De volta ao futuro!

 
índice
   
 

Diariamente a imprensa retrata cenários do mundo inteiro que são largados em nossa porta e entram em nossos lares. São cenas de fatos bizarros, tristes, de luta, de fome, de vitória, de nascimento, de enterro, de tragédias e perdas; notícias boas, notícias estarrecedoras. A descoberta de novos produtos na seção de Informática, novos pacotes turísticos, novas receitas, vendas e compras nos classificados. Sabemos (quase) tudo que ocorre ao redor do mundo na ponta dos dedos. Atravessamos o planeta e somos capazes de ultrapassar "A volta ao mundo em 80 dias", (Julio Verne teria inveja se soubesse disto…) em 80 segundos!

Quando ocorrem injustiças no planeta você verá que estamos na linha de frente para contestar e ajudar. Está em nossa alma este ímpeto de combater o que é injusto, em ficar ao lado de causas humanitárias. Faça um levantamento de quanto somos e onde estamos, irá se surpreender. Em causas beneficentes, em ações voluntárias, nas escolas e universidades ensinando ou aprendendo, sempre contribuindo para o aperfeiçoamento humano.

Mas dentro deste contexto diário, bombardeados por notícias e fatos, não podemos perder de vista quem somos e a que viemos. Enquanto nossos filhos dormem um sono tranquilo, sonhando com um mundo colorido, nós também sonhamos com um mundo mais justo, tolerante onde prevaleça o bom senso e o sentimento de amor ao próximo em todos os níveis da sociedade. Nesta época de concentração e introspecção, quando começa o mês de Elul (em breve), devemos repensar em nossa vida e no futuro de nossos mais queridos, matutando em como podemos ampliar ainda mais nossa contribuição diária em pequenos gestos que se somados, já teriam nos arremessado a uma nova era, a qual tanto ansiamos.


Não estamos vivos hoje por acaso; estaremos aqui também amanhã, e depois, depois de amanhã.

Devemos sonhar acordados, agir rápido e com eficência para a realização deste sonho. Devemos fornecer o mais alto nível de educação judaica a nossos filhos, aquela que nos arremessou até o presente e nos manteve vivos através dos valores transmitidos no estudo da Torá e no cumprimento dos mandamentos de D’us, as mitsvot, transmitidos há mais de 3 mil anos.

A única coisa capaz de assegurar o nosso futuro é aquela que assegurou nosso passado e tem assegurado nosso presente: educação (continuação) judaica. Não estamos vivos hoje por acaso; estaremos aqui também amanhã, e depois, depois de amanhã. Somos capazes de nos arremessar para um futuro muito mais promissor e feliz.

Para isto devemos imitar nossos antepassados, exercitar constantemente nossa memória, preservar hoje nosso legado e assegurar a educação de nossos filhos com uma bagagem da qual terão amor e orgulho.

O futuro é hoje!

 

 

   
   
top