Ciúme na Família  
índice
 
Por Sara Chana Radcliffe
 

É perfeitamente normal que as crianças tenham ciúme de seus irmãos, mas não é agradável pra ninguém quando os sentimentos de ciúme persistem. Na verdade, a Torá diz que o ciúme é uma emoção tóxica que “é a causa da decomposição dos ossos de uma pessoa” (Mishlê 14:30). Obviamente é uma emoção que causa terrível dano. O melhor é ajudarmos nossos filhos a eliminar este traço antes que adquira raízes firmes em suas personalidades. Um instrumento importante para conseguir isto é desenvolver a mentalidade “nós”.

A mentalidade “nós” é uma sensação de unidade, como em “Nós, os Goldman, gostamos de ler no Shabat” ou “Nós, os Silver, gostamos muito de pipoca!” Este “nós” é uma identificação de grupo, uma sensação de que se pertence a um sistema mais amplo. É uma extensão do “Eu” numa unidade maior – neste caso, a unidade familiar. Quando um filho tem uma sensação de “nós”, ele ou ela fica menos competitivo e tem mais identificação com os irmãos. “Nós” é uma palavra que inclui, em vez de uma palavra que provoca separação e rixa, portanto é a palavra que desejamos que nossos filhos se sintam mais à vontade com ela.

Embora sempre haja lugar para o “eu”, há também um lugar importante reservado para o “nós”. Os pais podem ajudar seus filhos a desenvolverem esta consciência de grupo usando uma variedade de técnicas:

*Use o sobrenome da família ao chamar seus filhos. Por exemplo, “Quero todos os Bergers aqui em baixo para jantar agora mesmo, por favor!”

*Sempre que uma criança merecer uma recompensa, assegure que todos os filhos na família se beneficiem. Por exemplo, Chani “ficou seca” a noite inteira, portanto todas as crianças ganham leite com chocolate no café da manhã (Isso cultiva uma sensação de “Muito bem, Chani!” entre os irmãos.

*Toda vez que você vir cooperação entre os irmãos (jogando ou brincando amigavelmente, por exemplo), comente sobre a fraternidade (“Uau, que irmãs boazinhas vocês estão hoje!”).

*Em vez de programar o horário familiar para “um só”, crie horários para grupos. Por exemplo, “Está na hora da história para os pequeninos agora”, ou “os grandes precisam de algum tempo a sós” ou “nós os Shiffman faremos um piquenique no próximo domingo.”

Chame todas as crianças abaixo dos cinco anos de “Meus bebês”, como em “Como estão os meus bebês esta manhã?” ou “Que linda tropa de bebês temos aqui.” Isso ajuda os pequeninos e os pré-escolares a ficarem “pequenos por um tempo um pouco maior – até que eles peçam para não serem mais chamados de bebês.

Algumas crianças nascem com “genes mais ciumentos” que outras e consequentemente remover esta característica será um pouco mais difícil. No entanto, mesmo se for preciso mais tempo ou esforço, no fim valerá a pena.

Nenhuma criança gosta de sentir a dor do ciúme. Embora não esteja tudo nas mãos dos pais, tudo que eles puderem fazer para ajudar será benéfico. É mais um passo na direção da paz.

 

 

 
   
top