Quem é responsável?  
índice
   
 

Vocês conhecem a história do garotinho que sempre se sentia culpado, ou pelo que os outros faziam ou por tudo o que acontecia?

Certo dia, seu mestre estava avaliando a classe, de repente perguntou: "Quem deu a Torá a Moshé no Monte Sinai?" Imediatamente o menino se levantou e berrou indignado: "Não fui eu, não fui eu, professor!"

Claro que ninguém gosta de ser incriminado pelo que não fez. Mas, na realidade, nós judeus somos responsáveis uns pelos outros. Esta é uma lei antiga há muito aceita, e que, como todas as outras sagradas leis da Torá, ainda é válida e o será sempre, porque a Torá é Divina.

Outros povos começam agora a perceber que onde não há responsabilidade coletiva, não há segurança.

Quando D’us estava por outorgar a Torá ao nosso povo, Ele nos perguntou: "Qual a garantia que vocês Me darão de que cumprirão o Meu convênio?" Ao que nós Lhe respondemos: "Oferecemos nossos Patriarcas – Avraham, Yitschac e Yaacov, assim como nossos Profetas" – mas eles não foram aceitos como fiança.


"A Torá que Moshê nos ordenou é uma herança da congregação de Yaacov."

Ofertamos então nossas crianças como garantia e imediatamente D’us as aceitou, pois Ele sabia que enquanto elas estudassem a Torá e observassem seus sagrados princípios, o compromisso seria sempre mantido pelo nosso povo.

Para nós judeus, a maioridade religiosa começa aos treze anos para os meninos e aos doze para as meninas – bem mais cedo que para outros povos. Principia nesta data, porém, nunca cessa, e para que as nossas crianças estejam prontas a assumir suas plenas responsabilidades, a sua educação judaica deve ser iniciada antes até de começar a falar.

É por esse motivo que nossos sábios pediram a cada pai judeu para ensinar a seus filhos, assim que começam a balbuciar as sagradas palavras: "A Torá que Moshê nos ordenou é uma herança da congregação de Yaacov."

O verdadeiro sentido desta frase, pronunciada freqüentemente, é a perpetuação da nossa herança nacional, significando que os atos de cada indivíduo têm um efeito direto não somente sobre o nosso próprio bem-estar, mas também sobre o de nossos irmãos em todos os lugares do mundo.

 

 

   
   
top