|  | No Templo Sagrado, 
        os cohanim pronunciavam o nome de D'us em cada versículo da bênção 
        da maneira como é escrito o Nome, por extenso: Yud, Hê, Vav, 
        Hê. Isto é proibido fora do Templo Sagrado.
 Atualmente, em Israel ou numa sinagoga sefaradita fora de Israel, podemos 
        ouvir a bênção dos cohanim todos os dias. Entretanto, 
        numa sinagoga askenazita fora de Israel, a bênção 
        dos cohanim é recitada somente em datas especiais como Pêssach, 
        Shavuot, Sucot, Rosh Hashaná e Yom Kipur.
 
 Quando o chazan (cantor litúrgico) termina a bênção 
        de "Modim" na prece mussaf, ele proclama: "Cohanim!" 
        Todos os cohanim presentes se dirigem à frente da sinagoga.
 
 O chazan é o primeiro que pronuncia cada palavra da bênção 
        que inclui três versículos vagarosamente. Os cohanim a repetem:
 
 “Que D'us te abençoe e te guarde!
 
 Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre 
        graça (a Seus olhos)!
 
 Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!”
 
 A Torá descreve na Parashá de Nassô que D'us fala 
        a Moshê que ordene aos cohanim: "Assim abençoarão 
        os filhos de Israel..."
 
 De que forma? De pé.e de mãos erguidas em direção 
        ao céu.
 
 Por que os cohanim também estendem os dedos? Quando os judeus souberam 
        que os cohanim os abençoariam, protestaram. "Mestre do Universo," 
        disseram, "por que Tu nos abençoas através de terceiros? 
        Desejamos que Tu nos abençoe diretamente!" D'us replicou: 
        "Apesar de ter ordenado aos cohanim que os abençoe, Eu também 
        estarei presente." Por este motivo, ao recitar estas bênçãos, 
        os cohanim deixam espaços entre os dedos que indicam que o Todo 
        Poderoso, Ele próprio está presente “atrás 
        de nós."
 
 No Templo Sagrado, a Shechiná encontrava-se atrás dos ombros 
        dos cohanim, e irradiava através das aberturas entre seus dedos. 
        As pessoas estavam proibidas de olhar para a Shechiná, Presença 
        Divina, durante a recitação da bênção 
        sacerdotal. O costume atual é de não olhar para os cohanim 
        durante a bênção dos cohanim.
 
 Ao recitar a bênção, os cohanim ficam de frente para 
        a congregação, pronunciam as palavras em Hebraico e antes 
        dela fazem uma berachá: "Bendito és Tu, D'us, nosso 
        D'us, Rei do Universo, Que nos santificou com a santidade de Aharon e 
        nos ordenou abençoar Seu povo de Israel com amor."
 
 Os cohanim, descendentes de Aharon, receberam a honra de conceder a bênção 
        da paz pelo mérito de Aharon, que amava a paz e trazia paz onde 
        quer que percebesse discórdia e obtinha sucesso.
 
 D'us introduziu a bênção dos cohanim com a expressão 
        "Assim", aludindo ao patriarca Avraham, a quem Ele abençoou: 
        "Assim será tua semente." (Bereshit 15:5)
 
 D’us falou a Avraham: "Avraham, que bênção 
        posso te dar? Que você seja um tsadic perfeito? Você o é. 
        Você foi lançado à fornalha ardente para santificar 
        Meu Nome; abriu uma pousada para acomodar viajantes e trazê-los 
        parar sob as asas da Shechiná; e disseminou Meu Nome pelo mundo 
        inteiro.
 
 Que sua esposa seja uma tsadeket? Ela já o é.
 
 Que os membros de sua casa sejam tsadikim? Eles já o são.
 
 Tenho apenas uma bênção para você: 'Assim será 
        sua semente' - que sua semente seja exatamente como você!"
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