Israel - Descobertas e Invenções
índice
   
 

Publicado na Rua Judaica
Edição 305 de 22/04
Diretor / Editor: Osias Wurman

(Marcella Rosen, presidente da News Untold, é a autora com David Kornhaber de "Tiny Dynamo" do qual este cronograma foi extraído).


Embora o grande foco internacional e da mídia esteja nos conflitos militares de Israel, o País discretamente tornou-se uma incubadora energética e ambiciosa de empreendedorismo e invenções. O que se segue é uma linha do tempo registrando algumas das inovações mais importantes e interessantes produzidas por israelenses durante o curto período de 65 anos, tempo da existência do País.

RUMMIKUB (1940s): Efraim Hertzano inventa o jogo de tabuleiro Rummikub, que se torna o mais vendido nos Estados Unidos em 1977.

METRALHADORA UZI (1948): o Major Uzi Gaf desenvolve a metralhadora Uzi, que é composta de inúmeras inovações mecânicas, resultando em uma arma automática mais curta e manuseável. Estima-se que foram produzidas mais de 10 milhões delas, utilizadas por vários países de todo o mundo.

SUPER CUKE (1950s): pesquisas de Esra Galun criaram sementes híbridas que produziram o primeiro pepino híbrido comercial do mundo. Das pesquisas de Galun resultaram técnicas pioneiras para o cultivo da maioria dos pepinos cultivados hoje. Posteriormente Galun passou a desenvolver melões que amadurecem mais cedo e batatas resistentes a doenças. Suas pesquisas continuam e influenciam os estudos genéticos de outras culturas.

ESCANER DE CÂNCER (1954): Efraim Frei, do Instituto Weizmann, iniciou pesquisas pioneiras e inovadoras sobre o efeito do magnetismo sobre o tecido humano. Seus trabalhos desenvolveram o sistema T-Scan para a detecção do câncer de mama, que a Food and Drug Administration dos EUA descreveu como um "significativo avanço".

PRIMEIROS COMPUTADORES (1955): o computador WEIZAC do Instituto Weizmann realiza seus primeiros cálculos. Com uma memória inicial de 1024 palavras armazenadas em um cilindro magnético, foi um dos primeiros computadores de grande porte com programas armazenados no mundo. Em 2006, o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos reconheceu o WEIZAC como uma conquista histórica nas áreas de informática e engenharia elétrica.

ENERGIA SOLAR (1955): Harry Zvi Tabor desenvolve um novo sistema de energia solar, que atualmente alimenta 95% dos aquecedores solares de água dos israelenses e é padrão para o aquecimento solar de água em todo o mundo.

AMNIOCENTESE (1956): o professor Leo Sachs do Instituto Weizman foi o primeiro que examinou células extraídas do líquido amniótico para diagnosticar possíveis anomalias genéticas ou infecções pré-natais em fetos em desenvolvimento. Seu trabalho se tornou conhecido como amniocentese, um procedimento de rotina agora realizado em mulheres grávidas em todo o mundo.

CÉLULAS DE SANGUE PRODUZIDAS EM LABORATÓRIO (1963): Sachs se tornou o primeiro pesquisador que fez crescer células normais do sangue humano em laboratório. Essa descoberta levou ao desenvolvimento de uma terapia que aumenta a produção de glóbulos brancos que são cruciais para pacientes com câncer submetidos à quimioterapia.

IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO (1965): Fundação da Netafim, que desenvolveu e distribui modernos sistemas de irrigação por gotejamento.

HOLOGRAMA COLORIDO (1966): Aser Friesem produz o primeiro holograma colorido do mundo. Suas pesquisas posteriores permitem explorar e desenvolver imagens em 3-D para displays de "alerta" para pilotos, médicos e outros sistemas de realidade virtual.

DESSALINIZAÇÃO (1967): Sydney Loeb da Universidade Ben-Gurion desenvolve o processo de dessalinização por osmose inversa, agora o padrão mundial.

PESQUISAS AVANÇADAS SOBRE CÉLULAS (1970): Ada Yonath estabelece o único laboratório em Israel sobre cristalografia de proteínas, que produz ciclos de pesquisas sobre a estrutura e funções do ribossoma, o componente subcelular que produz a proteína, que por sua vez controla toda a química dentro dos organismos. O seu trabalho estabeleceu uma base para o aparecimento do assim chamado "desenho racional de drogas (remédios)" para tratamento de vários tipos de leucemia, glaucoma e HIV, assim como antipsicóticos e antidepressivos. Junto com dois colegas, Yonath foi premiada em 2009 com o Prêmio Nobel em Química.

DESINTOXICAÇÃO DO SANGUE (1972): Meir Wilchek demonstra que a "cromatografia de afinidade" - um método que ele desenvolveu para a separação de materiais biológicos ou bioquímicos - pode ser utilizado para a desintoxicação do sangue humano. O trabalho levou à expansão das atuais tecnologias que são utilizadas em todo o mundo, para a remoção de veneno do sangue de pacientes.

AERONAVES DRONE (1973): os caças israelenses sofreram sérios danos durante a Guerra do Yom Kippur. Em resposta, Israel iniciou o desenvolvimento dos primeiros veículos aéreos não tripulados modernos - também conhecidos como UAVs ou Drones (Zangões). Os modernos drones israelenses são mais leves, menores e mais baratos do que qualquer dos seus antecessores, com capacidades de transmitir, em tempo real, vídeo com imagens de 360º, defletor chamariz de radar e operação em maiores altitudes operacionais. Os drones possibilitaram que Israel eliminasse as defesas aéreas da Síria no início da guerra de 1982 no Líbano, sem perder um único piloto. Os drones posteriores de projetos israelenses são utilizados atualmente para pesquisas civis e militares assim como para operações de vigilância ao redor do mundo.

PROCESSADORES DE COMPUTADORES (1974): a importante Intel estabelece uma filial para Pesquisas e Desenvolvimento em Israel, que resulta no avanço do globalmente onipresente processador 8088 e do chip Centrino.

SEGURANÇA DE COMPUTADORES (1977): Adi Shamir, em conjunto com dois colegas norte-americanos, descrevem um método de criptografia, que atualmente é conhecido como RSA, que é o processo de criptografia mais importante usado no mundo inteiro para proteger transações entre clientes e bancos, empresas de cartões de crédito e negócios da Internet.

PARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES DA ERA DIGITAL (1977): Abraham Lempel e Jacob Ziv desenvolvem os algoritmos de compressão de dados LZ. Além de suas pioneiras aplicações para distribuição de informações acadêmicas, os algoritmos se tornaram a principal base de partilhamento no início da era das informações entre computadores. Atualmente, os algoritmos LZ e seus derivados tornaram possível enviar diversos tipos de fotos e imagens entre computadores de forma rápida e fácil.

ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS (1980): Shlomo Navarro inventa um sistema de armazenamento simples, mas que se tornou um paradigma para o armazenamento de alimentos, destinado a ajudar os agricultores sem recursos financeiros para armazenar e manter suas culturas para não estragarem após a colheita. O sistema evoluiu para Cocoons (casulos) GrainPro, recipientes herméticos e a prova d´água utilizados em todo o mundo para evitar os efeitos nocivos da deterioração e de parasitas sem o uso de pesticidas.

TRATAMENTO DA LEUCEMIA (1981): Elli Canaani do Weizmann Institute produz pesquisas sobre os processos moleculares que levam à leucemia mielogênica crônica ou CML (Chronic Myelogenous Leukemia), que resultaram no desenvolvimento do Gleevec, uma droga para tratamento de pacientes com LMC em todo o mundo. Os processos moleculares descobertos por Canaani foram subsequentemente utilizados no tratamento de outras leucemias, bem como determinados tumores e linfomas.

ENTENDIMENTO A ATIVIDADE CELULAR (1981): Avram Hershko e Aaron Ciechanover - juntamente com o colega americano Irwin Rose – começaram seus trabalhos que levaram à descoberta da ubiquitina, um "rótulo" molecular que regula a destruição de proteínas nas células. A descoberta produziu uma melhoria dramática na compreensão das funções celulares e os processos que provocam doenças como o câncer do colo do útero e a fibrose cística. Em reconhecimento ao seu trabalho, a equipe recebeu em 2004 o Prêmio Nobel em Química.

UMA NOVA FORMA DE MATÉRIA (1982): o cientista israelense Daniel Shechtman descobre os quasicristais, uma "nova" forma de matéria que tinha sido considerada como sendo não só inexistente, mas também impossível. Shechtman tornou-se objeto de desprezo e ridículo, mas a sua descoberta lhe valeu em 2011 o Prêmio Nobel de Química. As aplicações dos quasicristais vão desde o mundano (panelas antiaderentes) ao arcano (supercondutores e materiais industriais superisolantes).

"LINGUAGEM" DE COMPUTADOR (1986): o cientista da computação David Harel desenvolve a Statecharts, uma linguagem de computador revolucionária usada para descrever e projetar sistemas complexos. A Statecharts é utilizada em todo o mundo nas áreas de aviação à química. O trabalho de Harel também é aplicado para a análise das estruturas genéticas de seres vivos, com o objetivo de aplicar descobertas posteriores para a análise e tratamento de doenças infecciosas, e outros processos biológicos.

PROGRESSOS NA IMUNOLOGIA (1991): o professor Yair Reisner do Instituto Weizmann anuncia a criação de ratos com pleno funcionamento do sistema imunológico humano. Descrito sob a perspectiva imunológica como "seres humanos com pelos", os ratos forneceram pela primeira vez uma arena no mundo real para o estudo de doenças humanas, o que representou um grande passo na busca de uma cura para a AIDS, hepatite A e B, e outras doenças infecciosas.

MONITOR DE BEBÊS (1991): Haim Shtalryd desenvolve o monitor de berço Babysense, que se tornou o mais utilizado equipamento de segurança infantil em milhões de lares por todo o mundo.

IMPRESSORA DE ESCRITÓRIO (1993): a Índigo Inc. baseada em Rehovot apresenta o 1000 E-Print, que permite que operadores de pequeno porte possam produzir documentos de qualidade de imprensa diretamente de um arquivo de computador, revolucionando as operações de ambientes de trabalho de todos os matizes.

SEGURANÇA DE COMPUTADORES (1993): Gil Shwed, de 25 anos e dois parceiros estabelecem a empresa de segurança de computadores Check Point. Em apenas dois anos, a Check Point assina contratos com a HP e a Sun Microsystems. A empresa tem um crescimento fenomenal, e em 1996 torna-se a principal fornecedora de serviços de firewall e segurança - incluindo antivírus, antispam e componentes de segurança para evitar a perda de dados - para empresas de todos os tamanhos ao redor do globo.

TRATAMENTO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA (1996): a Teva Pharmaceuticals introduz o Copaxone, o único tratamento de esclerose múltipla não-interferon. É o tratamento mais vendido do mundo para a EM. O Copaxone ajuda a reduzir as recaídas e podem moderar a progressão dessa doença degenerativa.

MENSAGENS INSTANTÂNEAS (1996): a Mirabilis lança o ICQ, o primeiro sistema de mensagens instantâneas em toda a Internet. A America Online adota a tecnologia e populariza o mundo do bate-papo online.

DICIONÁRIO PARA COMPUTADOR (1997): introdução do Babylon, dicionário e tradutor para computador. Em apenas três anos já tinha mais de quatro milhões de usuários. O Babylon se tornou integrado na maioria dos programas de nível de usuário da Microsoft, permitindo a tradução contínua entre idiomas de milhões de palavras com o clique de um mouse.

LABORATORIO "PORTÁTIL" DO SONO (1997): a Itamar Medical Ltd. é fundada, e logo traz ao mercado o seu laboratório do sono WatchPAT, o que representa uma mudança de paradigma no tratamento dos distúrbios do sono.

PÍLULA CAMÊRA (1998): a Given Imaging desenvolve a PillCam, que se tornou o padrão global para a imagem do intestino delgado.

PRIMEIROS SOCORROS (1998): Bernard Bar-Natan faz a primeira venda da sua Atadura de Emergência. Um avanço gigante em curativos prontos, e que se tornou equipamento padrão em kits civis e militares de primeiros socorros em todo o mundo.

NANOFIO (1998): os pesquisadores Uri Sivan, Erez Braun e Yoav Eichen informam que usaram o DNA para induzir partículas de prata para reunir-se em "nanofios", um cordão metálico mil vezes mais fino que um cabelo humano. Além de demarcar um novo território na fronteira da miniaturização de componentes elétricos, o fio conduz realmente a eletricidade, marcando a primeira vez que um componente de automontagem foi produzido para a função e estabeleceu um caminho para avanços exponenciais no campo da nanotecnologia.

SISTEMAS DE SEGURANÇA PARA CARROS BASEADOS NA VISÃO (1999): Amnan Shashua e Ziv Aviram fundam a Mobileye, uma empresa que fornece sistemas avançados ópticos para fabricantes de automóveis para aumentar a segurança e reduzir os acidentes de trânsito.

FLASH DRIVE (2000): a M-Systems apresenta a unidade flash nos Estados Unidos. Menores, mais rápidos e mais confiáveis do que os disquetes ou CD-ROMs, eles vêm para substituir essas tecnologias em todo o mundo.

TECNOLOGIA AVANÇADA PARA RESPIRAÇÃO SUBAQUÁTICA (2001): Alon Bodner funda a Like-A-Fish, que fabrica aparelhos de respiração subaquáticos revolucionários que extraem o oxigênio da água.

SISTEMA PIONEIRO PARA CIRURGIAS DE COLUNA (2001): a Mazor Robótica é fundada e apresenta o seu assistente robótico cirúrgico SpineAssist, o robô mais avançado para a cirurgia da coluna em uso hoje. RESGATE / COMBATE AÉREO URBANO (2002): Rafi Yoeli desenvolve o conceito inicial para o meio de transporte urbano AirMule, um veículo de combate e salvamento.

DETECTOR DE TERRORISTAS (2002): na esteira da retomada de atividades terroristas contra Israel e os Estados Unidos, Ehud Givon monta uma equipe de pesquisadores para desenvolver um avançado e infalível "detector de terroristas", resultando no sistema de segurança WeCU.

MICROCOMPUTADOR (2003): o cientista Ehud Shapiro do Weitzmann desenvolve a menor "máquina" DNA do mundo para computação, uma composição de enzimas e moléculas de DNA capazes de realizar cálculos matemáticos.

IMAGENS DE TUMORES DA MAMA (2003): a FDA aprova o 3TP, um procedimento avançado de ressonância magnética, para utilização na análise de tumores da mama. Produto da ideia de Hadassa Degani, o 3TP distingue os crescimentos mamários entre benignos e malignos sem a necessidade de cirurgia invasiva.

TECIDOS ANTIBACTERIANOS (2003): Aharon Gedanken se envolve no tratamento de tecidos para evitar o crescimento de bactérias, que eventualmente irá levá-lo a desenvolver a tecnologia para o tratamento de tecidos hospitalares com um "revestimento" antibacteriano, que irá reduzir drasticamente as taxas de infecção hospitalar.

CHIP DE COMPUTADOR CENTRINO (2004): a Intel Israel libera a primeira geração de microprocessadores Centrino. O Centrino é a pedra angular da Intel para a computação móvel, que está em milhões de computadores portáteis em todo o mundo. Sucessivas gerações de Centrino melhoraram as funções de laptops, a velocidade, a vida útil da bateria e recursos de comunicação sem fio.

TÉCNICA DE IMAGENS DE TUMORES (2005): a InSightec recebe aprovação da FDA para o sistema ExAblate ® 2000, o primeiro a combinar a imagem RM com o ultrassom de alta intensidade concentrada para a visualização de tumores no corpo, tratá-los termicamente e monitorar a recuperação de um paciente após o tratamento em tempo real, e de forma não invasiva. Milhares de pacientes em todo o mundo têm sido tratados.

TECIDOS HUMANOS CULTIVADOS EMLABORATÓRIO (2005): Dra. Shulamit Levenberg publica os resultados do seu trabalho no desenvolvimento de tecidos humanos. Trabalhando com células-tronco de camundongos, Levenberg e seu parceiro Robert Langer produzem em laboratório o primeiro tecido humano gerado em laboratório que não é rejeitado pelo seu hospedeiro. Levenberg prossegue para a utilização de células tronco para criar tecido vivo e pulsante para o coração humano e os componentes necessários para a implantação na circulação no corpo humano.

ÁGUA DO AR (2006): o pesquisador Etan Bar funda a EWA Technologies Ltd. em 2008 para a produção de um sistema limpo e ‘verde’ que "recolhe" a água da umidade do ar. A tecnologia representa um benefício não só para moradores de áreas desérticas, mas também para agricultores e municípios ao redor do mundo. Cada equipamento tem o potencial de fornecer um ano inteiro de água para duas famílias americanas médias, sem contribuir para o aquecimento global ou poluição.

TRATAMENTO PARA PARKINSON (2006): a FDA aprova o AZILECT, um tratamento inovador para a doença de Parkinson desenvolvido por John Finberg e Youdim Moussa. O AZILECT retarda dramaticamente a progressão da doença de Parkinson em pacientes recentemente diagnosticados, aumentando a longevidade do corpo e das funções do cérebro e a melhoria da qualidade de vida de milhões em todo o mundo.

PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS (2007): a empresa Beeologics baseada em Rehovot é formada para se dedicar à preservação das abelhas, que estão sob a ameaça da ‘Desordem de Colapso de Colonia’ e que são vitais para o abastecimento mundial de alimentos.

SEGURANÇA DE AEROPORTOS (2007): o aeroporto Internacional Logan em Boston começa o teste de um novo detector de detritos na pista pelo Sistema Xsight.O Xsight utiliza monitores de vídeo e radares para identificar e rastrear detritos na pista, que foram causa de vários acidentes aéreos, incluindo a queda em 2000 de um avião Concorde que matou 113 pessoas. O Xsight tem o potencial para salvar mais de US$ 14 bilhões por ano e um número incontável de vidas.

ESTABILIZADOR DE VÍTIMAS DE TRAUMA (2007): Dr. Omri Lubovsky e sua irmã, a engenheira mecânica Michal Peleg-Lubovsky, apresentam o LuboCollar, um dispositivo destinado para estabilizar as vítimas de trauma, mantendo as vias aéreas abertas. O dispositivo substitui o procedimento padrão de entubar pacientes vítimas de trauma antes do transporte, poupando uma média de cinco minutos críticos entre o local e o hospital.

PROJETOS DE ENERGIA SOLAR HISTÓRICOS (2008): a BrightSource Energy Inc. começa a formalização de acordos com empresas de energia da Califórnia para o desenvolvimento dos dois maiores projetos de energia solar do mundo.

MONITOR DE SEPTICEMIA (2008): a Cheetah Medical baseada em Tel Aviv apresenta o NICOM, um monitor de cabeceira hospitalar que pode detectar e determinar o tratamento para sepse, que ocorre em aproximadamente um em cada 1.000 pacientes hospitalares americanos anualmente. A septicemia anteriormente era tratada apenas depois de um tratamento invasivo exploratório, que por sua vez poderia resultar em septicemia. O dispositivo foi imediatamente utilizado por centenas de hospitais em todo o mundo.

PISCICULTURA AVANÇADA (2008): a GFA Advanced Systems Ltd. lança o ‘Crie Peixes em Qualquer Lugar’, uma forma de cultivo fechado sustentável e autossuficiente para a criação de peixes que não é dependente de uma fonte de água e não cria nenhuma descarga poluente.

UMA FORMA DIFERENTE DE ENERGIA SOLAR (2008): Yossi Fisher co-funda a Solaris Synergy, uma empresa que cria conjuntos de painéis de energia solares que flutuam na água.

BATATA RESISTENTE (2008): o professor David Levy da Universidade Hebraica, após 30 anos de pesquisa, desenvolve uma linhagem poderosa de batata, que pode ser cultivada em locais com elevada temperatura ambiente e irrigadas com água salgada. Ele compartilha as suas descobertas - e discussões - com cientistas do Egito, Líbano, Jordânia e Marrocos.

LOCALIZADOR DE BAGAGENS (2009): Yossi Naftali funda a Naftali Inc. e começa a distribuir o localizador de bagagens Easy-To-Pick, uma etiqueta de bagagem remota que alerta os viajantes quando a sua bagagem chegou à esteira de bagagens.

MÃO ARTIFICIAL (2009): o Professor Yossi Shacham-Diamand e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv tiveram sucesso com a fiação de uma mão artificial produzida na Europa concebida para o braço amputado de um humano. Além de realizar atividades complexas, incluindo a escrita, a pessoa relata ser capaz de sentir os dedos. Alcançar essa sensação representa o culminar do trabalho de Shacham-Diamand e um avanço na evolução de membros artificiais.

PURIFICAÇÃO DE ÁGUA (2010): a Greeneng Solutions lança o primeiro de seus sistemas baseados no ozônio para a purificação da água. Projetado para aplicações comerciais, industriais e domésticas, a linha Greeneng de produtos utiliza a infusão de ozônio na água para a eliminação de germes em equipamentos de cozinha, superfícies domésticas, piscinas e muito mais. A purificação com ozônio é mais rápida e eficaz do que o padrão global de cloro adicionado à água da torneira, e o ozônio não produz os efeitos colaterais prejudiciais do cloro, tais como asma e da contaminação da água utilizada.

TRATAMENTO DE PERDA DA VISÃO (2010): a VisionCare Ophthalmic Technologies inaugura o dispositivo CentraSight, um implante telescópico para degeneração macular produzida pelo envelhecimento da pessoa. O CentraSight é o primeiro e único tratamento para a AMD (Age-related Macular Degeneration), uma doença da retina que é a causa mais comum de cegueira entre os idosos do "primeiro mundo".

CÂMERA DE VÍDEO EM MINIATURA (2011): a Medigus Ltd. desenvolve a menor câmera de vídeo do mundo, medindo apenas 0,99 milímetros. O dispositivo é utilizado para diagnósticos e tratamentos de diversas doenças gastrointestinais.

AJUDANDO PARAPLÉGICO ANDAR (2011): a FDA aprova o uso clínico de ReWalk, um exoesqueleto biônico desenvolvido pela Argo Technologies que permite que paraplégicos fiquem de pé, caminhem e subam escadas.

TRATAMENTO DE TUMOR DE MAMA (2011): a IceCure Medical lança o IceSense 3, um dispositivo que destrói os tumores benignos da mama, infundindo-os com gelo. O procedimento é rápido, indolor, acessível e é realizado em regime de ambulatório. Pouco tempo depois, começaram os ensaios clínicos para estudar a eficácia do tratamento em tumores malignos da mama.

DEFESA COM MÍSSEIS (2011): o Iron Dome (Domo de Ferro), um sistema de defesa antimíssil de curto alcance desenvolvido pela Rafael Sistemas Avançados de Defesa, que abate foguetes Grad disparados de Gaza contra Israel. Pela primeira vez mísseis de curto alcance foram interceptados, abrindo novas possibilidades para a defesa civil e militar e em zonas de fronteira de conflito no mundo.

CÉLULAS-TRONCO DE ESPÉCIES ANIMAIS EM PERIGO DE EXTINÇÃO (2012): o cientista israelense Inbar Friedrich Ben-Nun lidera uma equipe de pesquisadores para a produção de células-tronco de rinocerontes ameaçados e primatas em cativeiro. O procedimento tem o potencial para melhorar a saúde de membros de várias espécies em perigo, bem como protelar a sua extinção.

TRATAMENTO DA DIABETES (2012): DiaPep277, uma vacina com base nos trabalhos de Irun Cohen, mostra uma melhoria significativa da condição da diabetes Tipo 1 (juvenil) em doentes recentemente diagnosticados. AJUDANDO PESSOAS CEGAS A "VEREM" SONS (2012): Dr. Amir Amedi e sua equipe da Universidade Hebraica demonstraram que sons criados por um dispositivo de substituição sensorial (SSD= Sensory Substituition Device)) ativa o córtex visual no cérebro de pessoas congenitamente cegas. A ressonância magnética de pessoas cegas que utilizam o dispositivo mostra as mesmas respostas do cérebro de pessoas que enxergam. Essa descoberta permite que a equipe adapte o SSD para que indivíduos cegos possam "ver" os seus arredores, aprendendo a interpretar os sinais de áudio visualmente.

EMBALAGEM DE ALIMENTOS FUTURISTA (2012): a engenheira de computação israelense Daphna Nissenbaum criou um material de embalagem revolucionário para alimentos, 100 por cento biodegradável. A sua empresa, Tiva, produz materiais para saquinhos para bebidas, barrinhas de lanches, iogurtes e outros alimentos – e todos oferecem um mínimo de seis meses de vida útil, e se decomporão completamente em aterros sanitários, e poderão ser transformados em adubo industrial e doméstico.

A "PARTÍCULA DE D’US" (2012): o Grande Colisor de Hádrons na Suíça produz o Santo Graal da física - o bóson de Higgs, ou a "partícula de D’us", uma partícula subatômica que explica a existência da matéria e a diversidade no universo. Uma equipe do Technion de Israel foi encarregada da construção e monitoramento dos detectores elementares do colisor de partículas, sem os quais a descoberta do bóson de Higgs teria sido impossível.

 

 

   
   
top