índice
  Um só corpo
 

Por Yanki Tauber

 

Se você é uma criatura unicelular, basicamente precisa fazer tudo por si mesmo.

Ser um corpo significa que cada parte faz coisas para as outras. Por exemplo: toda célula em nosso corpo exige oxigênio, mas este é inalado pela boca e processado pelos pulmões. Da mesma forma, cada parte do corpo precisa ou deseja comer, beber, pensar, falar, cantar, caminhar, dançar, atirar uma bola, plantar um jardim e assistir a um pôr-do-sol.

Alguns tecidos, órgãos e membros assumem a tarefa e o fazem para todos
os outros.

Quando uma boca fala, não é uma boca falando - o corpo inteiro está falando através da boca. O mesmo acontece quando o cérebro pensa, o estômago digere, ou o dedão do pé esquerdo testa a temperatura da água da banheira.

Um corpo é mais que um objeto físico. É uma idéia espiritual: o conceito de que uma ação feita por uma das partes coletivas é, na essência, uma ação do todo.

Imagine um indivíduo preso sob um edifício que desabou. A equipe de busca e resgate o localizou, mas levará horas até que consigam desenterrá-lo. Porém há uma pequena fissura num destroço - suficiente apenas para a vítima estender a mão a eles. Como estão em contato com este único membro, a equipe pode monitorar seus sinais vitais, oferecer conforto e encorajamento, e até administrar-lhe os fluidos vitais, nutrientes e medicação para sustentá-lo até que possa ser completamente libertado.

Nos dias do governo comunista na Rússia, o Rebe empregou essa metáfora para descrever o estado dos judeus sob os soviéticos. O estudo de Torá e o cumprimento das mitsvot é nosso próprio sangue vital; sem eles não poderíamos sobreviver como um povo. Mas durante três gerações, milhões de judeus não puderam conduzir um Sêder de Pêssach, acender uma vela de Shabat, ler um versículo da Torá ou afixar uma mezuzá à porta; viviam encurralados sob condições que os impediam de ter acesso direto ao alimento e oxigênio da alma judaica. Estas porções do nosso povo iriam atrofiar e morrer, D'us não o permita?

Porém todo Israel é um único corpo, insistia o Rebe. Quando um judeu em Nova York cumpre uma mitsvá, o corpo inteiro de Israel está cumprindo essa mitsvá; quando um judeu em Tel Aviv recita uma prece, o corpo inteiro de Israel reza através dele. Somos um membro estendendo-se para fora do entulho; nós o estamos mantendo vivo.O Rebe também dizia: Isso funciona também da maneira inversa. Somos afortunados por não precisarmos fazer grandes sacrifícios para sermos judeus; não enfrentamos os testes diários de fé e os constantes desafios à nossa própria identidade que os judeus que viviam sob o regime soviético tiveram de confrontar. Somos livres para expressar e concretizar nosso Judaísmo sem obstáculos. Porém a liberdade e a fartura também podem ser uma ameaça à sobrevivência judaica, não menor que as dificuldades e provações; enfrentamos os abismos da complacência e da indiferença. Nesse sentido, somos o corpo encurralado sob o entulho, e eles são a mão estendida... Na mesma medida que os sustentamos, eles nos sustentam.Atualmente, enfrentamos novamente uma situação na qual uma parte significativa de nosso povo está vivendo sob provações e ameaça. Nossos irmãos na Terra de Israel estão cercados de inimigos que lançam foguetes de morte e destruição sobre suas estações de trem e edifícios, que se explodem nas ruas e nos shopping centers; enquanto isso, um mundo em grande parte indiferente intervém apenas para tentar
restringir os esforços de Israel para se defender.

No decorrer dos anos, sempre que os judeus em Israel enfrentaram ameaças semelhantes por parte de seus inimigos, o Rebe nos conclamava a intensificarmos nossos atos de bondade e santidade. Uma mitsvá de nossa parte, insistia o Rebe, traria proteção e segurança aos nossos irmãos na Terra Santa.

Ao nível mais básico, podemos entender isso como um toma-lá-dá-cá: enviamos uma prece ou fazemos uma mitsvá para D'us, e em retorno, Ele envia Sua bênção e proteção aos judeus em Israel.

Num nível mais profundo, não é uma questão de "nós" fazendo algo para "eles". Se realmente nos considerarmos como um único corpo, então cada ação positiva que fizermos aumenta a vitalidade espiritual de todo o corpo de Israel. Toda mitsvá que cumprimos infunde nosso ser coletivo com a força e a coragem para emergirmos vitoriosos em todas as nossas batalhas, conquistando a segurança e a tranqüilidade na Terra Santa.

 
top