Moldando a vida

 
índice
 
 

A formação do caráter de uma criança deve ter prioridade sobre sua educação acadêmica. Todos os esforços educativos são basicamente inúteis, a menos que sejam construídos sobre uma sólida fundação de bom caráter – O Rebe
Um casal procurou um rabino para aconselhar-se sobre a educação do seu filho de doze anos. O rabino respondeu: "Vocês me procuraram com doze anos de atraso. Um ser humano é como uma árvore. Se você fizer um arranhão no galho de uma árvore crescida, afetará somente aquele galho. Porém se fizer um risco minúsculo numa semente, a árvore jamais crescerá reta, se é que chegará a crescer."

Qual o verdadeiro significado da educação?

Se há um único fator sob o nosso controle que pode determinar diretamente quem somos como pessoas, é a educação. Existe somente uma maneira de produzir adultos saudáveis e de caráter, pessoas que levarão vidas altruístas e significativas, e esta maneira é educar nossos filhos.

 

A educação não consiste apenas em aprender os ofícios necessários para o sustento; é aprender como entender a vida.

A educação não consiste apenas em aprender os ofícios necessários para o sustento; é aprender como entender a vida em si. A vida é o reconhecimento de D’us e a missão da qual Ele nos encarregou – refinando-nos e santificando nosso mundo.

Compartilhar informações é apenas um pequeno componente da educação. Uma verdadeira educação – para a vida – consiste em ensinar às crianças que elas têm uma responsabilidade inabalável com D’us, de viverem segundo a ética e a moral, que as sustentará individualmente e criará um mundo melhor para seus filhos e para as gerações vindouras.

Como devemos educar?


A questão de como educar é realmente a mesma de: Como devemos nos comunicar? Como devemos conduzir os negócios? Como devemos viver?

A resposta é sempre a mesma: com amor. Sem amor, a educação é incompleta e até destrutiva. Amor significa sensibilidade – não às suas idéias e seus padrões, mas aos do aluno e, mais importante aos de D’us. Assim que os jovens crescem familiarizados com uma existência maior que a deles próprios e adquirem uma aptidão e gosto intelectual pelo espiritual, eles ficam sintonizados ao seu propósito na vida. Eles se transformam em filhos que se relacionam com os pais com respeito e afeição. Serão filhos que não tirarão objetos que não lhes pertencem. Filhos que ajudarão outras pessoas, e serão generosos com seu tempo e seu amor.

Como esta geração deveria ser educada?


Compartilhar informações é apenas um pequeno componente da educação.

Como uma criança é impressionável, será impressionada por tudo que a cerca. Hoje em dia, há mais obstáculos do que nunca – televisão, crime, violência, sedução das drogas – a uma educação adequada. E após combater protegendo-a de todas estas conturbações, sobra pouco tempo e energia para cultivar a alma de nossos filhos. Não basta dar um tapinha no ombro da criança e mandá-la à escola; a educação é um dever que dura 24 horas por dia. Devemos ser tão vigilantes como éramos quando nosso filho era recém-nascido – sempre alertas, sempre prontos a nutrir as necessidades espirituais da criança.

Sem a aceitação de que a moralidade é derivada de D’us, a moralidade – e portanto, a educação – é guiada apenas pelo capricho e consciência humanos. A História nos mostrou que uma sociedade pode ser extremamente bem educada mas, se não for guiada pelos preceitos Divinos, pode se afundar na imoralidade e no mal.

Portanto, um sistema de educação com base moral é uma das responsabilidades mais importantes da sociedade. Embora deva existir um grupo de pessoas cuja responsabilidade básica é implementar a educação, cada membro da sociedade deve tomar um papel ativo. Para os pais de crianças pequenas, especialmente, a responsabilidade é clara. Imagine como ficaríamos perturbados ao saber de um pai com um filho doente, mas que se recusa a levá-lo ao médico. Se este é o caso com o corpo da criança, não deveríamos ter a mesma preocupação pela sua mente e sua alma?

Ação

Assegure que seu filho receba uma educação moral. Matricule seu filho ou filha numa escola judaica que enfatize o desenvolvimento de seu caráter com bases sólidas com as quais fomos levados ao longo de gerações e permanecemos firmes em nossos princípios, do Sinai até nossos dias.

Como adultos, não devemos projetar nosso próprio ceticismo e dúvidas em nossos filhos. Lembre-se, são as crianças que podem apreender melhor a simplicidade e a magia da essência de D’us.
Devemos olhá-los e dizer a nós mesmos, muitas vezes: esta é uma alma fértil, um coração aberto e uma mente receptiva, que recebi de D’us para nutrir e ensinar. A vida desta criança afetará muitas outras, e devo ensiná-la da melhor maneira que eu puder. Por que então não instruí-la com os ensinamentos mais genuínos, outorgados pelo nosso maior Mestre?

   
top