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No Templo Sagrado,
os cohanim pronunciavam o nome de D'us em cada versículo da bênção
da maneira como é escrito o Nome, por extenso: Yud, Hê, Vav,
Hê. Isto é proibido fora do Templo Sagrado.
Atualmente, em Israel ou numa sinagoga sefaradita fora de Israel, podemos
ouvir a bênção dos cohanim todos os dias. Entretanto,
numa sinagoga askenazita fora de Israel, a bênção
dos cohanim é recitada somente em datas especiais como Pêssach,
Shavuot, Sucot, Rosh Hashaná e Yom Kipur.
Quando o chazan (cantor litúrgico) termina a bênção
de "Modim" na prece mussaf, ele proclama: "Cohanim!"
Todos os cohanim presentes se dirigem à frente da sinagoga.
O chazan é o primeiro que pronuncia cada palavra da bênção
que inclui três versículos vagarosamente. Os cohanim a repetem:
“Que D'us te abençoe e te guarde!
Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre
graça (a Seus olhos)!
Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!”
A Torá descreve na Parashá de Nassô que D'us fala
a Moshê que ordene aos cohanim: "Assim abençoarão
os filhos de Israel..."
De que forma? De pé.e de mãos erguidas em direção
ao céu.
Por que os cohanim também estendem os dedos? Quando os judeus souberam
que os cohanim os abençoariam, protestaram. "Mestre do Universo,"
disseram, "por que Tu nos abençoas através de terceiros?
Desejamos que Tu nos abençoe diretamente!" D'us replicou:
"Apesar de ter ordenado aos cohanim que os abençoe, Eu também
estarei presente." Por este motivo, ao recitar estas bênçãos,
os cohanim deixam espaços entre os dedos que indicam que o Todo
Poderoso, Ele próprio está presente “atrás
de nós."
No Templo Sagrado, a Shechiná encontrava-se atrás dos ombros
dos cohanim, e irradiava através das aberturas entre seus dedos.
As pessoas estavam proibidas de olhar para a Shechiná, Presença
Divina, durante a recitação da bênção
sacerdotal. O costume atual é de não olhar para os cohanim
durante a bênção dos cohanim.
Ao recitar a bênção, os cohanim ficam de frente para
a congregação, pronunciam as palavras em Hebraico e antes
dela fazem uma berachá: "Bendito és Tu, D'us, nosso
D'us, Rei do Universo, Que nos santificou com a santidade de Aharon e
nos ordenou abençoar Seu povo de Israel com amor."
Os cohanim, descendentes de Aharon, receberam a honra de conceder a bênção
da paz pelo mérito de Aharon, que amava a paz e trazia paz onde
quer que percebesse discórdia e obtinha sucesso.
D'us introduziu a bênção dos cohanim com a expressão
"Assim", aludindo ao patriarca Avraham, a quem Ele abençoou:
"Assim será tua semente." (Bereshit 15:5)
D’us falou a Avraham: "Avraham, que bênção
posso te dar? Que você seja um tsadic perfeito? Você o é.
Você foi lançado à fornalha ardente para santificar
Meu Nome; abriu uma pousada para acomodar viajantes e trazê-los
parar sob as asas da Shechiná; e disseminou Meu Nome pelo mundo
inteiro.
Que sua esposa seja uma tsadeket? Ela já o é.
Que os membros de sua casa sejam tsadikim? Eles já o são.
Tenho apenas uma bênção para você: 'Assim será
sua semente' - que sua semente seja exatamente como você!" |