O Desafio Adolescente

 
índice
 
Por Emuna Braverman
 

Todos nós procrastinamos. Adiamos projetos que precisam ser feitos. Evitamos certas tarefas. Atrasamos telefonemas particulares. A maioria das áreas onde procrastinamos são relativamente inócuas. Se aquele armário jamais for arrumado, não terei problemas (sério!).

Porém há outras áreas nas quais adiar pode ser desastroso. Não estou falando sobre o óbvio, como perder um avião ou o prazo final da entrega de um trabalho, mas da tarefa de aperfeiçoar nosso caráter. Existem também motivos espirituais para não procrastinar nessa arena, porém há uma mais prática, que “está na cara” – os adolescentes.

Tudo aquilo que você não resolveu bem voltará para assombrá-lo através das maquinações de seus filhos adolescentes.

Você não resolveu seu problema com a paciência? Seus adolescentes farão você sofrer com seus argumentos e exigências repetidas.Você não tem sua ira sob controle? Seus adolescentes insistirão e insistirão até você explodir em reação. Você pensa que descobriu a chave para eliminar a rivalidade entre irmãos? Você jamais viu três meninas adolescentes e um único secador de cabelos!

Qualquer que seja o aspecto que você pensa ter dominado, seus filhos adolescentes continuamente estarão testando você. Fazer isto é tarefa deles. (E alguns têm um prazer perverso com isto!) E aquilo que você ainda nem sequer começou a dominar… é horrível demais para contemplar!

É mais comum adiar a construção do caráter que organizar a garagem, porque é muito mais difícil. Não pode ser um projeto dominical. Você não pode pagar seus filhos para fazê-lo. Exige um esforço constante e repetido durante muitos anos, durante a vida inteira. Talvez você tenha estado “ocupada demais” para se concentrar em desenvolvimento de caráter. Talvez fosse menos importante quando seus filhos eram mais jovens e dormir a noite toda parecia a coisa mais importante para você. Porém quando seus filhos chegam à adolescência, é nadar ou afundar, muitas vezes contra a corrente.

Portanto, faça aquela contabilidade espiritual agora. Trabalhe em seu senso de humor, sua flexibilidade, sua paciência, sua capacidade de escutar ativamente (seu guarda-roupas!)… chame como quiser. Você vai precisar de toda ferramenta à disposição. Aí vão algumas ferramentas que podem ajudar.

Ao lidar com paciência e ira, muitas vezes enfrentamos as mesmas questões. Há uma fita tocando sem parar no fundo da nossa mente: “Como eles podem fazer isso comigo? Eu mereço um tratamento melhor.” Ou “Eles não veem como estou ocupada?” Ou alguma variação sobre o mesmo tema. Com aquela fita sendo repetida constantemente, a reação natural a situações frustrantes é falta de paciência e por fim a ira. O primeiro passo para o real crescimento é mudar a fita. Apague-a e grave novo material. Pense sobre a última vez que você viu alguém perder a calma em público – gritando com outros motoristas, ofendendo o garçom, respondendo mal a uma vendedora – o que você pensou sobre aquelas pessoas? Elas pareciam fortes e importantes ou hostis e arrogantes? Você gostaria de ser como elas?

Este pode ser um poderoso motivador para mudar (se o espectro daqueles adolescentes ainda não fez isso!) Substitua a fita com pensamentos como “esta é a minha chance para exercitar a paciência. Eu posso crescer com essa situação. Posso fazer um Kidush Hashem, uma santificação do Nome de D’us. Eu me sentirei melhor comigo mesmo se mantiver o controle.” Toque de novo.

É possível que mesmo com aquela fita ecoando na sua cabeça, você ainda se sinta furiosa. Tudo bem. Mudar exige tempo. Mas não aja quando estiver furiosa. Aja com paciência e calma, mesmo que não esteja assim. Concentre-se na meta de quem você deseja ser. Essa ação leva você para perto do seu objetivo ou para longe dele?

E finalmente uma boa dica quando se trata de ira e adolescentes é não levar tudo pessoalmente. O comportamento da maioria das pessoas não é sobre você. É sobre elas e seus conflitos, suas preocupações e inseguranças. Eles não estão realmente pensando muito sobre você (adolescentes jamais acreditarão nisso, mas você pode usá-lo para si mesmo!). Portanto não reaja a deslizes pessoais, insultos e ofensas. Quase sempre são sem intenção. E mantenha-se concentrada no seu objetivo.

Os anos da adolescência podem ser maravilhosos, mas certamente são um desafio. Trabalhar em si mesmo não é garantia de sucesso. A adolescência é tumultuosa não importa quanta paciência você tenha ou quão desenvolvido é o seu senso de humor. Porém se você não se concentrou em crescer, se não está continuamente se esforçando para mudar, está fadada a perder a guerra.

Embora sempre existam aqueles “momentos” – de histeria, fúria, lágrimas e silêncio – também haverá risos, comunicação, carinho e partilha – se você estiver preparada.

É ideal crescer como pessoa mesmo sem o incentivo de seus adolescentes. Com eles, é absolutamente essencial.

       
   
top