por Rabino Yaakov Lieder    
  Qual é o lema de sua família?  
índice
 
 

Empresas de sucesso e instituições educacionais têm lemas atualmente.

Um lema explica o objetivo da companhia. Todos que lá trabalham entendem bem aquilo que a empresa está tentando estabelecer. Uma organização de sucesso mantém todos trabalhando com concentração rumo ao cumprimento de seu lema.

Por exemplo, "Nosso lema é assegurar sempre a satisfação do cliente" ou, "Nossos produtos são de alto padrão". Todos os funcionários, do faxineiro ao presidente, farão com que todas suas ações estejam de acordo com o lema da companhia e trarão produtos de alta qualidade e satisfação aos clientes.

Um sábio disse certa vez: "Se você quiser ver a força de uma nação, olhe para a força das famílias." Portanto, se um lema pode tornar uma empresa mais forte e mais produtiva, o senso comum declara que o mesmo aplica-se à família. Um lema de família bem pensado e escrito assegurará um ambiente familiar seguro e feliz.

Muitos adolescentes hoje em dia têm grande dificuldade quando precisam fazer escolhas entre o certo e o errado. A taxa de suicídio na Austrália é uma das mais altas do mundo. Talvez uma das razões, eu poderia sugerir, é porque eles não têm valores definidos e um objetivo para a vida.

Um lema incorpora valores e princípios que são importantes a todos os membros da família. Portanto, eles todos escolhem, viver sempre por este lema.

Se o seu lema declara: "Nesta família, dizemos a verdade a toda hora e a todo custo," você não pode dizer a seu filho: "Diga a eles que eu não estou" quando você recebe um telefonema indesejado. Ou então, se o seu lema afirma: "Somos uma família carinhosa, onde todos ajudam todos o tempo todo," você não pode falar pejorativamente de outra pessoa ou recusar-se a ajudá-la.

Toda a família se reúne para decidir qual será seu lema. Uma vez adotado, é escrito e colocado onde todos os membros da família possam vê-lo. Pode ser revisado e alterado com o passar do tempo.

Se algum membro da família faz algo contrário ao lema, ao invés de criticar a pessoa, podemos simplesmente pedir-lhe para verificar se sua ação se encaixa ou não no lema da família.

Quando nossos filhos chegam à adolescência, irão identificar-se automática e subconscientemente com o lema da família. Isso reforçará seu conjunto de valores e quem eles são realmente, e também os ajudará a fazer opções positivas segundo este princípio.

Como pais, somos os primeiros a estabelecer um exemplo e viver segundo o lema da família. Como nossas ações falam mais alto que as palavras, os filhos aprenderão muito mais depressa se praticarmos aquilo que pregamos. Devemos ter a coragem de pedir a nossos filhos para lembrar-nos (de forma respeitosa, obviamente) quando nossas ações saem da linha traçada para nosso lema.

Algumas famílias já possuem um lema sem sequer percebê-lo, e todos os membros da família sabem o que é aceitável ou não para eles. Entretanto, conseguir que a família toda o desenvolva e anote aumenta seu comprometimento com ele. Torna também mais fácil segui-lo na prática, conforme todos entendam que esta é uma decisão pela qual eles todos escolheram viver.

Tente - você gostará!

   
top