Seus filhos acreditam em você

 
índice
 
Por Yossi Ives
 

Em estudo após estudo sobre conquistas acadêmicas, crianças judias e escolas judaicas se destacam no topo. Como conseguem isso? Qual é o segredo de seu sucesso? Uma opinião popular é que crianças judias são naturalmente mais inteligentes. Muitos judeus estão convencidos de uma inteligência judaica inata. Em minha opinião, a própria popularidade dessa noção absurda desaprova totalmente essa teoria.

Embora haja um coquetel de influências, acredito que é a confiança que os pais judeus instilam em suas crianças que as leva ao sucesso, primeiro acadêmico, e depois profissional. Crianças judias não são necessariamente mais brilhantes que outras crianças – mas pensam que são. Correspondem ao estereótipo. Crianças que pensam ser estúpidas terminam por falhar, independentemente de seu nível de QI. Crianças que acreditam poder chegar lá geralmente fazem exatamente isto.

Quando eu era criança e alguém me dizia: “Você é muito esperto,” eu fazia de tudo para provar que ele estava certo. Quando alguém dizia que eu era incompetente, eu tentava me conformar também com essa opinião. Estudos educacionais têm demonstrado que as percepções desempenham um importante papel no eventual sucesso acadêmico de uma criança, ou na sua falta de realizações. Professres que acreditam ter alunos inteligentes os forçam mais e exigem realizacões, ao passo que professores que acreditam ter alunos abaixo da média invariavelmente produzem pessoas abaixo da média.

Houve uma jovem professora que, ao entrar na sua primeira aula do ano, recebeu uma lista de alunos. Ao lado do nome de cada criança aparecia um número. A professora ficou intrigada pelos números, todos na casa dos 80 e 90, e entendeu que tinha recebido uma turma de alto desempenho, todos com notas altas no ano anterior. Envaidecida por ter recebido crianças tão brilhantes e determinada a fazer com que correspondessem àquele potencial, ela os dirigia com constante encorajamento. De fato, naquele ano a classe teve o melhor desempenho da escola, excedendo todas as expectativas – pois na verdade ela tinha recebido uma classe com muitas falhas. O número ao lado do nome de cada criança era o número do armário para guardar o material!

Se você pensa que pode ou pensa que não pode – você está certo! O fato básico é que você jamais vai exceder sua própria crença em si mesmo; se você tiver uma crença limitada a seu respeito, aquela crença vai garantir o fracasso. Mude isto para uma atitude mais positiva a respeito de si mesmo, e terá uma excelente chance de sucesso.

As crianças levam muito a sério os adultos que fazem parte de sua vida.Se os nossos filhos estão genuinamente convencidos de que acreditamos neles, confiarão que isso é verdade e agirão de acordo. Infelizmente, o oposto também é verdadeiro.

A frase mais abençoada que você pode dizer ao seu filho é: “Eu sei que você pode fazer isto.”

E quando eles de fato fizerem jus às suas expectativas, diga a eles: “Viu só, você conseguiu!”

As crianças judias são bem-sucedidas porque nossa tradição sempre acreditou no potencial humano e na riqueza da juventude. Estas são nossas crencas sobre nossos filhos – e nossos filhos simplesmente as tornam realidade.

   
top