Educando um Filho  
       
 

O sistema foi projetado para uma população de estudantes na qual todos têm o mesmo nível. Lá atrás, quando somente gênios iam à escola, isso funcionava.

   
       
 
 
       
  Tolerância Zero Para Bullying!  
       
  Esclarecemos assim à criança os benefícios de não se comportar de maneira rude com seus amigos. Este é apenas o primeiro passo. Queremos realmente instilar neles o ideal mais elevado de ver o...    
       
 
 
       
  Moldando a Vida e o Caráter  
       
  Assegure que seu filho receba uma educação moral. Matricule-o numa escola que coloque ênfase em desenvolvimento do caráter e moralidade, baseada nos princípios de que este pais é fundado com: Em D'us Confiamos.    
       
 
 
       
  O Que os Jovens Buscam  
       
  Muitos jovens sentem suas vidas vazias, destituídas de significado. Eles estão permanentemente buscando algo que dê sentido a sua existência, que seja de grande relevância pela qual estariam...    
       
 
 
       
  12 Coisas Que Crianças Gostariam Que Seus Pais Soubessem  
       
  Queridos pais… Nem sempre eu irei fazer o que você diz, mas certamente vou falar o que você fala e fazer o que você faz.    
       
 
 
       
  Princípios da Educação Judaica  
       
  Em seguida ensina-se à criança o final da bênção que se relaciona com o que ela quer levar à boca; tudo, e também esse pouquinho de bebida que vai tomar, foi criado "da palavra de D'us."    
       
 
 
       
  Meus Filhos Rezam  
       
  Em muitas ocasiões difíceis em minha vida, tenho refletido sobre a atitude de meus filhos pequenos. Encanto-me com a sua confiança infantil de que tudo dará certo. Invejo sua confiança inabalável em...    
       
 
 
       
  Crer é Ver  
       
  Nossa história nos ensina que todo aquele que não acredita em milagres não é realista. Portanto, de fato, crer é ver...    
       
 
 
       
  10 Dicas Para Prevenir Intimidação na Vida de seu Filho  
       
  Recentemente uma menina de 12 anos na Flórida se suicidou porque era intimidada incessantemente pelos seus colegas de classe. Mesmo depois que mudou de escola, a intimidação continuou - online.
O admirável mundo novo da tecnologia criou um monstro: o cyberbullying. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, segundo o site stopbullying.gov, é “intimidação que ocorre usando tecnologia eletrônica…
   
       
 
 
       
  Você é Hipócrita?    
       
  Um professor estava dando um teste aos seus alunos. Entregou todos os testes e voltou à sua mesa para esperar. Quando o teste terminou, todos os alunos o entregaram de volta. O professor notou que um dos alunos tinha colocado uma nota de $100 presa ao teste, com um bilhete dizendo: “Um dólar por ponto.”...    
       
 
 
       
  A Raiva Sai Caro    
       
  Se você não consegue se controlar, tenha a humildade de procurar ajuda antes que a vida de seus filhos seja arruinada    
       
 
 
       
  Confiança    
       
  Shifra começou a sentir a verdade por trás da história de Reb Zusha. Ele nos ensinou a não nos compararmos com outras pessoas, mas sim a nos medir com nosso próprio potencial, porque em última...    
       
 
 
       
  Você tem um lado sombrio?    
       
  Há uma voz lá dentro que me diz para ser correto, moral e bem comportado. Este é o meu impulso de ser bom, chamado yetser tov. Porém, eu também tenho um lado errado e rebelde, uma voz interior que...    
       
 
 
       
  A Morte da Convicção    
       
  Éramos muito pobres. Minha família estava longe de ser rica e havia muitas coisas além das essenciais que simplesmente vivíamos sem tê-las. A única coisa estranha sobre aquela situação é que nunca soube que tinha crescido pobre até viver em Los Angeles, já adulto ...    
       
 
 
       
  A Morte da Convicção    
       
  Crianças e estudantes precisam de pais, mentores e educadores que possam mostrar-lhes como utilizar as bênçãos da mente liberal para construir o caráter, desenvolver uma personalidade idealista e atingir a grandeza moral    
       
 
 
       
  Shekalim: Educação Pró-Ativa    
       
  A história do meio-shekel nos lembra da bondade essencial de todo indivíduo. A vida está repleta de desafios e situações atrativas que podem nos desviar de nosso autêntico caminho interior. Mas nosso desejo profundamente enraizado é nos conectar com nosso Criador.    
       
 
 
       
  Criando filhos judeus    
       
  Segundo a lei bíblica, uma criança não é obrigada a cumprir mitsvot até atingir a idade adulta. Apesar disso, há uma mitsvá de origem rabínica, conhecida como chinuch, de os pais treinarem seus filhos a cumprir mitsvot e evitar fazer coisas que a Torá proíbe.    
       
 
 
       
  Educação Visual    
       
  Quando a criança fica mais velha, é hora de aprender o alef-bet. Para que a criança possa entender facilmente o formato das letras, costuma-se ilustrá-la com desenhos, Somente desenhos de animais puros devem ser usados. Da mesma forma, desenhos de animais usados para fazer livros e cadernos mais atraente devem ser apenas de animais puros.    
       
 
 
       
  Educando uma Criança com TDAH    
       
  Minha vida não acabou como retratado ou planejado, e isso está ok para mim. Em vez de uma princesa mimada, estou me tornando uma heroína corajosa. Minha filha olha para mim e seus olhos transmitem confiança e admiração.    
       
 
 
       
  Meu Filho É Chamado de Covarde!    
       
  Lembre seu marido de que há um conceito no Judaísmo de “educar um filho de acordo com o jeito dele”. Vocês dois precisam olhar para seu filho e tentar se comunicar com ele numa maneira que ele possa ouvir vocês.    
       
 
 
       
  Nunca, Jamais, Bata No Seu Filho    
       
  Rabino S. Binyomin Ginsberg recebeu sua ordenação da Yeshiva Telshe em Wickliffe, Ohio. E tem sido um educador há 27 anos. Desde 1999 Rabino Ginsberg é reitor da Academia de Torá em Minneapolis, Minnesota. Recebeu seu mestrado em educação na Universidade de Minnesota e em 2000; foi um Líder Senior no Centro para Educadores Profissionais Avançados em Jerusalém; em 2004 frequentou o Summer Institute no Centro de Diretores da Universidade de Harvard.    
       
 
 
       
  Rádio Quebrado    
       
  Chegaram os longos e quentes dias de verão e, para a maior parte das famílias, isso significa viagens de carro, acampamentos e outras maravilhosas atividades que significam passar bastante tempo dentro do carro. É em ocasiões como essas que percebemos todos os itens importantes que os carros atualmente possuem.    
       
 
 
       
  Facebook... A Sua Cara?    
       
  Sua história inspiradora é espalhada com a mesma facildiade pela rede de contatos sociais. Suas boas notícias ou sua ideia inovadora viaja até seus amigos, que por sua vez também têm amigos. Logo a alegria e o entusiasmo iluminam o dia de centenas de pessoas e estimulam muitas mentes criativas. É sua opção como usar o martelo do Facebook.    
       
 
 
       
  Você Já Ouviu a Sua Voz?    
       
  Você tem um gravador à mão? Se tiver, tente ligá-lo às 8 da manhã, às 5 da tarde e às 8 da noite durante alguns dias. Deixe ligado o tempo suficiente para conseguir uma boa amostra de sua voz nessas horas. Como é a sua voz? Musical, harmoniosa e melodiosa?    
       
 
 
       
  Controlando Seu Adolescente    
       
  Infelizmente, nosso sistema educacional com frequência nega a necessidade de significado a um adolescente. Nossas escolas tendem a dizer aos nossos filhos o que eles têm de fazer, mas não por que tem de fazê-lo. Quando recebem uma resposta do tipo :porque eu disse que sim”, eles interpretam que o professor não está interessado naquilo que eles estão sentindo ou naquilo que têm para dizer.    
       
 
 
       
  Água Gotejante: Paternidade Suave    
       
  As crianças não têm de aceitar. Elas não têm de fazer aquilo. Elas nem sequer têm de ouvir. Mas se você continuar dizendo, terminará por penetrar nelas. Talvez não agora – talvez quando tiverem vinte anos. Mas elas ouvirão a sua voz.    
       
 
 
       
       
  Quando os Muros do Gueto Desabaram    
       
  Era uma vez um tempo em que você dizia a uma criança o que fazer, e a criança fazia exatamente como era instruída. A transmissão do Judaísmo e da prática judaica de geração em geração era um processo simples: os pais diziam aos filhos: “É isso o que fazemos e isso é o que não fazemos”, e o filho concordava obedientemente.    
       
 
 
       
  Como Ensinar os Filhos a Não Brigarem    
       
  O problema começa quando seu filho deseja algo que você não quer que ele tenha – um presente, um privilégio ou uma experiência qualquer. A criança pede e você recusa – seja qual for o motivo paterno que você tenha. No entanto, poucas crianças aceitam caladas...    
       
 
 
       
  Problemas na Hora de Dormir    
       
  Você descreve precisar pegar e forçar seus filhos a vestirem seus pijamas Que tal você sair de cena, e os deixar responsáveis pelo próprio comportamento? Em outras palavras, você deveria estabelecer um sistema no qual quem se comportasse de maneira indesejável teria de enfrentar consequências indesejáveis...    
       
 
 
       
  Como Explicar Corrupção aos Filhos    
       
  Como explicamos corrupção, hipocrisia, decepção aos nossos filhos – e toda a dissonância que permeia o mundo adulto? O que devemos dizer aos nossos pequeninos quando eles são expostos, pela primeira vez, a educadores imorais, pais abusivos, corrupção religiosa e as inconsistências básicas que testemunham quando pessoas supostamente boas se comportam de maneira má e quando o sofrimento vem daqueles que deveriam nos amar?    
       
 
 
       
  Como Dizer “NÃO” com um “SIM”    
       
  Os pais podem facilmente dizer “não” 200-300 vezes a uma criança pequena durante um dia. Após uma barragem de “nãos”, uma criança pode se tornar tão imune ao sofrimento que para de escutar. Obviamente, pai ou mãe devem estabelecer limites, mas também é essencial mostrar empatia ao fazê-lo.    
       
 
 
       
  Ciúme na Família    
       
  Sempre que uma criança merecer uma recompensa, assegure que todos os filhos na família se beneficiem.    
       
 
 
       
  Não Suporta “Não” Como Resposta    
       
  Tali é uma garotinha que não consegue aceitar um “não” como resposta. Quando pede um biscoito à mamãe, a resposta tem de ser “sim, aqui está um que acabei de assar para você,” porque se for diferente, Tali tem um ataque.    
       
 
 
       
  Onde Estão os Revolucionários?    
       
  O que diria o homem que nos deu o monoteísmo e adotou uma vida de virtude, justiça e bondade sobre a religião em nossos tempos? Ele seria capaz de reconhecê-la? Como Avraham reagiria se entrasse numa sinagoga moderna? Ele prontamente se juntaria à mesa de diretores ou se tornaria parte de seu corpo docente? E como ele reagiria a uma briga na sinagoga entre seus tetra-tetra-tetranetos?    
       
 
 
       
  Seus filhos acreditam em você    
       
  Quando eu era criança e alguém me dizia: “Você é muito esperto,” eu fazia de tudo para provar que ele estava certo.    
       
 
 
       
  Você tem um lado sombrio?    
       
  Há uma voz lá dentro que me diz para ser correto, moral e bem comportado. Este é o meu impulso de ser bom, chamado yetser tov. Porém eu também tenho um lado errado e rebelde, uma voz interior que tenta me convencer a fazer o que é errado, prejudicial e egoísta, conhecida como yetser hará.    
       
 
 
       
  Descobrindo a Cura    
       
  A primeira visita de Dr. David Lazerson a sala de estudos de uma yeshivá deu-lhe uma percepção revolucionária que ampliou sua carreira como educador inovativo. “Eu não podia acreditar que aquela era uma sala de estudos! Silêncio? Não perturbe? ...Em vez de ouvirem passivamente, os chavrutas (parceiros de estudo) brigavam com o texto, debatiam e trocavam ideias. “Ninguém dorme nessas aulas,” notou ele.    
       
 
 
       
  Crianças Mal-Humoradas    
       
  Quando os pais levam a criança a um médico em busca de ajuda para o mau humor, a maioria das crianças se sente grata e aliviada. Em vez de serem vistas como “más”, estão sendo reconhecidas como vítimas de algo que não podem controlar. Isso, por si mesmo, ajuda a curar.    
       
 
 
       
  Todo mundo pode vencer    
       
  O processo de uma solução “todos saem ganhando” aplicado no relacionamento com os filhos faz com que a criança seja motivada a honrar voluntariamente a decisão da qual participou e ainda motiva sua criatividade e flexibilidade.    
       
 
 
       
  Por Que os Filhos Rejeitam os Pais    
       
  Quando a fé é sobre dogma e não sobre profundidade, quando a paixão é substituída pela obrigação, o amor pelo hábito, os valores que consideramos tão importantes podem ser percebidos como instrumentos de opressão. Em sua desesperada busca pela liberdadel às vezes não damos aos nossos filhos opção exceto dizer adeus a tudo aquilo que tentamos ensinar-lhes.    
       
 
 
       
  O Desafio Adolescente    
       
  Você tem sua ira sob controle? Seus adolescentes insistirão e insistirão até você explodir em reação. Você pensa que descobriu a chave para eliminar a rivalidade entre irmãos? Você jamais viu três meninas adolescentes e um único secador de cabelos!    
       
 
 
       
  Os 12 Pessukim (passagens) da Torá    
       
  Um pai positivo é aquele que sabe que não é perfeito, mas se valoriza, e está sempre tentando crescer e melhorar.    
       
 
 
       
  Doze Maneiras de Aumentar a Auto-Estima de Seu Filho    
       
  Um pai positivo é aquele que sabe que não é perfeito, mas se valoriza, e está sempre tentando crescer e melhorar.    
       
 
 
       
  Socorro! Meu Filho Odeia a Escola    
       
  Lar e escola precisam se comunicar freqüentemente e trocar notas sobre o procedimento de Danny, e partilhar seu entendimento de como as coisas estão progredindo com ele. Isso se aplica tanto a um Danny de oito anos como ao Danny de dezoito. Obviamente a discussão varia com a idade, mas o estilo daquilo que precisa ser feito é o mesmo.    
       
 
 
       
  Deixando de Lado o "Deixa Pra Lá"    
       
  Para mim, nada encerra tanto o espírito dos tempos como esse onipresente "Deixa pra lá". Somos uma Geração "Deixa Pra Lá" que vive pelo lema do "Viva e deixe viver"; nosso primeiro mandamento é "Terás a mente aberta para a moral das outras pessoas", ou de forma alternativa, do seu desejo de ser deficiente no aspecto moral. Nossa mente aberta é louvada como tolerante, mas para mim o mais apropriado é apatia.    
       
 
 
       
  Incrível Adolescência    
       
  Durante a transição da adolescência o jovem é vulnerável às influências internas e externas: sociais, éticas, morais, etc. e é de grande valor o vínculo com o próprio lar, o que evita maiores riscos, além de favorecer a segurança emocional.    
       
 
 
       
  Seu filho, sua Árvore    
       
  Educar um filho é semelhante a cultivar uma árvore. Em ambos os casos, o objetivo é fornecer-lhe aquilo que precisam para incentivar o potencial que possuem.    
       
 
 
       
  Ter razão ou ser feliz    
       
  Adultos, quando entram numa briga – especialmente em família – podem ficar sem se falar durante vinte anos. Às vezes esquecem o motivo original para a briga. A razão para esta diferença é que as crianças preferem ser felizes do que ter razão, e seu instinto natural lhes diz que serão mais felizes se perdoarem e esquecerem.    
       
 
 
       
  Janela do Meu Filho    
       
  Em nosso desejo de ajudar os nossos filhos, com freqüência nos sentimos inclinados a partilhar este conhecimento com eles, dar-lhes conselho, ou simplesmente dizer a ele o que achamos que pode ser útil.    
       
 
 
       
  Excesso de Coisas Boas?    
       
  Permitir que um filho receba tudo que quiser com o simples estalar de um dedo não é prepará-lo para lidar com os desafios que a vida lhe trará. A vida real se desenvolve de tal maneira que somente quando empregamos nosso trabalho nas estações de plantio e arado receberemos uma colheita abundante.    
       
 
 
       
  Ouça seus filhos!: 4 Regras    
       
  "Não entendo" – queixou-se um pai para mim – "por que meu filho de quinze anos não se abre comigo e nada me conta a respeito de sua vida. Sempre que encontro tempo para sentar-me com ele e perguntar o que está acontecendo, tudo que recebo é ‘sim’, ‘não’ ou então ‘ããhnn…’ Como posso criar um relacionamento entre pai e filho, em que ele queira partilhar comigo suas experiências pessoais?"    
       
 
 
       
  No Playground    
       
  Aquela hora passada no playground é talvez a última oportunidade que eles têm, como educadores, de conhecer realmente os seus alunos. Na sala de aula, as crianças são direcionadas por um adulto quanto ao que fazer ou não, o que aprender e como aprender. Somente no playground pode-se ver a criança dando vida ao sonho de ser piloto, um outro grupo brincando de juiz e júri.    
       
 
 
       
  Professores: nossos super-heróis    
       
  A Lei Judaica contém uma extraordinária provisão. Nos tempos antigos, havia locais separados como cidades de refúgio, para as pessoas que precisavam de proteção. E os rabinos decretavam que, se um aluno tivesse de ir para lá, o professor tinha de ir com ele. Por quê? Porque, nas palavras deles, a vida sem um professor simplesmente não é vida.    
       
 
 
       
  Cumpra sua Palavra    
       
  Sem confiança, acordos e promessas nada significam. Se não cumprimos nossa palavra, nossos filhos jamais saberão o que esperar de nós. Eles ficarão tristes, desapontados e ansiosos, porque não sabem quando podem acreditar em nós ou não…Quando cumprimos nossa palavra, nossos filhos relaxam, sabem que estamos dizendo a verdade e que faremos o melhor possível. Eles têm fé em nós. E a fé lhes permite relaxar, ter paciência e autocontrole.    
       
 
 
       
  Dois mais dois são cinco    
       
  Olhe dentro dos olhos dele. Embora os números não possam mudar, a sua maneira de ensinar poderia. Embora as respostas dele possam estar erradas, você verá que o coração dele não é. Embora demore para ele aprender, você verá o quanto ele se esforça. E quando lhe der uma nota – faça-o de tal maneira que somente os números sejam julgados, não o menino.    
       
 
 
       
  Moldando a vida    
       
  A formação do caráter de uma criança deve ter prioridade sobre sua educação acadêmica. Todos os esforços educativos são basicamente inúteis, a menos que sejam construídos sobre uma sólida fundação de bom caráter – O Rebe"    
       
 
 
       
  Disciplina na educação    
       
  Não é fácil manter a disciplina. Há um caso de um professor americano que passou um ano tentando ensinar o Livro de Yehoshua a uma classe indisciplinada. Ele decidiu fazer o exame do final de ano mais fácil, portanto perguntou: "Quem destruiu as muralhas de Jericó?" Do fundo da classe um garoto respondeu: "Por favor, professor, acredite: não fui eu."    
       
 
 
       
  De volta às aulas!    
       
  As crianças, também, às vezes podem achar difícil ir para a escola. Procuram qualquer desculpa que exista na face da terra. Se não estivermos preparados para isso, podemos nos ver às voltas com uma experiência desagradável.    
       
 
 
       
  Entre o amor e a disciplina    
       
  O princípio básico de lutar por um equilíbrio entre disciplina e amor é universal, e aplica-se em todas as situações, com pequenas adaptações a cada uma.    
       
 
 
       
  Três dicas para os pais    
       
  Quando um filho vê o respeito e o amor que um dos pais tem pelo outro – quando ouve coisas do tipo: "Vamos comprar flores para a Mamãe" ou então "Vamos todos esperar para jantamos juntos quando Papai chegar em casa" – isso dá à criança um inacreditável senso de segurança, sabendo que as duas pessoas mais importantes em sua vida estão em harmonia mútua.    
       
 
 
       
  Matrículas abertas    
       
  Já pensou em que escola colocar seus filhos?
Que tipo de educação deseja dar?
   
       
 
 
       
  Mantenha o Controle    
       
  Um filho deseja que os pais estejam no controle. Isso lhes proporciona um senso de segurança. Querem que os pais lhes dêem instruções e orientação, e que os repreendam sempre que necessário.    
       
 
 
       
  Perfeição    
       
  Não somos treinados para ser mãe, esposa, marido, etc. O fato de darmos à luz nossos filhos não faz de nós uma mãe profissional, assim como comprar um violino não nos transforma em um violinista. É a prática constante no decorrer dos anos que nos torna melhores mães e uma pessoa melhor à medida que prosseguimos em nosso caminho.    
       
 
 
       
  Socorro! Meus filhos estão brigando!    
       
  Duas crianças aos prantos chegam para os pais apontando dedos uma para a outra, e dizendo coisas desse tipo: "Foi ele" ou "Ela quem começou!" ou ainda "Ela tirou o brinquedo de mim primeiro." É fácil para um pai cair na armadilha de tentar diferenciar o inocente do culpado.    
       
 
 
       
  Ensinando responsabilidade aos nossos filhos    
       
  Eu disse à mãe que a menos que ela sofra de um problema de fala e portanto seja incapaz de dar um telefonema, se ela pedir a uma criança para fazer uma chamada que evidentemente é sua, o que ela está ensinando é como transferir responsabilidades.    
       
 
 
       
  Reuniões de Pais e Mestres    
       
  Minha filha falou-me recentemente sobre a diferença entre "educar" e "ensinar". Perguntei a ela qual era a diferença, em sua opinião, e ela disse: Um professor está interessado naquilo que está ensinando; um educador está interessado nos alunos.    
       
 
 
       
  Uma chance de crescer    
       
  Peça pouco às nossas crianças e elas continuarão pequenas – não fisicamente, mas ética e espiritualmente. Peça muito e elas o surpreenderão pela capacidade de dar e aceitar responsabilidade.    
       
 
 
       
  O equilíbrio    
       
  Não importa quão experiente e instruído seja um professor, não pode desempenhar o papel de testemunha, promotor e juiz ao mesmo tempo. Um juiz que esteja envolvido de alguma forma obviamente não é a pessoa certa para julgar um caso.    
       
 
 
       
  Respeito aos pais    
       
  Um avô me disse: "Escrevi para meu neto uma carta dizendo que a maneira de ele se comportar para comigo é inaceitável. Meu filho ficou contrariado, dizendo: ‘Como ousa falar assim com ele?’ Em vez de resolver o problema com meu neto, criei um novo, com meu filho."    
       
 
 
       
  Agora ou depois?    
       
  Podemos optar por passar o tempo com nossos filhos quando são pequenos, quando temos a chance de incutir neles traços e atitudes positivas que lhes serão úteis na vida adulta. Ou podemos escolher passar o tempo mais tarde na vida deles – arrancando-os de problemas e confusões em que podem se meter quando ficarem mais velhos.    
       
 
 
       
  Técnica de Vendas    
       
  Nosso trabalho como pais é vender nossos filhos a eles mesmos. O primeiro ponto de referência para a auto-estima de uma criança – ou a falta dela – vem daquilo que a criança acredita que os pais pensam a seu respeito.    
       
 
 
       
  Faça seu filho falar    
       
  Como pais, devemos tentar construir a confiança em nossos filhos, para que eles desejem compartilhar conosco sua experiências mais íntimas. Se não se sentirem à vontade para dividi-las conosco, procurarão outras pessoas para fazê-lo.    
       
 
 
       
  De volta ao futuro!    
       
  Quando ocorrem injustiças no planeta você verá que estamos na linha de frente para contestar e ajudar. Está em nossa alma este ímpeto de combater o que é injusto, em ficar ao lado de causas humanitárias.    
       
 
 
       
  Quem é responsável?    
       
  Claro que ninguém gosta de ser incriminado pelo que não fez. Mas, na realidade, nós judeus somos responsáveis uns pelos outros. Esta é uma lei antiga há muito aceita, e que, como todas as outras sagradas leis da Torá, ainda é válida e o será sempre, porque a Torá é Divina.    
       
 
 
       
  A Dieta de Sete Dias    
       
  Expliquei ao pai preocupado que aquilo que ele está fazendo não é educação, mas sim crítica destrutiva, que cria uma distância entre ele e o filho. Alguns adolescentes saem do aposento ou da casa quando seus pais estão ali, para evitar críticas. Estabeleceu-se que falar com os pais é igual a crítica, o que significa maus sentimentos. E faz parte de nossos instintos naturais afastar-se daquilo que nos magoa.    
       
 
 
         
 

Educação judaica: Opção ou obrigação?

   
       
  Por milhares de anos, nós judeus seguimos um sistema educacional universal com inigualável disposição, por meio de programas motivadores. Nosso garotinho apanha e beija o Sidur e o Chumash tão logo é capaz de segurá-los. Ele alegra-se quando é levantado para beijar a mezuzá, ou corre para beijar o Sêfer Torá na sinagoga. Canta enquanto observa as velas de Shabat brilhando em seu lar. Guarda estas imagens para sempre e que vão bem além do reflexo em suas retinas.    
       
 
 
         
  A Diferença entre Raiva e Ódio    
       
  Os filhos são especialistas em nos fazer sentir culpados. Quando não conseguem aquilo que querem, dizem: "Você não me ama." Como pais, damos o melhor aos nossos filhos, para que se sintam amados e retribuam este amor.    
       
 
 
         
  Lição de casa    
       
  Como pais ocupados do século 21, tendo um excesso de coisas a cumprir, podemos preferir empurrar o problema para depois. "De agora em diante, comece a fazer a lição de casa." Ou "Não se preocupe, no próximo ano você terá uma professora mais camarada". Ou ainda "Faça a tarefa, ou então... "    
       
 
 
         
 

Como ver seu filho de maneira mais significativa

   
       
  Quando foi a última que você teve uma conversa franca com uma pessoa mais jovem sobre os verdadeiros aspectos da vida? Uma conversa sobre nosso lugar neste mundo e o que devemos fazer com nossa vida. Uma conversa que falasse honestamente sobre o sofrimento e sobre as falhas. Devemos todos nos sentar calmamente com nossa família, com nossos jovens, e falar francamente sobre a vida e nossas aspirações.    
       
 
 
         
  Controle da Ira    
       
  Uma maneira de sair de um estado de fúria é realizar uma ação física com nosso corpo, que seja totalmente oposta a nossos sentimentos emocionais naquela hora.    
       
 
 
         
  Nós mentimos aos nossos filhos?    
       
 

Acostumamos nosso filho pequeno a receber uma barra de chocolate ao usar corretamente o toilete. Prometemos a outro que lhe compraremos a sonhada bicicleta se trouxer boas notas no boletim ou ainda, ameaçamos suspender a mesada do maior que não quer arrumar seu próprio quarto. Estamos tentando dizer a nossos filhos que o motivo para usar o toilete é ganhar barras de chocolate, que a razão para aprender é um sonho cromado e plástico de duas rodas e que a ordem e o asseio são meios de ganhar algum dinheiro. Educamos ou mentimos aos nossos filhos?

   
       
 
 
         
  Faça as coisas a seu modo    
       
  Certa mãe perguntou-me recentemente: "Se eu disser 'não' a meu filho por algo que ele queria e depois mudar de idéia, isso poderia parecer uma fraqueza de minha parte?"    
       
 
 
         
  Conquiste o respeito de seu filho    
       
 

O diretor de uma empresa disse certa vez aos funcionários: "As demissões continuarão, a menos que o moral se eleve."

É fácil perceber o quanto esta declaração é absurda. É um pouco mais difícil entender o que está errado quando um pai grita com seu filho: "Por que você não me respeita?"

   
       
 
 
         
  Pressurização da cabine    
       
  Você já notou que, ao descrever os procedimentos de segurança em uma aeronave antes de decolar, falam sobre as máscaras que caem em caso de emergência, e dizem que você deve primeiro ajustar sua própria máscara antes de colocar a de seu filho? Sempre me perguntei o porquê disso.    
       
 
 
         
  Oooh e Aaah    
       
 

Ouvi contar certa vez sobre um pai que levou o filho à praia numa manhã fria a fim de ensinar-lhe uma lição que o menino jamais esqueceria.

"Se deseja ter uma vida bem sucedida," explicou o pai, "deve assegurar-se de que o som do "oooh" venha antes do "aaah".

   
       
 
 
         
  Assumir a culpa pode ser saudável    
       
 

"A mulher que Tu me deste para ficar comigo," disse Adão, " deu-me o fruto da árvore e eu comi." D'us então aproxima-se de Eva e pergunta: "O que é isto, o que fizeste?" Eva responde: "A serpente enganou-me e eu comi." Quando D'us chega à serpente, esta não tinha perna para ficar de pé.

Sendo descendentes diretos de Adão e Eva, talvez alguns de nós tenham herdado esta fraqueza humana - procurar outros nos quais jogar a culpa quando os erros acontecem.

   
       
 
 
         
  Qual é o lema de sua família?    
       
  É assim que funciona: A família inteira se reúne para decidir qual será seu lema. Uma vez adotado, é escrito e colocado onde todos os membros da família possam vê-lo. Pode ser revisado e alterado com o passar do tempo.    
       
 
 
         
  Bom e doce    
       
  Expliquei que na tradição judaica, antes de Rosh Hashaná, desejamos uns aos outros "um ano bom e doce." Por que a dupla expressão? Porque acreditamos que tudo aquilo que D'us nos dá é bom. Mas há duas formas de "bom" - doce e amargo.    
       
 
 
         
  A torre de controle    
       
  Você educa seus filhos como seus pais fizeram com você? Ou faz exatamente o oposto da maneira deles? Lembro-me da história de uma garotinha que é muito desobediente com a mãe. Esta lhe diz: "Como castigo, sua filha será muito desobediente com você." Ao que a menina responde: "Se seguirmos esta lógica, posso imaginar o quanto você desobedeceu sua mãe."    
       
 
 
         
  Uma paixão pelo possível    
       
 

"Paulinho, o que deseja ser quando crescer?
"Possível" - replicou Paulinho
"Possível?" - perguntou a professora.
"Sim" - disse o menino. "Minha mãe está sempre dizendo que eu sou impossível. Então, quando crescer, quero ser possível."

   
       
 
 
     
 
  Um tempo para ficar em silêncio    
       
 

"Enquanto você viver sob meu teto terá de comportar-se da maneira que eu quiser." Esta declaração passa ao filho a mensagem de que é um visitante temporário na vida dos pais. Mais isso não é assim, mesmo se quiséssemos que fosse. Ouviu-se uma mulher de 70 anos dizer a uma amiga "Meu filho de 45 anos gasta R$ 200,00 por semana em minha honra... Ele gasta esta quantia com um psiquiatra, falando a meu respeito."

   
       
 
 
         
  O que diz a lei judaica sobre a pena de morte?    
       
  Rabi Elazar ben Azaryá declarava que um tribunal que pronuncia uma sentença de morte a cada setenta anos é um tribunal assassino. Enquanto a Torá nos dá uma lista de crimes capitais, o Talmud (Lei Oral) estabelece os requisitos necessários para se provar a culpa. Mas antes que a culpa possa ser estabelecida e uma execução levada a cabo, numerosos requerimentos legais devem ser satisfeitos, o que torna a pena de morte praticamente impossível de ser aplicada.    
       
 
 
         
  O enfoque positivo na educação    
       
  A difícil arte de educar filhos possui muitas técnicas de como fazê-los ir para a cama, parar de brigar, prepararem-se para sair, fazer seus deveres ou ajudar nos afazeres domésticos. Mas a mais árdua tarefa é como fazer os pais parar de criticar continuamente.    
       
top