Meu Filho É Chamado de Covarde!

 
índice
 
Por Beryl Tritel
 

Pergunta:
Nosso filho de dez anos é um menino muito sensível. Meu marido não é uma pessoa abertamente sensível. Tem pouca paciência com a natureza gentil de nosso filho; na verdade, chama-o de covarde. Sim, ele se aborrece facilmente! Se alguém falar com ele da maneira errada, se olhar para ele da maneira errada, ele se aborrece. Isso pode significar uma gama de coisas diferentes: pode começar a chorar, abandona o jogo que está jogando, deixa de falar com os amigos ou as três coisas ao mesmo tempo. O pai acha isso frustrante e desagradável. Acha que sendo homem, ele tem de ser forte, que há um mundo difícil lá fora, e ele precisa estar pronto para enfrentá-lo. Na família de meu marido, os homens sempre foram fortes, e é isso que ele espera do filho também. Gosto da natureza sensível de meu filho, embora às vezes seja um pouco demais. Já tentamos ignorar isso e já tentamos castigá-lo, mas nada funcionou. O que posso fazer para ajudá-lo?

Resposta:
Deve ser difícil para você como mãe ver tanto desacordo entre seu marido e seu filho. Seu marido se sente frustrado (e talvez, desapontado) pelo filho ser tão diferente dele. Ele tem expectativas muito fortes para o menino, e devido à natureza de seu filho, seu marido fica sempre desapontado. Embora seus sentimentos se justifiquem pela criação que ele teve, precisamos ver o que podemos fazer para ajudar seu marido e seu filho a terem um relacionamento melhor.

Uma das coisas mais essenciais que você pode fazer pelo seu marido é ajudá-lo a mudar a maneira de ele ver o filho. Você disse que seu marido o chama de covarde. Num momento calmo, ajude seu marido a pensar em outras maneiras de descrevê-lo. Sensível, ponderado, doce, carinhoso, introvertido e perceptivo são maneiras diferentes e mais positivas de descrever a mesma coisa. Lembre ao seu marido que todos têm pontos fortes; tente abrir sua mente para que ele veja os pontos fortes alternativos que ele ainda não conseguiu reconhecer. Seu filho é diferente de seu marido, e diferença não é ruim. Em vez disso, seu marido deve ter em mente que pessoas que partilham o mesmo material genético nem sempre partilham todos os atributos.

No entanto, sua descrição da maneira pela qual seu filho reage a comportamentos rudes ou maldosos parece ser forte e talvez, um pouco imaturo para alguém da idade dele. Em muitos aspectos você está correta; o mundo lá fora é duro e, especialmente para um menino, ele precisa ser um pouco mais firme. A questão é: como você pode ajudá-lo?

Quando seu filho se aborrecer, essa sensação precisa ser reconhecida; faça-o saber que ele tem o direito de se sentir mal. Quando os sentimentos de alguém são automaticamente ignorados, a pessoa geralmente se fecha, e se torna incapaz de ouvir qualquer outra coisa. Reconheça que as crianças com quem ele estava interagindo demonstraram comportamento que deixaram um pouco (ou muito) a desejar. Seja sincera quando disser isso a ele. Se ele sentir que tem a sua compreensão, então se tornará instantaneamente mais receptivo àquilo que você diz.

Lembre seu marido de que há um conceito no Judaísmo de “educar um filho de acordo com o jeito dele”. Vocês dois precisam olhar para seu filho e tentar se comunicar com ele numa maneira que ele possa ouvir vocês. Como ele é uma criança mais sensível, obviamente precisa de palavras mais carinhosas e mais calmas. Há maneiras de transmitir a mesma mensagem sem elevar a voz ou ser crítico.

Eis aqui onde você precisa ser encorajadora e sincera. Ele tem 10 anos; é um menino crescido. Precisa saber que agora há mais expectativas colocadas nele. Está crescendo, e precisa ter mais controle das próprias emoções. Você não está dizendo para ele não ter estes sentimentos; em vez disso, ele precisa controlá-los.

Ajude dando-lhe alternativas para saber como reagir a situações que o aborrecem. Tente fazer uma espécie de teatrinho, com você sendo as outras crianças, e ele sendo ele mesmo. Ao deixá-lo praticar na segurança de um treino com você, ele vai adquirir a confiança que precisa para quando a situação for real.

Em vez de punir ou ignorar o comportamento que você não gosta, recompense-o por ser forte. Pense sobre o que vai falar com ele como um incentivo. Dinheiro? Brinquedos? Vídeo games? Crie um sistema de ponto-e-recompensa para funcionar. Você nem mesmo precisa vê-lo fazendo isso, Confie em sua palavra para as coisas que acontecem na escola que ele lhe conta ao fim do dia.

Lembrando-o de que é normal ter estes sentimentos, enquanto lhe dá as ferramentas para ser mais forte, você vai ajudar seu filho a ter o melhor dos dois mundos.

       
   
top