Como Explicar Corrupção aos Filhos  
índice
 
Por Simon Jacobson
 

Como explicamos corrupção, hipocrisia, decepção aos nossos filhos – e toda a dissonância que permeia o mundo adulto? O que devemos dizer aos nossos pequeninos quando eles são expostos, pela primeira vez, a educadores imorais, pais abusivos, corrupção religiosa e as inconsistências básicas que testemunham quando pessoas supostamente boas se comportam de maneira má e quando o sofrimento vem daqueles que deveriam nos amar?

Várias escolas de pensamento sugerem abordagens diferentes.

A maioria concorda que não há necessidade de tocar no assunto com as crianças até que elas o façam. Existem, porém, aqueles que sugerem que devemos abordar isto antes que as crianças tenham de enfrentar o dilema.

Alguns argumentam que deveríamos simplesmente contar a verdade: vivemos num mundo cruel e hostil, repleto de pessoas egoístas, e os seres humanos são de natureza dupla. Segundo essa abordagem, as crianças são simplesmente ingênuas, e quando chega a hora de crescer – quando experimentam pela primeira vez uma mentira – chegou a hora de dar-lhes as “boas-vindas” à espúria comunidade adulta de mentirosos e hipócritas.

“Mentiras que meu pai me contou” foi um filme popular que captou a atitude comum de adultos mentindo para seus filhos.

Dentro dessa aboadagem, existem aqueles que chegam ao ponto de dizer que quanto antes despertarmos as crianças para as duras “realidades” da vida, melhor. Que elas não vivam iludidas sobre a capacidade humana de prejudicar umas às outras.

No outro extremo estão aqueles que sugerem que deveríamos simplesmente ignorar o assunto e evitar responder às perguntas das crianças e aumentar sua confusão. “De que adianta falar-lhes sobre a falsidade do mundo,” diz o argumento, “quando elas aprenderão sobre isso por si mesmas?” Deixe que as crianças descubram pelas próprias experiências as contradições da vida, e que se adaptem da melhor maneira possível.

Alguns defendem a posição de que devemos… mentir aos nossos filhos sobre os mentirosos do mundo. Por mais irônico que possa parecer, esta filosofia (se é que se pode chamar assim) declara que quando os filhos nos fazem perguntas sobre religiosos falsos ou professores corruptos, devemos minimizar o assunto dizendo-lhes que em toda comunidade existem algumas “maçãs podres”, e que não devemos estigmatizar a comunidade inteira. Devemos enfraquecer o golpe aos sistemas de nossos filhos e diminuir seu desapontamento minimizando o problema.

Como você pode imaginar, estou longe de aceitar qualquer uma dessas três táticas. A abordagem da Torá – que tentarei transmitir– rejeita todas essas três perspectivas.

Mentir aos nossos filhos, mesmo querendo protegê-los, não é uma opção sadia. Obviamente, não temos de seguir em frente e dizer a eles a verdade nua e crua sobre toda tragédia na vida; porém omitir informações até que a pessoa esteja suficientemente madura para assimilá-la é bem diferente de enganar por completo.

Por outro lado, dizer cegamente aos nossos filhos sobre a crueldade e a duplicidade das pessoas pode ser assustador, e não necessariamente as prepara para lidar com este dilema. Existe algum benefício em destruir a visão idealista das crianças explicando que todos os seres humanos são egoístas e advertindo-as a ficarem sempre em guarda? Um forte argumento pode ser que este “realismo” na verdade é bastante prejudicial ao desenvolvimento humano. Sem idealismo, sem a capacidade de sonhar e aspirar, sem esperança, sem encantamento e abandono, que tipo de pessoas seríamos?

Nossas maiores conquistas vêm de nossa pureza infantil, da virtude e da inocência. Quando aliadas ao amadurecimento e experiência adultas, a combinação de maturidade e vulnerabilidade, de sabedoria e fascinação, é uma das forças mais potentes na vida. Todas as realizações e revoluções mais poderosas vieram de pessoas que não sucumbiram ao status quo, que não aceitaram que tudo é corruptível, que acreditaram nos outros e em si mesmas.

É isso que queremos tirar de nossos filhos, sobrecarregando-os com o medo e a hesitação que vêm de saber que todos os nossos heróis são trapaceiros, e que todas as pessoas que respeitamos terminarão por nos desapontar?

Um amigo meu contou-me orgulhoso recentemente como finalmente disse ao filho que jamais deveria confiar em alguém. “Sempre esperei pelo dia de poder partilhar essa verdade com meu filho,” disse ele, “agora ele jamais será magoado e desapontado devido a falsas espectativas.” Sabendo como meu amigo fora magoado por pessoas em quem confiava, sua atitude foi compreensível. Porém ele estava totalmente errado. E eu disse isso a ele. Ele estava errado, porque por mais que você tenha sido magoado pelas pessoas em quem confiou, é ainda mais doloroso jamais se dar a chance de encontrar alguém em quem possa confiar.

Onde haverá lugar para o amor, para o verdadeiro amor, se tudo que aprendemos é que todas as pessoas são desleais – seja na realidade ou em potencial – e que portanto devemos sempre estar na defensiva e manter “a porta aberta” caso precisemos fugir?!

Portanto a primeira e a última opções são inaceitáveis. O mesmo ocorre com a opção do meio, de simplesmente ignorar e evitar o assunto. Que benefício trazemos ao não responder às preocupações de nossos filhos? É melhor que eles encontrem as respostas nas ruas, na TV ou em locais que preferimos nem mencionar?

Qual é o papel dos pais e educadores, se não o de abordar os conflitos de uma criança que está crescendo e enfrentando os paradoxos da vida – com o supremo paradoxo de pessoas boas se comportando mal, e o conflito de preservar a própria integridade no meio daqueles que não o fazem, de ser uma pessoa do bem entre vizinhos egoístas?

Existe uma pergunta mais importante a ser respondida que aquela surgindo da inocência que colide com falsidade, da honestidade confrontando a mentira, da integridade que se encontra com a duplicidade?

Antes de falarmos sobre a abordagem da Torá, uma introdução vital se faz necessária. É sobre a própria natureza dos seres humanos.

Se nós humanos somos realmente “brutos” egoístas de coração que meramente se desenvolveram em criaturas inteligentes, então quando se leva isto à conclusão lógica, as pessoas farão tudo que for necessário; enganar, mentir, trair, para conseguir aquilo que desejam.

Esta, na essência, é a teoria contemporânea prevalecente sobre a personalidade humana – algo que devemos chamar de “modelo Darwiniano-Freudiano”. A regra principal que impulsiona todas as criaturas, incluindo as humanas, é a “sobrevivência do mais apto”. O “id” é a força egoísta inerente dentro de cada um de nós, a fonte primitiva, inconsciente, de satisfazer todas as necessidades básicas e sentimentos do ser humano. Existe apenas uma regra: O “Princípio do prazer” – eu quero aquilo e quero agora. O id deseja tudo que parece bom no momento, sem considerar a realidade da situação ou o bem dos outros. Apesar disso, desenvolvemos o “ego” racional e o “super-ego”, que se impõe sobre o id desenfreado. O trabalho do ego é conseguir os prazeres do id, mas ser razoável e ter em mente as consequências a longo prazo. Nas palavras de Freud: a personalidade humana é “… basicamente um campo de batalha. É um porão escuro no qual uma solteirona bem alimentada (o superego) e um macaco louco por sexo (o id) estão para sempre empenhados num combate mortal, um conflito mediado por um bancário nervoso (o ego).”

Baseados no modelo humano, inevitavelmente temos de enfrentar a deprimente realidade de que todas as pessoas são capazes a qualquer hora de apelar para a duplicidade se isso servir aos próprios interesses. O que fazemos então com crianças pequenas, inocentes, que ainda não têm consciência desse fato “sofisticado”? Nós as vemos como ingênuas e simples, e na melhor das hipóteses, esperamos que não fiquem expostas ao “verdadeiro” segredo da vida – a “verdade” de que as pessoas são simplesmente mentirosas e não merecem confiança…

Bem, fico feliz ao partilhar com vocês que existe “uma outra” abordagem – diametricamente oposta àquela que você acaba de ler. É baseada no modelo humano da Torá, que nos vê fundamentalmente como pessoas criadas à

‘imagem Divina”. Somos, antes de mais nada e acima de tudo, e no fundo, não brutos ou feras, mas almas e espíritos. Porém cada alma foi enviada a um mundo material, vestida num corpo físico, com necessidades corpóreas.

A descida dramática e radical da alma, das alturas sublimes até as profundezas decadentes – algo que por si mesmo é um estudo elaborado na literatura chassídica e cabalística – cria a primeira e mais forte dissonância, que vai tolerar todas as outras formas de dissonância em nossas vidas, desde a forma mais suave até a mais extrema.

Assim, temos duas vozes perpétuas dentro de nós: a voz da alma Divina aspirando a uma vida de virtude, e a voz do corpo egoísta procurando satisfazer suas necessidades; a voz sutil do espírito na busca de significado e propósito mais elevados, e a voz do material, desesperada pela sobrevivência e pelo conforto imediato.

Temos também um conflito eterno: qual das vozes prevalecerá?

Acima de tudo – e este é o fato mais poderoso e fascinante – exatamente essa batalha entre alma e corpo é o propósito de nossa existência. Cada um de nós foi encarregado da missão e recebeu os meios para superar as tentações egoístas e permitir que nossas almas dirijam nossos corpos, em vez do contrário.

E esta é nossa suprema resposta à dissonância – em todas as suas formas e configurações: recebemos duplicidade em nossa existência a fim de a superarmos, e transformá-la numa força visando à unidade.

Baseados neste modelo humano, como olhamos para nossos filhos inocentes? Como vastos reservatórios de verdade! De todas as pessoas nesta terra as crianças, como criaturas puras e vulneráveis que são, ainda retêm e encerram a secreta “verdade” da existência: abaixo da superfície dissonante, desonesta, está uma profunda unidade e integridade, esperando para ser libertada.

Uma alma pura manifestada num corpo egoísta é o conflito e propósito de nossas vidas. Armados com essa atitude, temos uma reação mais poderosa – podemo dizer eloquente, devido às circunstâncias? resposta às perguntas de nossos filhos sobre corrupção e falsidade em todas as suas manifestações.

Quando chegar o dia em que nossos filhos tiverem idade suficiente para se sentirem confusos com a dissonância que nos cerca, e nos abordarem com perguntas, aqui estão algumas palavras que podemos oferecer. Talvez seja melhor escrevê-la em forma de carta:

Meu Querido Filho,

Como sua alma é pura e delicada, quero partilhar com você uma importante – talvez a mais importante – coisa que você jamais ouvirá em sua vida; talvez seja um pouco dolorosa, mas acima de tudo é fortalecedora.

D'us enviou você e eu, e todos neste mundo, para cá, para um mundo não tão bom assim. Um universo onde a presença de D'us está oculta, e o plano de D'us para nós não é visto facilmente. Nesta espécie de mundo, não é difícil para as pessoas se afastar daquilo que foram encarregadas de fazer. Em vez de buscar a virtude e a bondade, às vezes podemos ser distraídos pelas próprias necessidades e interesses. Em vez de seguir o “manual do fabricante” para a vida que D'us nos deu, podemos nos ocupar com outras atrações diversas.

Mas por favor, saiba, meu querido filho, isso é exatamente o que D'us pretendia. Ele nos deu um desafio. Seguiremos os desejos de nosso coração e satisfaremos nossas necessidades imediatas, ou enxergaremos através do ocultamento e viveremos de acordo com nosso verdadeiro ser? Seremos enganados e seduzidos pelas trevas, ou traremos luz e calor? Vamos ignorar todos ao nosso redor, ou trabalharemos para inspirar todos que encontrarmos?

D'us nos confiou Seu mundo. E nos deu essa escolha. Todo momento de nossas vidas seremos confrontados com essa opção. Quando crianças, o conflito pode tomar a forma de como partilhamos ou não partilhamos com nossos amigos. Como adultos, o conflito assume outras formas.

Infelizmente, as pessoas sucumbem aos seus instintos mais básicos e fazem coisas que não são consistentes com suas almas. Às vezes elas podem até saber que estão fazendo coisas que são inconsistentes com seus próprios valores. Todos nós temos uma inclinação egoísta; nenhum de nós está imune a essas inconsistências.

Mas saiba sempre que apenas porque outros caíram, não temos de cair também. Lembre-se sempre que você tem o poder de elevar-se à ocasião e corresponder às aspirações mais elevadas de sua alma. E você também possui a capacidade também de levantar outros que possam ter caído.

Sendo criança, você tem algo para dar a nós adultos, algo que precisamos desesperadamente; esperança. Você nos dá confiança, beleza, inocência – e por nossa vez damos a você amor e alimento, força e poder para usar sua pureza para conquistar o mundo com espírito e alma.

Com amor.


“Os corações dos pais retornarão através de seus filhos,” nos diz o Profeta. Mas nós adultos e pais temos de permitir a entrada de nossos filhos. Isto também se refere à “criança interior” dentro de cada um de nós. Jamais permita que ela seja extinta.

 

 

 
   
top