O Que os Jovens Buscam

 
índice
 
 

A vida judaica possui seus dilemas e questões específicas, necessidades inerentes a cada geração e época.

Em cada momento somos solicitados a empreender esforços pelo judaísmo empenhando-nos na solução de questões surgidas especificamente naquela ocasião ou comunidade.

Em inúmeras fases de nossa história, lideres do nosso povo tiveram que usar de toda a sua sagacidade para determinar qual era a responsabilidade especial da liderança judaica para aquela geração. Mas à medida que o tempo passava , a estatura de muitos de nossos lideres foi se reduzindo, e nem sempre podemos confiar em sua intuição, em sua capacidade de sentir ou equacionar "a questão de nossos tempos", entre as quais, a educação judaica da juventude.

Muitos jovens sentem suas vidas vazias, destituídas de significado. Eles estão permanentemente buscando algo que dê sentido a sua existência, que seja de grande relevância pela qual estariam motivados a seguir em frente em suas conquistas.

Alguns desses jovens pode estar consciente de que D'us lhe deu anos de vida, dotou-lhe de talentos e habilidades maravilhosas, mas eles não sabem como e onde aplicá-las de maneira correta, como aproveitar ao máximo seus dons. Em contrapartida, D'us não poderia correr o risco de confiar à nossa inteligência e conhecimento essa tremenda responsabilidade de vital importância que é a educação de gerações. Então nos tornamos Seus parceiros, sócios responsáveis em mostrar e construir os alicerces. A continuidade e fortalecimento de nosso povo depende da educação transmitida a nossos filhos – inclua aqui os jovens de nossa geração – que deve estar baseada no judaísmo autêntico e vivo que transcende os tempos e todas as épocas: a Torá.

Muitas tentativas nas quais o jovem tentou colocar seu tempo e energia falharam esfriando seu entusiasmo, incapazes de seduzir e cativar seu espírito e alma. Eles então buscaram outros rumos e se desviaram da rota. Percorreram caminhos estranhos, afastados, sempre à procura de algum sentido, mas permaneceram desapontados e frustrados.

O perigo é alarmante quando deixam de acreditar que existe algo maior pelo qual empreender seus esforços e acabam deixando que a amargura de repetidas frustrações e desapontamentos passem a integrar suas perspectivas.

É necessário que cada um de nós tome a responsabilidade quando um jovem precisa de ajuda. Ao perceber o quanto ele se desviou ou se afastou ou perdeu sua bússola – o sentido que quer dar a sua vida nesses anos maravilhosos de energia e talento, Abrace-o, não perca a oportunidade. Abra sua porta e o envolva com calor e entusiasmo. Mostre a ele o caminho capaz de fornecer a oportunidade de transformar o vazio de sua vida. A Torá é inteligência Divina, um tesouro repleto de descobertas capaz de dar o sentido real aos anseios e buscas da juventude. A educação está contida em seu código; ajude a decifrá-lo!

       
   
top