|
O Inspetor Chefe de Escolas, David Bell, falou esta semana
sobre uma crise crescente em nossas escolas. Os padrões de disciplina
têm caído. Há oito anos, o comportamento era bom em
três quartas partes das escolas; agora o número é
de apenas dois terços. E os locais onde a disciplina é fraca
quase dobraram num único ano. Isso é grave, porque sem disciplina,
as crianças não aprendem. E também não são
preparadas para os desafios que terão de enfrentar mais tarde na
vida.
Não é fácil manter a disciplina. Há um caso
de um professor americano que passou um ano tentando ensinar o Livro de
Yehoshua a uma classe indisciplinada. Ele decidiu fazer o exame do final
de ano mais fácil, portanto perguntou: "Quem destruiu as muralhas
de Jericó?" Do fundo da classe um garoto respondeu: "Por
favor, professor, acredite: não fui eu." Ultrajado, o professor
escreveu aos pais: "Durante um ano, tenho tentado ensinar o Livro
de Yehoshua ao seu filho, e quando perguntei quem destruiu as muralhas
de Jericó, ele respondeu; ‘Por favor, senhor, não
fui eu.’"
Para
defender um país você precisa de um exército,
mas para defender uma civilização você precisa
de educação.
|
No dia seguinte, o professor recebeu uma carta furiosa em
resposta: ‘Se nosso filho diz que não foi ele, então
não foi ele,’ Em desespero, o professor foi ao diretor e
contou toda a história.
Suspirando, o diretor apanhou o talão de cheques, preencheu um
deles e disse: ‘Aqui estão mil dólares. Pare de reclamar
e mande consertar o muro.’
Isso demonstra que se a disciplina é um problema em nossas escolas,
não é somente por causa das escolas. Os professores são
apenas uma das muitas influências a que nossas crianças estão
expostas. Há os pais, vizinhos, cultura e sociedade, e se a disciplina
não for um valor acatado ali, então as escolas sozinhas
não podem criá-la.
Há um momento na Torá que há muito me fascina. Quando
Moshê falou aos israelitas quando estes estavam para deixar o Egito
após dois séculos de exílio e escravidão,
ele não falou sobre liberdade, ou sobre a terra transbordando de
leite e mel.
Em vez disso, ele falou sobre o dever dos pais, de educarem seus filhos.
Por quê? Porque para defender um país você precisa
de um exército, mas para defender uma civilização
você precisa de educação. Portanto, os judeus se tornaram
o povo cuja paixão é a educação, cujos heróis
são os professores, cujas cidadelas são as escolas.
As escolas não são apenas o local onde se adquire conhecimento
e talentos. São onde coletivamente transmitimos nossos valores
à geração seguinte, e se estes valores não
incluírem disciplina, então as escolas falham. Os professores
são os heróis não-cantados da sociedade, mas eles
precisam de nossa ajuda; como pais, vizinhos, modelos de conduta e amigos.
Na batalha contra o mau comportamento, não vamos deixar que as
escolas lutem sozinhas.
|