Rádio Quebrado

 
índice
 
Por Nechemia Schusterman
 

Chegaram os longos e quentes dias de verão e, para a maior parte das famílias, isso significa viagens de carro, acampamentos e outras maravilhosas atividades que significam passar bastante tempo dentro do carro. É em ocasiões como essas que percebemos todos os itens importantes que os carros atualmente possuem.

O mais importante é o ar condicionado. Se não estiver funcionando, você pode até cancelar a viagem. No entanto há outras coisas que poderíamos notar nesses dias, e que durante as outras estações parecem menos importantes. Estou me referindo ao sistema de som e rádio do carro. As longas distâncias exigem música suave para fazer as crianças dormir, e as curtas distâncias do acampamento para casa pedem música agitada para manter as crianças acordadas.

Quis o destino que nosso sistema estéreo quebrasse na semana passada, e infelizmente dessa vez o conserto não foi rápido. Anton, nosso mecânico de confiança, mudou os fusíveis algumas vezes mas o aparelho continuava falhando. Aparentemente havia um curto no sistema e a única maneira de resolver o problema seria deixar o carro na oficina durante um dia inteiro.

Em outras oportunidades, isso não seria um problema, mas devido aos muitos compromissos do verão é difícil encontrar um dia em que não precisemos do carro. Portanto, o rádio ainda está esperando. O mais impressionante que descobrimos, porém, é que na verdade existe vida dentro de um carro sem um sistema estéreo. Aprendemos que há outra coisa que podemos fazer no carro; conversar uns com os outros.

Agora, no caminho para o acampamento, conversamos sobre as esperanças e sonhos do dia, e chegamos até a abordar assuntos da vida, como o que meu filho de cinco anos vai ser quando crescer. Numa recente viagem à casa de meus sogros (cinco horas de carro) conversamos sobre muitas coisas da escola, amigos, notas escolares e planos para a vida. Quando as crianças finalmente dormiram, minha mulher e eu conversamos sobre nossos filhos, vida, família, amigos, esperanças e planos para o futuro, e muitas outras conversas maravilhosas.

É incrível como um aparelho notável como o estéreo do carro possa na verdade se tornar uma séria distração das coisas mais importantes da sua vida; sua esposa, filhos, família. É impressionante como se pode estar “com” as pessoas mas não “estar” com elas. Percebi quanto tempo passo com meus filhos, mas que somente uma pequena parte desse tempo tem valor. Conversar, trocar idéias, comunicar-se, são coisas que exigem esforço e intenção e não acontecem por si mesmas. O tempo junto de alguém somente conta se você realmente passá-lo conectado, criando verdadeiras lembranças.

Queremos que nossos filhos se lembrem da paisagem do lado de fora das janelas enquanto viajam de carro? Ou queremos que eles se lembrem do tempo que passaram com os pais e as conversas que tiveram, palavras trocadas entre pais e filhos, marido e mulher, e o verdadeiro vinculo que eles sentiram?

No Judaísmo, há uma recompensa colocada sobre as palavras. “Bendito seja Aquele que ‘disse’ e o mundo veio a existir,” recitamos em nossas preces diárias. O discurso tem alto valor. É a ferramenta que D’us escolheu para utilizar em Sua criação do nosso mundo. Ele poderia tê-lo feito de qualquer outra maneira, mas a palavra foi Sua escolha.

Nossos Sábios nos ensinam que com nosso discurso nós, também, podemos criar e destruir. Imagine como um comentário positivo que fazemos a alguém pode fazer (criar) seu dia e com um comentário negativo podemos quebrar (destruir) seu dia.

Nossas palavras ou com freqüência a falta de palavras tem um impacto imenso e de longo alcance. Desligue as distrações da vida e diminua o ritmo pelo tempo suficiente para concentrar-se em seus relacionamentos mais valiosos.

Faz um mês agora e finalmente o rádio foi consertado, aparentemente o problema foi que meu filho de três anos enfiou uma moeda dentro do CD player e provocou um curto-circuito no sistema. Talvez ele estivesse tentando “dizer” alguma coisa para mim e eu não estava ouvindo…

       
   
top