Status Quo: O Local Mais Sagrado do Judaísmo
   
       
 
"Resoluções anti-israelenses unilaterais têm sido um desafio recorrente na UNESCO desde 2009", Vasquez continuou, "e em todas estas circunstâncias os Estados Unidos bloqueou o consenso destas...

   
       
 
 
       
  Profanação de Locais Sagrados
   
       
 
Semanas atrás o túmulo de Yossef, filho do patriarca Yaacov, foi mais uma vez profanado por enfurecidos palestinos, verdadeiros vândalos em Nablus. Atearam fogo e profanaram um dos locais sagrados...

 

   
       
 
 
       
  Combate ao Terrorismo e à Violência
   
       
 

Uma multidão de 10 mil pessoas compareceu ao funeral de Eitam e Na'ama Henkin, vítimas do ataque terrorista que matou a tiros o casal perto da aldeia palestina de Beit Furik durante a viagem para...

   
       
 
 
       
  Go Home! Vá Para Casa! ...E eu Fui
   
       
 

Decidi que queria fazer alguma coisa por Israel. Clipes de vídeo de judeus falando sobre o país. Eu perguntaria: "Você tem algum comentário sobre Israel?"

   
       
 
 
       
  Eu os acuso (J’Accuse)    
       
 

Nós resistimos à ascensão e queda dos impérios Assírio, Babilônico, Grego e Romano. E resistimos a milhares de anos de perseguições, expulsões e cruzadas. O vínculo entre o povo Judeu e à terra...

   
       
 
 
       
  Israel, frente de batalha do mundo civilizado    
       
 

Eu luto pelo mundo que quero viver e para um mundo melhor para meus filhos. Israel é hoje a frente de batalha do mundo civilizado. Se Israel cair, todos nós caímos. O Tsahal (exército de defesa de...

   
       
 
 
       
  Me'arat HaMachpelá    
       
 

Uma das mais famosas propriedades da terra é Meharat Machpelá (também conhecida como “A Gruta dos Patriarcas”), na cidade de Hebron, no sul de Israel...

   
       
 
 
       
  O Muro das Lamentações    
       
 

A Muralha Ocidental, Muro das Lamentações, é a última parte remanescente do Templo que ficava no topo do Monte Moriá em Jerusalém. Atualmente, é o lugar mais sagrado para o judaísmo, e não tem...

   
       
 
 
       
  Israel na ONU    
       
 

"Obrigado, Sr. Presidente. Distintos delegados, vim de Jerusalém para falar em nome de meu povo, o povo de Israel. Estou aqui para falar sobre os perigos que enfrentamos e sobre as oportunidades que...

   
       
 
 
       
  Chega de Pedir Desculpas!    
       
 

De alguma forma o mundo está virando tudo ao avesso. Transformando os terroristas em vítimas. Transformando o atacado em agressor. Este é o antissemitismo atual. Um ódio e nojo por Israel não importa...

   
       
 
 
       
  Em Defesa de Israel (2014)    
       
 

Reunimos alguns artigos sobre a real situação e fatos que estão ocorrendo em Israel, medidas éticas e morais que são adotadas pela IDF em combate a terroristas e a fim de minimizar o maior número de vítimas civis possível...

   
       
 
 
       
  Dar e Receber    
       
 

Existem dois corpos de água em Israel. Um consiste de água pura, sempre límpida e azul, com árvores e flores crescendo em suas margens e onde as crianças brincam perto das águas frescas. É o Kinêret...

   
       
 
 
       
  Me'arat HaMachpelá    
       
 

Uma das mais famosas propriedades da terra é Meharat Machpelá (também conhecida como “A Gruta dos Patriarcas”), na cidade de Hebron, no sul de Israel.
Machpelá significa “dupla” em hebraico. Um motivo para o nome é que quatro casais famosos estão sepultados ali: Adam e Eva, Avraham e Sara, Yitschac e Rivca e Yaacov e Lea (nossa matriarca Rachel foi enterrada em outro local).

   
       
 
 
       
  Segundo o Livro    
       
 

Em 1936, o governo britânico criou uma comissão, liderado pelo Visconde Peel, para estudar o conflito entre judeus e árabes no protetorado da Palestina. A comissão deveria submeter suas propostas ao Rei George. No banco das testemunhas havia um Tanach (Bíblia), um Corão e uma Bíblia cristã. Cada testemunha que subia até lá deveria fazer um juramento, sobre seu próprio livro sagrado.

   
       
 
 
       
  Israel - Descobertas e Invenções    
       
 

Embora o grande foco internacional e da mídia esteja nos conflitos militares de Israel, o país discretamente tornou-se uma incubadora energética e ambiciosa de empreendedorismo e invenções.

   
       
 
 
       
  Em defesa de Israel    
       
 

Faça uma Mitsvá por Israel  
O que posso fazer para ajudar nossos irmãos e irmãs em Israel?
Lágrimas e Apreensão na Terra Santa
Foguete Palestino Leva a Vida de Três Israelenses
Ilumine o Mundo!
Salmos para momentos de Aflição
Transliteração: Salmos para momentos de Aflição

   
       
 
 
       
  Kever Rachel    
       
 

O túmulo de Rachel está localizado na cidade de Bethlehem, ao sul de Jerusalém. Durante séculos, esteve numa estrada deserta, e os descendentes de Rachel o visitavam para abrir o coração para ela – a mãe que habita um túmulo solitário à beira do caminho a fim de estar ali para seus filhos.

   
       
 
 
       
  Diga-me com quem andas…    
       
 

Todos aqueles que buscam a paz e querem contribuir com a pacificação e o desenvolvimento, devem condenar e rechaçar esta visita que não trará nada de positivo à América Latina, somente o temor de que estes países importem o modelo de terrorismo e não respeito aos direitos humanos praticados pelo Irã através de seu líder.

   
       
 
 
       
  O Mundo Não É Plano    
       
 

A maior parte, se não todos, dos vizinhos de Israel é na melhor das hipóteses abertamente tolerante com Israel (por trás das cenas é outra história) e na pior das hipóteses, clama pela sua destruição e fará tudo para mobilizar os vizinhos para essa causa.

   
       
 
 
       
  Yerushaláyim - Se Eu Esquecer de Ti Jerusalém…    
       
 

Devemos começar a entender a importância da memória. Memória não é apenas história ou arquivo morto. Por definição, a memória passada cria o presente. Repressão da memória cria o desequílibro mental. A saúde depende da recuperação da memória.

   
       
 
 
       
  Um Vestido Novo Para Um Ódio Antigo    
       
 

No restaurante, uma centena de advogados e juizes. Eles se encontraram para ouvir minhas opiniões sobre o conflito do Oriente Médio. Eles sabem que eu sou um barco heterodoxo, no naufrágio do pensamento único, que reina em meu país, sobre Israel. Eles querem me escutar. Alguém razoável como eu, dizem, por que se arrisca a perder a credibilidade, defendendo os maus, os culpados? Eu lhes falo que a verdade é um espelho quebrado, e que todos nós temos algum fragmento.

   
       
 
 
       
  Gilad Schalit: Baruch Aba!    
       
 

Gilad Schalit durante os anos que esteve preso, lesado do convívio normal dos jovens de sua idade, e certamente após toda a pressão psicológica que só o tempo contará, foi encontrado em boas condições de saúde, embora abatido e magro, mas andando sem dificuldades.

   
       
 
 
       
  Filho Único    
       
 

Escrevi uma carta ao Rebe, a conselho de seus secretários, e recebi esta resposta.” Ela mostrou-me uma curta nota com a frase: “O guardião de Israel não dorme nem cochila.”

   
       
 
 
       
  Os Espiões    
       
 

Apesar de D'us saber que os espiões falhariam em sua missão e trariam punição à geração inteira, não os proibiu de viajarem concedendo-lhes o livre arbítrio. Os espiões entretanto, tinham a opção de trazer um relato positivo e tornar a missão um sucesso.

   
       
 
 
       
  A Bênção dos Cohanim    
       
 

No Templo Sagrado, os cohanim pronunciavam o nome de D'us em cada versículo da bênção da maneira como é escrito o Nome, por extenso: Yud, Hê, Vav, Hê. Isto é proibido fora do Templo Sagrado.

   
       
 
 
       
  Jerusalém Indivisível    
       
 

A Torá, entregue por D'us aos judeus no Monte Sinai, deixa claro a herança da Terra de Israel ao povo de Israel. Yerushalayim, Jerusalém, certamente é indivisível e inegociável. Os povos que tantas vezes travaram guerra por Jerusalém e destruíram seus dois Templos Sagrados, deveriam ter observado melhor e ter continuado a compartilhar de seus benefícios, ao invés de destruí-la.

   
       
 
 
       
  Meus vizinhos, os Fogel    
       
 

Após as orações da manhã cada uma das crianças vai para uma reunião, organizadas especialmente com os seus educadores mais próximos da vila e com profissionais no tratamento de traumas. Lá eles escutam a história toda de uma forma que é, supostamente adequada à sua idade (será que realmente existe alguma maneira de dizer as crianças que seus colegas de escola e seus pais foram brutalmente assassinados a sangue frio?)...”

   
       
 
 
       
  O Mundo Está Esperando    
       
 

O povo judeu permaneceu no centro de toda era e época na história. Enquanto os gregos e os romanos de antigamente desapareceram, os judeus ainda conseguem constituir o assunto do momento nos jantares, festas e convenções políticas em todo o mundo. Por quê?

   
       
 
 
       
  Apoie Israel: Se o país cair, todos nós cairemos    
       
 

Revolta em relação aos acontecimentos na Faixa de Gaza é uma distração. Não podemos esquecer que Israel, nesta região turbulenta, é o maior aliado do Ocidente.

   
       
 
 
       
  Os Judeus Problemáticos    
       
 

O mundo está ultrajado pelo bloqueio de Israel a Gaza. A Turquia denuncia a ilegalidade, a desumanidade, a barbaridade, etc. Os costumeiros suspeitos, a ONU, o Terceiro Mundo e a Europa, se juntam a isso. A administração Obama oscila. O principal dessa incessante campanha internacional é privar Israel de qualquer forma legitimada de auto-defesa.

   
       
 
 
       
  Consolo para uma mãe    
       
 

Se vocês não se importarem de eu perguntar, quantos anos tem o seu filho?
Seis meses....

   
       
 
 
       
  Carta a Jerusalém    
       
 

Os cabalistas nos ensinaram que todo pensamento sagrado, todo instinto moral, cada anseio sagrado, toda experiência espiritual, se origina dentro das muralhas de Jerusalém. Você foi escolhida para servir como a usina de santidade e moralidade num mundo depravado e hostil..

   
       
 
 
       
  Israel Está Sendo Teimoso?    
       
 

Enquanto as escolas de Israel ensinam que a paz é nosso maior ideal, em toda escola árabe, sem exceção, Israel é retratado como o inimigo de D'us que deve ser eliminado. Com essas realidades inalteradas, ceder mais territórios traria ainda mais guerra, não a paz.

   
       
 
 
       
  Meharat HaMachpelá, a Gruta dos Patriarcas    
       
 

Uma das mais famosas propriedades da terra de Israel, adquirida em compra registrada na Torá por Avraham Avinu é a Meharat Machpelá, a Gruta dos Patriarcas, em Hebron, no sul de Israel onde estão sepultados : Adam e Eva, Avraham e Sara, Yitschac e Rivca e Yaacov e Lea.

   
       
 
 
       
  Obama e o Futuro de Israel    
       
 

A administração Obama está buscando um “congelamento” total no “desenvolvimento dos assentamentos israelenses”, presumindo que eles são o grande obstáculo para a paz...

   
       
 
 
       
  Tempo Futuro    
       
 

Como os Judeus Inventaram a Esperança
Nós somos aquilo que escolhemos ser. A sociedade é aquilo que escolhemos fazer. O futuro está em aberto. Não há nada inevitável nos assuntos da humanidade...

   
       
 
 
       
  Em Defesa de Israel    
       
 
  • Perguntas mais frequentes
  • Libertar os palestinos do Hamas
  • Israel na mídia
  • Israel x Hamas
  • Israel x o terror
  • O Globo
  • Joao Pereira Coutinho, em seu Blog
  • Um mundo surdo, gago e miope
  • Gaza: hora de golpear o terrorismo
  • O elefante e a formiga
   
       
 
 
       
  Theresienstadt    
       
  O Estado de Israel mudou os termos da vida judaica. Em vez da tragédia da impotência, enfrenta os dilemas do poder. Desde o dia em que o país nasceu, Israel foi atacado em todas as frentes por todos os seus vizinhos. E assim tem sido, de uma maneira ou de outra, por todos estes anos. Nenhuma outra nação entre as centenas representadas na ONU tem tido seu próprio direito de existir repetidamente desafiado e negado. Nenhuma nação tem lutado mais bravamente na guerra, e nenhuma tem buscado mais ativamente a paz.    
       
 
 
       
  Massada    
       
  Às margens do Deserto da Judéia, num platô com vista para o Mar Morto, encontra-se a ruína escavada de uma cidadela real. Esta foi a última fortaleza defendida pelos judeus zelotes que se recusaram a submeter-se à ocupação romana. Quando eles não puderam mais se defender, Massada tornou-se o pano de fundo para um dos episódios mais dramáticos da História Judaica.    
       
 
 
       
  Tiberíades    
       
  Construída ao longo da costa do Kineret (Mar da Galiléia), próxima a dezessete fontes naturais de água quente, a cidade israelense de Tiberíades é conhecida como a “Cidade da Água”. É considerada uma das quatro “Cidades Sagradas” juntamente com Jerusalém, Hebron e Safed.    
       
 
 
       
  O Túmulo de Rachel    
       
  O túmulo de Rachel está localizado na cidade de Bethlehem, ao sul de Jerusalém. Durante séculos, esteve numa estrada deserta, e os descendentes de Rachel o visitavam para abrir o coração para ela – a mãe que habita um túmulo solitário à beira do caminho a fim de estar ali para seus filhos sofredores.    
       
 
 
       
  Tsefat    
       
  Lojas de alimentos orgânicos proclamam a perfeição do corpo, ao lado de escolas de Cabalá que proclamam a perfeição da alma.    
       
 
 
       
  Israel: ideologia do bem    
       
  Um dos últimos grandes desastres naturais ocorridos no planeta - o terremoto que atingiu o Paquistão, a Índia e o Afeganistão, em outubro de 2005 – tornou mais visível a postura humanitária de Israel que vem se repetindo ao longo dos anos, em casos semelhantes. Pondo de lado divergências ideológicas, pontos de vista antagônicos e ausência de laços diplomáticos legais, o governo de Israel, em poucas horas, se organiza e mobiliza equipes especiais de resgate, equipamentos, material cirúrgico, suprimentos e grupos de ajuda para atender as nações castigadas pela tragédia    
       
 
 
       
  Ajudando Israel    
       
  Se D'us quiser, quando você ler este artigo, a crise mais recente em Israel já terá passado – e será não apenas a mais recente, como a última. Mesmo assim, numa hora dessas, quando nossas preces, corações e pensamentos estão com nossos irmãos judeus, procuramos ansiosamente maneiras de ajudar.    
       
 
 
       
  Guerra: Mitos e Fatos    
       
  Mito: Israel está atacando e matando centenas de civis libaneses.
Fato: A morte de qualquer civil inocente é trágica e Israel lamenta a perda de vidas.
Por que os civis estão morrendo? Porque o Hesbolá se esconde entre os civis, usando aldeias, mesquitas e até residências particulares para armazenar e fabricar armas que incluem 12000 mísseis.
   
       
 
 
       
  Um só corpo    
       
  Todo Israel é um único corpo, insistia o Rebe. Quando um judeu em Nova York cumpre uma mitsvá, o corpo inteiro de Israel está cumprindo essa mitsvá; quando um judeu em Tel Aviv recita uma prece, o corpo inteiro de Israel reza através dele. Somos um membro estendendo-se para fora do entulho; nós o estamos mantendo vivo.    
       
 
 
       
  A Aritmética do Sofrimento    
       
  Não há democracia no mundo que possa tolerar mísseis sendo lançados contra suas cidades sem dar todos os passos razoáveis no sentido de impedir os ataques. A grande dúvida levantada pelas ações militares israelenses no Líbano é "o que é razoável"?    
       
 
 
       
  Nós temos a força    
       
  Há muita coisa que podemos fazer além de assistir a estes episódios, lamentarmos e derramar lágrimas por nossos irmãos na Terra Santa. Cada vez que acharmos que já fizemos nossa parte, não é ainda o suficiente e não devemos nos sentir satisfeitos nem descançar enquanto a vitória do bem sobre o mal não for conquistada e definitivamente atingida.    
       
 
 
       
  Uma luz para as Nações    
       
  Os tumultuados eventos em Israel nas última semanas foram agonizantes para a maioria dos judeus assistir. Seja alguém anti ou pró desocupação, ver soldados e colonos se confrontando entre si foi demais para suportar. Quase todos nós tivemos de desviar nossos olhos cheios de lágrimas da tela da TV. Judeus de todas as partes do mundo expressaram sua angústia ao verem estas imagens.    
       
 
 
       
  Entre o bem e o mal    
       
  Desde o início da Segunda Guerra, o mundo foi dividido em dois tipos de países: aqueles que expulsaram ou assassinaram judeus, e aqueles que rejeitaram os judeus que tinham sido expulsos ou tinham fugido de algum outro lugar. Se Israel já existisse, teria havido um país disposto a aceitar os refugiados judeus quando os Estados Unidos, Inglaterra e outras nações se recusaram.    
       
 
 
       
  Terra em troca da paz?    
       
  Um exército hostil ataca você, ou ameaça atacar, e exige um pedaço de território. Eles dizem: "Dê-nos um pedaço de terra, e o deixaremos em paz." O tema em questão é picuach nefesh, salvar vidas, que suplanta toda a Torá. Vamos para a guerra para impedir a ocupação do território pelo inimigo, ou cedemos a terra em retorno por uma promessa de futura não-agressão?    
       
 
 
       
  O Sorriso de Esther – apagado pelo terrorismo    
       
  Ontem pela manhã, quando li sobre o assassinato de sua filha, minha mulher Sharon e eu nos preparamos para ir ao funeral. Mais uma vez, em nosso pouco tempo em Israel, escutaríamos os gritos de dor de uma mãe que perdera um filho para o terrorismo.    
       
 
 
       
  Tsfat: o micvê do Arizal    
       
  Dentre os habitantes de Tsfat incluíam-se ilustres personalidades como Rav Moshe Cordevero, o grande cabalista, Rav Yosef Caro, autor do Shulchan Aruch, e Rav Shlomo Alkabetz, compositor de Lecha Dodi.    
       
 
 
       
  Yerushaláyim – Se eu esquecer de ti Jerusalém…    
       
  Yerushaláyim é para os judeus como a luz, a água e o ar. O centro para o qual nos voltamos três vezes ao dia para dirigir nossas preces ao Criador.    
       
 
 
       
  Declaração de amor    
       
  Me mantive vivo todos estes anos, espalhado em pedaços pelo mundo só para poder hoje lhe abraçar e dizer que jamais lhe esqueci um só instante.    
       
 
 
       
  Carta Aberta ao Mundo    
       
  Querido Mundo, sei que você está contrariado conosco, aqui em Israel. Na verdade, parece que você está bem zangado, furioso até. (Ultrajado?) De fato, a cada poucos anos você parece ficar aborrecido por nossa causa. Hoje, é a "brutal repressão aos palestinos"; ontem, era o Líbano; antes disso era o bombardeio ao reator nuclear em Bagdá e a Guerra de Yom Kipur e a Campanha do Sinai. Parece que os judeus que triunfam e que, portanto, vivem, incomodam você ainda mais. Evidentemente, querido mundo, muito antes de existir um Israel, nós - o povo judeu - já o incomodávamos.    
       
 
 
         
  ISRAEL - A Terra Santa sob a ótica do Rebe    
       
  Há muitos séculos, Israel está no núcleo dos acontecimentos históricos com repercussão em todo o mundo. Inúmeras batalhas e guerras aconteceram por causa de Israel; muitos povos sentiram, por algum motivo desconhecido, que este pedaço de terra lhes pertence. Apesar de, geograficamente, ser um país pequeno, praticamente todos os dias os jornais do mundo trazem notícias de Israel, com destaque. Mesmo pessoas que aparentemente não possuem ligação direta, se interessam pelo que acontece lá. Qual a razão? Por que um país tão pequeno merece ser a causa de tantos conflitos?    
       
 
 
         
  Uma Terra Santa    
       
  A Torá refere-se à Terra de Israel como uma Terra Santa. Isso aponta para seu lugar especial na criação de D'us, e em Sua providência sobre Seu mundo; na prática, esta santidade expressa-se no fato de que muitas das mitsvot relacionam-se especificamente com seu território e não podem ser cumpridas em nenhum outro lugar.    
       
top