Os 12 Pessukim (passagens) da Torá

 
índice
 
 

“Pela boca das crianças e dos recém-nascidos fundamentas-te força…”

(Salmos 8:3)

Fixando-se nesse versículo, o Lubavitcher Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, selecionou doze versículos e passagens da Torá, do Talmud e do Tanya, para que as crianças memorizem, recitem e meditem, sempre que possível, assegurando assim a paz e o bem-estar de nosso povo.

1. Torá tsivá lánu Moshê, morashá kehilat Yaacov.

A Torá que Moshê nos ordenou é uma herança para a comunidade de Yaacov (Deut. 23:4).

A Torá, outorgada por intermédio de Moshê, é nossa herança, e cada judeu é o herdeiro de toda a Torá, para estudá-la e guardá-la. Da mesma forma que uma herança pertence igualmente a todos os herdeiros, assim também a Torá Divina,

transmitida por Moshê, pertence a todos os filhos de Israel, sem distinção.

2. Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad.

Ouve Israel, A-do-nai é nosso D’us, A-do-nai é Um (Deut. 6:4).

Este versículo acentua a unicidade de D’us, o atributo da união que tem o Supremo e Sua Presença sobre todo o Universo. Isto significa que D’us é o único Senhor e Dono de tudo o que existe, a quem tudo é submisso.

3. Bechol dor vador, chayav adam lir’ot et atsmô, ke’ílu hu yatsá mi’Mitsráyim.

Em cada geração o judeu deve encarar a si mesmo como se ele próprio tivesse saído do Egito (Talmud, Pessachim 116b).

A recordação da saída do Egito leva a uma dedicação a D’us, pois quando nos sentimos permanentemente redimi-dos da escravidão material, encarando a Lei de D’us como libertação espiritual, tornamos manifesto o sentimento fundamental judaico de gratidão ao Eterno.

4. Col Yisrael yesh lahêm chêlec le’Olam ha’Bá; sheneemar: “Veamech culam tsadikim. Leolam yir-shu árets; nêtser mataai maassê yadai lehitpaer.”

Todo Israel tem um quinhão no Mundo Vindouro, conforme está escrito (Yesha‘yáhu 60:21): “E Teu povo é todo de justos. Eles herdarão a Terra para sempre; são um ramo de Minha plantação, a obra de Minhas mãos, de quem Eu Me orgulho” (Talmud, San’hedrin 90a).

Com o estudo de Torá e o cumprimento de mitsvot ganhamos o lugar que D’us nos destinou no Mundo Vindouro. Cada um de nós é um “ramo da plantação” do Criador, que age como um jardineiro que cuida de uma tenra plantinha.

5. Ki carov elêcha hadavar meod, befichá, uvilva-vechá, laassotô.

Pois está a teu alcance seguir a Torá na fala, no sentimento e na ação (Deut. 30:14).

Todos os mandamentos da Torá são muito fáceis para cada judeu cumprir, em cada geração e em todas as circunstâncias (conforme minuciosamente explicado no Tanya).

6. Vehinê Hashem nitsav alav, umlô chol haárets kevodô, umabit alav, uvochen kelayot valev, im ovdô caraui.

Eis que o Eterno, de cuja glória toda a Terra está plena, debruça-Se sobre ele [sobre cada judeu] e o observa, examina sua mente e seu coração, [para ver] se ele O serve como é devido (Tanya cap. 41).

D’us Todo-Poderoso observa, Ele mesmo, todos nossos atos e pensamentos.

7. Bereshit bará E-lo-him, et hashamáyim veet ha-árets.

No princípio D’us criou os Céus e a Terra (Gen. 1:1).

A primeira coisa que a Torá relata é que D’us criou o mundo inteiro. Seguindo a Torá, podemos santificar e desenvolver o mundo para o bem.

8. Veshinantam levanêcha, vedibartá bam, beshiv-techá bevetêcha, uvlechtechá vadêrech, uvshoch-bechá uvcumêcha.

Inculca-las-ás diligentemente em teus filhos e falarás a respeito delas [as normas da Torá], estando em tua casa e andando por teu caminho, e ao te deitares e ao te levantares (Deut. 6:7).

Em cada lugar e a todo tempo devemos nos ocupar com a Torá: deitar-se com palavras de Torá e levantar-se conforme a orientação da Torá. Estes conceitos devem ser o fundamento da educação de nossos filhos.

9. Yagá’ti velô matsáti, al taamin; lo yagá’ti uma-tsáti, al taamin; yagá’ti umatsáti, taamin.

Se alguém disser: “Eu me esforcei, porém não encontrei [consegui]” – não creias; “Eu não me esforcei e encontrei” – não creias; “Eu me esforcei e encontrei” – acredita (Talmud, Meguilá 6b).

Se a pessoa se esforçar como deve, certamente alcançará os mais altos degraus do judaísmo, da verdade e da Torá.

10. “Veahavtá lereachá camôcha” — Rabi Akiva omer: “Zê kelal gadol ba’Torá.”

“Amarás a teu próximo como a ti mesmo” – Rabi Akiva diz: “Este é um princípio maior da Torá” (Midrash sobre o versículo de Lev. 19:18).

Cada um deve preocupar-se com o próximo com verdadeira dedicação, com o mesmo sentimento de lealdade com que se preocupa consigo mesmo.

11. Vezé col haadam, vetachlit beriatô, uvriat col haolamot, elyonim vetachtonim: lihyot Lo dirá zo betachtonim.

Este é todo ser humano e o objetivo de sua criação e da criação de todos os mundos, superiores e inferiores: que Ele tenha uma morada aqui no mundo inferior (Tanya cap. 33).

Cumprindo Torá e mitsvot fazemos de nós mesmos e do mundo que nos cerca uma morada para D’us, pois esta é a razão e o objetivo de toda a Criação.

12. “Yismách Yisrael beossav.” Perush: shecol mishehu mizêra Yisrael, yesh lo lishmôach bessimchat Hashem, asher sas vessamêach bediratô betachtonim.

“Israel rejubilar-se-á com Aquele que o fez” (Salmos 149:2). Isto significa que todo aquele que é descendente de Israel deve alegrar-se com o júbilo de D’us, que Se rejubila e Se alegra com Sua morada no mundo inferior.

Ao fazermos deste mundo um lugar para D’us, ficamos muito felizes por Ele nos ter escolhido para realizar tão importante tarefa. D’us Se alegra cumprimos nossa missão, e compartilhamos de Seu júbilo (Tanya cap. 33).

   
top