, eu estava numa van com catorze de meus colegas de classe. Voltávamos ao Brooklyn depois de uma visita ao hospital em Manhattan onde nosso Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória, tinha passado por uma cirurgia. Ao chegarmos na Ponte do Brooklyn, um terrorista libanês abriu fogo, atingindo nosso carro com quinze disparos de metralhadora.    
       
 
 
       
  Fé no rastro do Tsunami    
       
  Dez minutos após o desastre chegar aos noticiários, meu telefone começou a tocar. Não parou mais de tocar desde então, 24 horas por dia. Maridos procurando suas esposas. Mães em busca de filhos. Amigos procurando seus companheiros de viagem.    
       
 
 
       
  Últimos capítulos    
       
  A idéia de passar uma noite inteira com alguém suspenso entre dois mundos me parecia assombrosa, a tal ponto que mal consegui dormir na noite anterior. Permanecei acordada refletindo sobre esta mulher e sua alma.    
       
 
 
       
  Estou no Havaí… ele no Iraque    
       
  Como judeus, fomos criados para ser uma luz entre as nações, para iluminar as trevas, e para santificar o nome de D’us sempre e onde pudermos. E isso, creio eu, é exatamente o que meu marido está fazendo, e por extensão nós, sua família, estamos fazendo também, morando na base militar.    
       
 
 
       
  Como uma régua idiota salvou minha vida    
       
  O que significa ser indispensável?
Durante a maior parte de minha vida, fiz esta pergunta a mim mesmo. Talvez não exatamente com estas mesmas palavras. Porém sempre tive esta sensação de que havia algum propósito para minha vida, destinado unicamente para mim e somente para mim.
   
       
 
 
       
  Nunca fui a Moçambique    
       
  Armada somente com o conhecimento de uma criança de doze anos na escola hebraica, minhas crenças judaicas estavam sendo desafiadas na universidade. O feminismo desempenhava um papel importante em meus estudos. Dentro e fora da classe, o Judaísmo era criticado como patriarcal e opressivo, com as mulheres sendo relegadas a papéis de segunda classe.    
       
 
 
       
  Vista do Alto    
       
  Este é o meu corpo, pensei, mas não estou dentro dele. Estou olhando para ele do alto. Com que olhos estou vendo isso, e onde estão meus ouvidos? Como eu podia escutar todo o barulho da rua?    
       
 
 
       
  Marranos em Amsterdam    
       
  O rabino Moshé Uri ouviu a história e ficou muito tocado. Quando terminaram de lhe contar as amarguras e cenas da inquisição que viveram nos últimos anos, o rabino lhes disse: "Meus queridos irmãos. Não seria aconselhável permanecerem neste lugar. Há poucos judeus aqui e a sua chegada já provoca alvoroço na cidade…"    
       
 
 
       
  A alma do Cyberspace    
       
  Fui ao 770 para encontrar Rabi Yossef Y. Kazen, diretor de atividades do website de Chabad-Lubavitch, para falar sobre seu programa de divulgação na internet e sobre algumas das questões que tenho sobre o trabalho espiritual online. Sei como é a aparência de Kazen porque vi uma foto dele na Rede. Mesmo assim, quando o avisto, é um choque combinar este homem que me cumprimenta como um amigo à pequena foto branco e preta digitalizada em seu site.    
       
 
 
       
  Quem é você?    
       
  Durante anos, fui um criminoso profissional.
E então meu mundo veio abaixo. Fui apanhado. Fui considerado culpado. E agora estou cumprindo uma sentença de vinte anos na prisão Ramla em Israel.
   
       
 
 
       
  Entes queridos não morrem… simplesmente passam    
       
  Ver nossa mãe, amada por todos nós, sendo coberta com terra era quase demais para suportar. Não haveria mais Dia das Mães ou aniversários.
Com o passar dos meses, o sofrimento aumenta e sente-se um vazio. Nosso costume de telefonar para mamãe agora se foi. Percebemos que não podemos mais partilhar as alegrias da vida com ela.
   
       
 
 
       
  Um GPS infalível  
       
  A tela do computador miniatura, que antes exibia um mapa digital, agora estava piscando a palavra "recalcular". Então as ordens começaram a vir mais rápidas e furiosas. Primeiro foi: "Vire à esquerda na esquina!" Quando ignorei o comando, veio: "Daqui a oitocentos metros, vire à direita!" Finalmente, com um ar de urgência, veio a instrução: "Se possível, faça um retorno em U!"    
       
 
 
       
  Manobras  
       
  Existem momentos na vida em que me sinto como… a migalha no chão da cozinha. Como a inútil migalha, minha vida parece insignificante, minha contribuição ao mundo totalmente nula… Então há momentos na vida em que me sinto como… um piloto de avião. Estou no topo do mundo, literalmente. Nada impede ou força o meu rumo.    
       
 
 
       
  Um Judeu em Curaçao  
       
  Cresci em Curaçao, uma ilha caribenha que faz parte das Antilhas Holandesas, onde não havia escolas judaicas. As leis do governo exigiam que todos freqüentassem uma das únicas escolas na cidade, a católica ou a protestante. O aluno era obrigado a participar de todas as atividades escolares, incluindo aulas e serviços religiosos.    
       
 
 
       
  Encontros marcantes  
       
  Rabi Metzger disse ao rei que nos tempos da Inquisição, o reino espanhol proibia os judeus de praticarem sua religião, e caso fossem apanhados pagariam com a vida, especialmente os marranos que viviam o Judaísmo em segredo.    
       
 
 
       
  Uma porta para a teshuvá  
       
  Bati na porta e, veja só, não um, mas dois rabinos vieram me cumprimentar. Os mesmos dois que eu vira na TV no dia anterior. Eu soube logo que havia algo diferente. Nunca antes eu marcara uma visita para ver um rabino, imagine então dois rabinos, e ainda por cima sorrindo.    
       
 
 
       
  O Despertar de Eli  
       
  O falecido está no mundo da verdade, ao passo que nós estamos num mundo onde abundam falsidades. Se no funeral alguém disser algo que não seja verdadeiro sobre o falecido, isso lhe causa dor.    
       
 
 
       
  Mantenha a Cobertura  
       
  Ao pegar minha kipá para guardá-la, senti-me compelido a deixá-la no lugar. Eu já tivera uma porção de "primeiras vezes" desde que descobrira Chabad, mas posso dizer sinceramente que nunca antes tinha usado minha kipá fora de casa ou da sinagoga, por qualquer período maior.    
       
 
 
       
  Liberdade  
       
  Eu estava livre! Tinha deixado para trás as contas, obrigações, obrigações sociais e as expectativas dos outros sobre mim. Meu tempo e minha vida me pertenciam.    
       
 
 
       
  Um dia longe da Broadway  
       
  Portanto, relutantemente deixei meus colegas numa tarde de sexta-feira, e voltei a juntar-me a eles na noite de sábado. A peça não chegou a naufragar neste intervalo. Ao voltar, encontrei-a cambaleante como de costume, e os gritos angustiados, desesperadores como sempre. Minhas peças têm encontrado tanto o sucesso quanto o fracasso, mas não posso dizer honestamente que um ou outro resultado se deve à minha observância do Shabat.    
       
 
 
       
  Uma Incrível História  
       
  Os britânicos tinham instituído numerosas regras para restringir as atividades judaicas em nosso local mais sagrado. Estávamos proibidos de rezar em voz alta, ou ler na Torá (nós ouvíamos a leitura da Torá nas sinagogas do bairro judeu). E o mais importante, éramos proibidos de tocar o shofar em Rosh Hashaná e Yom Kipur.    
       
 
 
       
  Perdendo Sangue  
       
  Apenas ocasionalmente, durante momentos de extremo terror ou empolgação, sinto o bater de meu coração e penso nas ramificações daquela batida – sangue para o cérebro, sangue para minhas pernas, e sangue para cada célula do meu corpo, para que esteja pronto a reagir a tudo que se apresente em seu caminho. Mas esta conscientização é rara; minha vida diária me permite ser alegremente ignorante daquilo que é mais vital.    
       
 
 
       
  Da Tasmânia ao Brooklyn: alargando meus horizontes  
       
  Ser observante de Torá não inibe uma pessoa de fazer o que quer que seja. Simplesmente expande seus horizontes. Aparentemente as opções da pessoa são limitadas, mas descobri que as coisas que não posso fazer não valem a pena ser feitas.    
       
 
 
         
  Uma visão empresarial    
       
  Nós da Starbucks temos tentado criar uma indústria que não existia, e um tipo de marca bastante incomum. Uma verdadeira anomalia é que gastamos muito pouco com propaganda. Temos executivos associados que tentam entender como uma marca pôde tornar-se tão poderosa e onipresente com tão pouca promoção.    
       
 
 
         
  Uma profunda conexão    
       
  Em Rosh Hashaná, mergulhávamos maçãs no mel; em Yom Kipur, meu pai às vezes jejuava. Tive um bat mitsvá quando garota, mas logo depois meus pais deixaram de freqüentar a sinagoga e de acender velas de Shabat. Isso transmitiu-me a idéia que as preces judaicas e os rituais não eram uma parte necessária da vida… Até que um dia, tudo mudou.    
       
 
 
         
  Um milhão de pequenos fios    
       
  O Lubavitcher Rebe intensificou sua "campanha de tefilin," instruindo seus seguidores a saírem às ruas e convidar judeus para cumprir a mitsvá de tefilin. A idéia de abordar estranhos não-religiosos na rua com um pedido para cumprir um ato religioso, principalmente algo que para eles era novo, ainda não fora ouvido naquela época (mesmo atualmente apenas Chabad é "louco" o suficiente para fazer isso).    
       
 
 
         
  Diálogo no Paraíso    
       
 

Eles estavam falando muito baixo. O som era quase inaudível. Mesmo assim, pude escutar…

– Você não acredita, não escuta o barulho? Então abra já a janela e olhe com seus próprios olhos!

   
       
 
 
         
  Causa e Efeito    
       
  "Dr. Wallach, estava conosco no barco e fez muito para aliviar minha enfermidade…Naquele estado, fui forçado a continuar minha jornada aqui; por diversos dias após minha chegada ainda estava incapaz de me recuperar do efeito que teve sobre mim a conflagração com a qual D’us feriu a casa de Yaacov.    
       
 
 
         
  Ano: 2102    
       
  Minhas células tinham sido tão bem preservadas, com os neurônios ainda conectados, que a reconstrução de meu cérebro tinha sido possível. O DNA intacto permitira a clonagem de um novo corpo. O ano: 2102.    
       
 
 
         
  Um judeu no Brooklyn    
       
  Rabi Hodakov, o secretário do Rebe, estava na linha. "O Rebe pede para dizer à jovem que há um judeu no Brooklyn que não consegue dormir à noite porque ela pretende ser casar com um não-judeu."    
       
 
 
         
  Um E-mail de D'us    
       
  Por muitos anos, perguntei-me como seria receber um e-mail de D'us. Até que a idéia me tomou por completo e acabei enviando uma mensagem ao site Portais do Céu. Seria mesmo possível que e-mails pudessem ser enviados do céu para a humanidade? No meio da noite, acordei com um salto. Algo tinha acontecido, e corri para o computador. Pode imaginar meu entusiasmo ao ver que chegara um e-mail do webmaster de Portais do Céu?! Minha mão tremeu enquanto tentava firmar o mouse para abrir o e-mail que mudaria minha vida.    
       
 
 
         
  Onde estava D'us no dia onze de setembro?    
       
  Muitos de nós já ouvimos esta pergunta: "Onde estava D'us quando o World Trade Center e o Pentágono foram atacados?" Bem, eu sei onde D'us estava na manhã de onze de setembro de 2001, e Ele estava muito ocupado!    
       
 
 
         
  Nossa melhor defesa    
       
  As pessoas estão morrendo nas ruas, sendo atingidas em seus vôos ou sofrendo uma explosão em seu local de trabalho. Deve haver alguma coisa que cada um de nós possa fazer e que fará toda a diferença, não importa quem ou onde estejamos.    
       
 
 
         
  Tu    
       
 

E de repente, certa noite não me perguntes como ou quando, o ponto se alargou. De repente, Tu estavas em toda parte, lugares demais para eu atingir de uma só vez, para eu conter. De repente, eu era a ponta do cone e Tu o espaço largo cuja largura não tem fim.

Ou assim parecia, ou assim eu sonhei.

   
       
 
 
     
  A alma da política externa    
       
  "Era o ano de 1917 na cidade de Lubavitch, Rússia, e livros religiosos estavam sendo queimados durante um pogrom anti-judaico. Para impedir a destruição de muitos textos sagrados datados da época do Báal Shem Tov, Rabi Sholom Dov Ber de Lubavitch, o quinto Rebe de Chabad, enviou 12.000 livros de sua biblioteca para um armazém em Moscou para que fossem preservados."
Saiba qual foi o envolvimento e as ações praticadas pelo atual candidato democrata e vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, para ajudar a recuperar alguns destes volumes.
   
       
 
 
         
  A dupla salvação no Irã    
       
  Aproveitando o ensejo do caso dos 10 judeus presos sob suspeita de espionagem, trazemos aqui duas histórias extraordinárias sobre a ligação do Rebe com os judeus do Irã. Quem as conta é o Rabino Yehuda Azrachian, um dos rabinos da comunidade judaica do Irã, que vive atualmente em Nova York.

 
   
       
 
 
       
  A vida curta, mas significativa, de meu filho    
       
 

Pode parecer estranho que eu esteja escrevendo uma carta tão minuciosa. Porém, percebi que é muito difícil para as pessoas falar a respeito disso, portanto decidi tomar a iniciativa e contar esta história.

Uma pessoa não vem a este mundo sem um propósito. Acreditamos que cada indivíduo está aqui para cumprir uma missão. Não quero meu Zalman lembrado como um bebê que viveu quatro semanas e morreu. Gostaria portanto de relatar umas poucas histórias sobre nossas experiências durante sua curta vida.

   
       
 
 
         
  Anjos
Eu os encontrei certo dia em meu carro
   
       
  Encontrei anjos pelo caminho. Foi há cerca de 19 anos. Havia talvez uns 10.000, pairando no ar. Eram de diferentes tamanhos e formas. Alguns se pareciam com desenhos animados de Walt Disney, do tipo que carregou Pateta para o céu quando ele levou uma pancada na cabeça. Outros pareciam saídos das vitrines das lojas ou de cartões de felicitações. Era um sortimento fascinante, todos adejando vigorosamente suas asas de tamanho pequeno, médio ou grande.    
       
top