por Rabino Yaakov Lieder    
  Conquiste o respeito de seu filho  
índice
 
 

O diretor de uma empresa disse certa vez aos funcionários: "As demissões continuarão, a menos que o moral se eleve."

É fácil perceber o quanto esta declaração é absurda. É um pouco mais difícil entender o que está errado quando um pai grita com seu filho: "Por que você não me respeita?"

Pesquisas têm demonstrado que crianças, como os adultos, respeitam aqueles que as respeitam. Mesmo quando uma medida disciplinar é necessária, pode ser feita com respeito. Dizer respeitosamente à criança: "Tenho que tomar esta medida disciplinar para seu bem-estar" ou "Isto é uma consequência de sua ação." Não há necessidade de humilhar a criança ou diminuí-la porque fez algo de errado.

Quando a criança é sempre interpelada com respeito, aprenderá a respeitar os outros e como devolver o respeito aos pais. Devemos nos lembrar que o respeito precisa ser conquistado - não pode ser exigido. O respeito expande-se a todos os aspectos da vida da criança, tais como não abrir cartas endereçadas a ela, bater à porta de seu quarto antes de entrar, bem como não bisbilhotar suas conversas com amigos no telefone, etc.

Uma criança que é respeitada tem um forte sentimento de auto-estima, que a ajuda a sair-se bem em todas as áreas da vida. E o mais importante, entenderão exatamente o que é o respeito, e portanto saberão como exprimi-lo.

Tente - você gostará!

   
top