índice
  Nós temos a força
 

 

 

Em conexão a data de Guimel Tamuz e nos ligando ao Rebe através das mensagens e ensinamentos deixados em suas obras, e de como devemos trazê-los em nossa vida, na prática…há muita coisa que podemos fazer além de assistir a estes episódios, lamentarmos e derramar lágrimas por nossos irmãos na Terra Santa. Cada vez que acharmos que já fizemos nossa parte, não é ainda o suficiente e não devemos nos sentir satisfeitos nem descansar enquanto a vitória do bem sobre o mal não for conquistada e definitivamente atingida.

O homem que para de ascender, tende a cair. Esta afirmação se torna ainda mais concreta em relação ao nosso refinamento que pode ser obtido através do cumprimento das mitsvot da Torá.

O Rebe nos ensinou o poder de uma mitsvá. Quando nos tornamos um só povo unidos por um ideal podemos continuar pequenos em número, mas nos tornamos gigantes espiritualmente. Ligados uns aos outros através das mitsvot, que atraem a força necessária para vencermos todas as barreiras físicas que nos separam, atraimos aqui para baixo, onde quer que cada um se encontre, as bênçãos de proteção e chessed, infinita bondade Divina.

Um único ato positivo de nossa parte pode ajudar a salvar e libertar um irmão ou irmã que se encontra em perigo. Há muitos exemplos concretos registrados em nossa história mais recente. Durante conflitos ocorridos na Terra de Israel, e em situações difíceis de perigo enfrentados pelo povo judeu, o Rebe transmitiu sugestões práticas de como enfrentar cada situação.

Durante a Guerra dos Seis Dias em 1967, quando o mundo inteiro previu a derrota e o fim de Israel, o Rebe iniciou a campanha dos tefilin, assegurando que grandes milagres estavam prestes a ocorrer. Citou a promessa Divina de que em mérito da mitsvá de colocação dos tefilin “todas as nações do mundo verão que D’us está sobre vocês, e eles os temerão” (Devarim: 28:10).

No verão de 1973, logo após a inesperada eclosão da Guerra de Yom Kipur, o Rebe pediu para que crianças judias fossem reunidas para rezar e recitar palavras de Torá no Cotel e em outros locais de Israel, para concretizar o versículo; "Até do balbuciar das criancas e lactentes Crias forças … para destruir os inimigos” (Tehilim 8:3).

Em 1976, durante a crise do episódio dos reféns em Entebe, o Rebe encorajou o cumprimento da mitsvá de mezuzá enfatizando a proteção que ela fornece. Conforme declararam nossos sábios: “Um rei humano senta-se em seu palácio e seus guardas e súditos o protegem do mundo externo. Mas vocês deitam-se em seus leitos, e Hashem [Rei do universo] os protege..” (i.e. através da mezuzá colocada nos umbrais de suas portas).

Em 1982, durante a Guerra do Líbano, o Rebe deu início à campanha para que cada judeu adquirisse uma letra em um Rolo da Torá, formando uma forte unidade judaica em torno desta ação.

Em incontáveis momentos, quando o povo de Israel enfrentou ameaças de seus inimigos, o Rebe nos incentivou a dar uma resposta através do aumento de nosso estudo de Torá, preces e caridade.

Não vamos subestimar o poder do bem! Com um único ato de bondade, aqui e agora, cada um de nós pode contribuir para fazer a diferença. Reserve um minuto de seu tempo, ou mais, para tentar fazer alguma das sugestões que seguem abaixo.

1) Estudo de Torá
Participe de um shiur (aula), escute Cds ou baixe ensinamentos de Torá para escutá-los, se o tempo é um obstáculo. Faça isto como um compromisso que não pode, (nem merece) ser adiado.

2) Faça tefilá com cavaná (intenção sincera) e Tehilim
Peça, junto com seus pedidos pessoais, pela segurança de Gilad ben Avivah, para os soldados de Israel, e para todos os residentes da Terra Santa (sugestão: Tehilim 20 é tradicionalmente recitado em períodos de aflição).

3) Tsedacá e atos de bondade
Coloque uma moeda no potinho destinado para tsedacá, (que quando repleto será doado a uma pessoa necessitada, e/ou entidades que possuem uma boa causa). Auxilie pessoas que precisam de ajuda, antes que elas tenham que recorrer a isto. Não espere; aja!.

4) Tefillin
Se você coloca tefilin diariamente, encoraje um amigo a colocá-lo também. Se ainda não possui este hábito, agora é uma hora propícia para começar a fazê-lo!

5) Mezuzá
Se você ainda não possui uma, adquira já a sua. Se já a possui, mande-a para revisão em um sofêr, escriba, perito neste assunto, para se cerificar de que as palavras contidas em seu pergaminho não se apagaram e estão 100%, pois qualquer defeito na escrita a invalidam, enfraquecendo ou neutralizando seu poder de atrair bênçãos de proteção ao lar judaico.

Nossa força e poder está em nossos atos.
Que possamos em breve escutar boas notícias e que nossa união no cumprimento dos preceitos da Torá, façam brotar toda a bondade e misericórdia do Altíssimo. Que Ele em breve se revele para o mundo como o Eterno escudo e Guardião de Israel, trazendo a paz verdadeira e definitiva.

 
top