Problemas na Hora de Dormir  
índice
 
 

Pergunta
Odeio a hora de dormir. Quando vai chegando o final da tarde, começo a ficar tensa pela longa batalha que me espera. Meus filhos odeiam a hora de dormir. Ficam dançando à minha volta, e correm quando está na hora de vestirem o pijama. Tento todos os tipos de ameaças e suborno, mas mesmo depois que consigo pô-los na cama, o drama ainda não terminou. Ficam pedindo um gole d’água, uma ida ao banheiro, ou para procurar um brinquedo favorito. A hora de dormir sempre termina da mesma forma, quando eu saio perdendo e começo a gritar. Odeio quando eles gritam e choram para dormir, mas a essa altura estou tão desgastada que meu autocontrole está baixo. Conheço muitos pais que reclamam sobre a hora de dormir, mas sinto que na casa dos outros não é realmente tão ruim quanto na minha.

Resposta
Por Tzippora Price
Tenho certeza de que muitos leitores se identificam com o seu problema referente à hora de dormir. Esta é de fato uma ocasião tensa para muitas famílias, exatamente pelo motivo que você descreve. Os pais também estão cansados após um longo dia, e quando chega a hora de pôr as crianças na cama, muitos pais estão ainda mais cansados do que os filhos parecem estar. Apesar disso, a tensão que você descreve, e o temor antecipado que está sentindo não é uma dinâmica sadia, e por essa razão vale a pena cuidar disso.

É interessante notar que você acha que seus filhos “odeiam a hora de dormir” tanto quanto você detesta colocá-los na cama. Pergunto-me se os seus filhos realmente detestam esta luta diária tanto quanto você odeia. Para eles, poderia ser uma das horas mais alegres e divertidas do dia. Até que ponto eles forçam você? Quanto tempo eles ficam arrastando esta luta? Você descreve precisar pegá-los e forçá-los a vestir o pijama. Eu gostaria de sugerir que você saísse de cena, e os deixasse responsáveis pelo próprio comportamento. Em outras palavras, você deveria estabelecer um sistema no qual quem se comportasse de maneira indesejável teria de enfrentar consequências indesejáveis.

Você pode começar anunciando que a partir dessa noite, você vai começar a ler histórias no sofá para todos que estiverem de pijamas, Aqueles que não colocarem os pijamas e voltarem ao sofá em dois minutos perderão a história de boa noite. Obviamente, você precisa vestir qualquer criança que seja pequena demais para se trocar sozinha. Troque esta criança no sofá, longe das outras. Você pode tornar isso ainda mais divertido colocando um cronômetro, portanto seus filhos terão de correr contra o relógio. A chave é que eles não estarão correndo contra você, mas sim contra um árbitro externo. Talvez o primeiro que colocar o pijama possa escolher a história.

Uma criança que continua a resistir a colocar o pijama e optar por perder a história pode ter uma consequência como ter de vestir o pijama antes do jantar, em vez de após o jantar junto com os outros. Simplesmente explique que isso é porque “eles demoram tanto para se trocar”. Baseie suas ações em fatos, regras, não em emoções.

Agora quanto a você. Diga a si mesma que é difícil agora, mas isso vai mudar. Você tem um plano para acabar com os conflitos e tornar a hora de dormir mais agradável. Porém nesse meio-tempo, reconheça que a hora de dormir é uma ocasião tensa para você, e dê a si mesma uma pausa antes dessa hora. Tome um café, um banho, ou passe dez minutos sozinha em seu quarto. Com frequência a tensão da hora de dormir é exacerbada pela necessidade da mãe de finalmente fazer uma pausa e tirar algum tempo para si mesma. Para garantir que este não será um problema para você, reserve um tempo só para você e assim não sentirá que seus filhos estão tirando este tempo de você.

Boa sorte e bons sonhos...

 

 

 
   
top