Educação Visual |
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Publicado
por Sichot in English |
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As imagens têm
grande impacto sobre a mente humana. Aquilo que se vê pode deixar
impressões duradouras para o bem ou para o mal.1 Olhar objetos
ou imagens sagradas traz benefícios;2 pinturas de animais impuros
prejudicam3 a mente e a alma.4 Como aquilo que se vê provoca impressões
duradouras, especialmente em crianças pequenas, os brinquedos e
as gravuras que se dá a uma criança não devem ser
de animais impuros. NOTAS 1. Veja Kav HaYosher, cap. 2; Kuntreis HaAvodah, cap. 2. 2. Veja Midbar Kadomos, seção “pintura”, Sefer Toledot Adam. 3. Isso não se aplica a olhar animais com o objetivo de recitar a bênção sobre animais estranhos. O Kav HaYosher relata que até neste caso, “ele deve olhar para eles apenas temporariamente”. O mesmo raciocínio se aplica a olhar com o propósito de refletir sobre as múltiplas obras de D’us. Da mesma forma, visitar um zoológico seria também permitido. 4. Em muitas sinagogas, a cabeça de um leão ou águia está representada na cortina em frente da Arca, e sobre o manto e coroa da Torá. Porém isso é para servir como lembrete de que a prece a D’us deve ser “forte como um leão” e “leve como uma águia”, como ensina o início do Shulchan Aruch (baseado em Avot 5:20). Outro motivo pode ser que isso imita a Carruagem Celestial sobre a qual havia a face de um leão e de uma águia. De maneira semelhante, o motivo pelo qual algumas das tribos têm animais impuros pintados em seus estandartes é porque cada desenho estava associado com a quintessência daquela tribo (Bamidbar Rabah 2:7). 5. Mishlê 22:6. 6. Veja Rokeiach. Hilchot Shavuot 296: “No dia que uma criança é educada sobre as letras sagradas, nós a cobrimos para que ela não veja um cachorro.” 7. Ramah, Yoreh Deah cap. 198; Sha’arei Orah, Hilchot Nidah, cap. 26; Rokeiach e Kol Bo, Hilchot Nidah; veja também Shach sobre Yoreh Deah, cap. 198. 8. Shach, ibid. 9. Midrash Eleh Ezkerah (e Sha’arei Orah ibid.) cita um caso verdadeiro da mãe de R. Yishmael ben Elisha, o Cohen Gadol, que repetiu sua imersão oito vezes. 10. Veja Berachot 20a, que mulheres olhando para R. Yochanan após a imersão tiveram filhos lindos como ele. 11. Isso não se aplica quando se estuda na Torá sobre os diferentes tipos de animais impuros; obviamente é permitido para o professor desenhar tais animais para facilitar a compreensão. Como Rashi, o mais famoso professor de todos, comenta sobre o versículo (Vayicrá 11:2) “Isto é a coisa viva” – que Moshê “mostrou” aos judeus os animais que eles estavam proibidos de comer. 12. Como está escrito: “Aqueles que o saboreiam merecerão a vida” – veja Magen Avraham, Orach Chayim cap. 250, sub-seção 1: Aruch Admur HaZakein, Orach Chayim cap. 250, parágr. 282. 13. Zechariah 13:2. 14. Yeshayahu 11:9. |
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