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Se
você é uma criatura unicelular, basicamente precisa fazer
tudo por si mesmo.
Ser um corpo significa que cada parte faz coisas para as outras. Por exemplo:
toda célula em nosso corpo exige oxigênio, mas este é
inalado pela boca e processado pelos pulmões. Da mesma forma, cada
parte do corpo precisa ou deseja comer, beber, pensar, falar, cantar,
caminhar, dançar, atirar uma bola, plantar um jardim e assistir
a um pôr-do-sol.
Alguns tecidos, órgãos e membros assumem a tarefa e o fazem
para todos
os outros.
Quando uma boca fala, não é uma boca falando - o corpo inteiro
está falando através da boca. O mesmo acontece quando o
cérebro pensa, o estômago digere, ou o dedão do pé
esquerdo testa a temperatura da água da banheira.
Um corpo é
mais que um objeto físico. É uma idéia espiritual:
o conceito de que uma ação feita por uma das partes coletivas
é, na essência, uma ação do todo.
Imagine um indivíduo preso sob um edifício que desabou.
A equipe de busca e resgate o localizou, mas levará horas até
que consigam desenterrá-lo. Porém há uma pequena
fissura num destroço - suficiente apenas para a vítima estender
a mão a eles. Como estão em contato com este único
membro, a equipe pode monitorar seus sinais vitais, oferecer conforto
e encorajamento, e até administrar-lhe os fluidos vitais, nutrientes
e medicação para sustentá-lo até que possa
ser completamente libertado.
Nos dias do governo comunista na Rússia, o Rebe empregou essa metáfora
para descrever o estado dos judeus sob os soviéticos. O estudo
de Torá e o cumprimento das mitsvot é nosso próprio
sangue vital; sem eles não poderíamos sobreviver como um
povo. Mas durante três gerações, milhões de
judeus não puderam conduzir um Sêder de Pêssach, acender
uma vela de Shabat, ler um versículo da Torá ou afixar uma
mezuzá à porta; viviam encurralados sob condições
que os impediam de ter acesso direto ao alimento e oxigênio da alma
judaica. Estas porções do nosso povo iriam atrofiar e morrer,
D'us não o permita?
Porém todo Israel é um único corpo, insistia o Rebe.
Quando um judeu em Nova York cumpre uma mitsvá, o corpo inteiro
de Israel está cumprindo essa mitsvá; quando um judeu em
Tel Aviv recita uma prece, o corpo inteiro de Israel reza através
dele. Somos um membro estendendo-se para fora do entulho; nós o
estamos mantendo vivo.O Rebe também dizia: Isso funciona também
da maneira inversa. Somos afortunados por não precisarmos fazer
grandes sacrifícios para sermos judeus; não enfrentamos
os testes diários de fé e os constantes desafios à
nossa própria identidade que os judeus que viviam sob o regime
soviético tiveram de confrontar. Somos livres para expressar e
concretizar nosso Judaísmo sem obstáculos. Porém
a liberdade e a fartura também podem ser uma ameaça à
sobrevivência judaica, não menor que as dificuldades e provações;
enfrentamos os abismos da complacência e da indiferença.
Nesse sentido, somos o corpo encurralado sob o entulho, e eles são
a mão estendida... Na mesma medida que os sustentamos, eles nos
sustentam.Atualmente, enfrentamos novamente uma situação
na qual uma parte significativa de nosso povo está vivendo sob
provações e ameaça. Nossos irmãos na Terra
de Israel estão cercados de inimigos que lançam foguetes
de morte e destruição sobre suas estações
de trem e edifícios, que se explodem nas ruas e nos shopping centers;
enquanto isso, um mundo em grande parte indiferente intervém apenas
para tentar
restringir os esforços de Israel para se defender.
No decorrer dos anos, sempre que os judeus em Israel enfrentaram ameaças
semelhantes por parte de seus inimigos, o Rebe nos conclamava a intensificarmos
nossos atos de bondade e santidade. Uma mitsvá de nossa parte,
insistia o Rebe, traria proteção e segurança aos
nossos irmãos na Terra Santa.
Ao nível mais básico, podemos entender isso como um toma-lá-dá-cá:
enviamos uma prece ou fazemos uma mitsvá para D'us, e em retorno,
Ele envia Sua bênção e proteção aos
judeus em Israel.
Num nível mais profundo, não é uma questão
de "nós" fazendo algo para "eles". Se realmente
nos considerarmos como um único corpo, então cada ação
positiva que fizermos aumenta a vitalidade espiritual de todo o corpo
de Israel. Toda mitsvá que cumprimos infunde nosso ser coletivo
com a força e a coragem para emergirmos vitoriosos em todas as
nossas batalhas, conquistando a segurança e a tranqüilidade
na Terra Santa.
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