Expansão da Mente    
       
  Estudar Torá não é como qualquer outro estudo, Outros estudos são para adquirir conhecimento, ao passo que estudar Torá é um fim em si mesmo. É a experiência de fazer perguntas, procurar as...    
       
 
 
       
  Longa Vida Para os Livros    
       
  O objeto mais sagrado no Judaísmo é um livro, o Rolo da Torá. A reverência que prestamos a ele é impressionante. Ficamos em sua presença como se fosse um rei, dançamos com ele como se fosse uma...    
       
 
 
       
  A Lei Judaica Permite Que Uma Enfermeira Trate um Paciente com Ebola?    
       
  Estou escrevendo em nome de minha mãe. Ela é enfermeira há quinze anos. Seu hospital está preparado para aceitar pacientes com Ebola vindos de um raio de 160 km. O problema é: ao cuidar de pacientes com Ebola...    
       
 
 
       
  Judaísmo e Cirurgia Plástica    
       
  Tosafot reconhece que não há sofrimento maior que a dor psicológica, e que é muito difícil julgar o grau de sofrimento que outra pessoa está passando como resultado de um defeito perceptível.    
       
 
 
       
  Aconteceu em Alepo    
       
  Shimshon tirou o dinheiro do bolso e em silêncio, pagou a mulher. Mas quando estava saindo, o assistente do Rabino, Levi, ouviu-o resmungar: “Vou acertar as contas com o Rabino!”    
       
 
 
       
  Ter Ética: Dever, Não Um Mérito    
       
  As ruas estão tomadas quase que diariamente em todo o país. Um despertar do gigante adormecido. As postagens são de que finalmente “a ficha caiu”, “a bolha estourou”, “não são os 0,20” etc. Muito significativo e histórico o momento que estamos vivendo: o povo unido sai às ruas, sem partido, para reivindicar por causas justas em benefício de todos...    
       
 
 
       
  A Evolução e Suas Consequências Morais    
       
  Temos de estar conscientes sobre os efeitos de nossas crenças. Se acreditamos que os seres humanos surgiram por acidente, então a vida não tem significado. Somente temos propósito se fomos criados de propósito. Se ensinamos nossos filhos que eles foram criados de propósito com um propósito, então eles saberão que é esperado mais deles que de um animal.    
       
 
 
       
  Pura Determinação    
       
  Como você mantém o foco espiritual num mundo lotado com todas as distrações possíveis? Existe uma maneira de perpetuar um momento de inspiração, não permitindo que se dissipe sob o peso dos nossos fardos?    
       
 
 
       
  Ensinamentos do Baal Shem Tov    
       
  Nós seres humanos somos definidos por aquilo no qual nos investimos. Engajados em coisas pequenas, nos tornamos pequenos; em coisas maiores, ficamos grandes. Pensamos na matemática e nos tornamos matemáticos; dê-nos um jardim para cuidar, e agora somos jardineiros.    
       
 
 
       
  Os Anjos Podem Pecar?    
       
  Essas duas citações implicam claramente que apesar daquilo que dissemos, os anjos de alguma forma conseguem pecar até sem ter uma má inclinação, e são julgados em Yom Kipur. Além disso, encontramos vários exemplos no Midrash e Talmud de anjos sendo punidos. O castigo implica que alguém tinha escolha sobre a questão.    
       
 
 
       
  Longa Vida Para os Livros    
       
  Certa vez, quando David Blunkett era Secretário de Estado para a Educação, ele mencionou que estava dedicando o ano escolar vindouro a uma campanha pela educação. Perguntou-me se eu teria algum ditado judaico sobre instrução.    
       
 
 
       
  Códigos da Torá    
       
  Este estudo que faz ligações entre intervalos semelhantes de palavras foram encontrados há mais de meio século por um rabino de origem tcheca, Michael Weismandel. Mas somente com o advento dos modernos computadores foi possível estatisticamente verificar se tais padrões de palavras são involuntários e simples coincidência, ou se foram deliberadamente criptografados na Torá.    
       
 
 
       
  Ética - Uma Obrigação Judaica    
       
  O judaísmo é regido por regras de moral e ética bem amplas e definidas transmitidas através da Torá e que abrangem todas as áreas da vida.
Para um judeu ser religioso ele precisa antes de mais nada ser ético. Esta é a marca que deve reger o comportamento de qualquer judeu em todos os campos, tanto nos relacionamentos interpessoais, dele com outros seres humanos, quanto dele em relação a D'us.
   
       
 
 
       
  O que Israel deveria fazer agora    
       
  O Presidente Obama apresentou seu projeto para a paz no Oriente Médio: Israel deve retirar-se às suas fronteiras anteriores a 1967. Um Estado Palestino precisa ser criado, viável e soberano. Israel deve ser reconhecido e sua segurança garantida.    
       
 
 
       
  Onde investir?    
       
  O dinheiro pode ser uma coisa engraçada. Num minuto nós o temos, e no seguinte já se foi. No decorrer de nossa vida, podemos passar pela montanha russa financeira – diversas vezes.    
       
 
 
       
  Culpa & Felicidade    
       
  O Baal Shem Tov disse que até o arcanjo Michael, o maior de todos os anjos, abriria mão de tudo que faz e tudo que entende no serviço Divino apenas pela mitsvá de um tsitsit de qualquer judeu.    
       
 
 
       
  O Rabino e o Boi    
       
  Era um caso complexo e duvidoso, e o rabino passou muitas horas estudando as regras das mais notáveis autoridades haláchicas das gerações anteriores, das quais várias estavam inclinadas a proibir o consumo daquela carne...    
       
 
 
       
  Cair Fora dos Negócios Sem Ética    
       
  Pense por um minuto: O que um judeu está fazendo nos negócios, de qualquer forma? Se devemos ser “uma nação sagrada”, o que estamos fazendo ali fora no mercado?    
       
 
 
       
  Vigilantes do Peso    
       
  “Passei os melhores anos da minha vida dando prazeres às pessoas, ajudando-as ter bons momentos, e tudo que recebo é abuso, a existência de um homem caçado.”
Esta frase é de Al Capone.
Sim, um dos mais notórios inimigos públicos, o mais sinistro líder de uma gangue que já existiu em Chicago, pronunciou essas palavras. Capone na verdade se considerava um benfeitor público, um benfeitor mal apreciado e incompreendido.
   
       
 
 
       
  O Que é um Rolo de Torá?    
       
  Um autêntico Rolo de Torá é uma obra prima de trabalho e talento. Compreende entre 62 e 84 folhas de pergaminho curado, curtido, raspado e preparado segundo especificações haláchicas exatas, contendo precisamente 79.847 palavras num Rolo de Torá e 304.805 letras.    
       
 
 
       
  Árvores são feitas de Papel    
       
  Há muitas pessoas, vestidas com todos os tipos de roupas, que gostariam que você acreditasse que sua essência é apenas um saco de ossos. Elas pensam que você – o magnífico, maravilhoso, surpreendente você – é apenas um amontoado de átomos e reações químicas...    
       
 
 
       
  As Roupas da Torá    
       
  O que é a Torá? A Torá não é um livro. O livro existe para contar uma história.
A Torá não é uma história. A história vem para ensinar um estilo de vida.
A Torá não é um estilo de vida. O estilo de vida é apenas um caminho para uma sabedoria mais elevada.A Torá não é a sabedoria mais elevada. A Torá é encontrada em todas as coisas.
   
       
 
 
       
  A Carta do Ramban (Nachmanidês)    
       
  Rabi Moshe ben Nachman, conhecido pelo acrônimo “Ramban” ou Nachmanidês, nasceu em Gerona, norte da Espanha, no ano 1195 (4955), numa família rabínica proeminente. Estudou com os grandes sábios da época e foi reconhecido como a mais alta autoridade em Lei Judaica. Essa carta foi enviada por ele de Eretz Israel ao seu filho, Nachman, na Espanha...    
       
 
 
       
  Eu Sou Yossef    
       
  Yossef disse aos irmãos: “Por favor, aproximem-se de mim. Eu sou Yossef, seu irmão – fui eu que vocês venderam no Egito.”    
       
 
 
       
  O Mundo – Um Lar    
       
  O Talmud declara, simples e sucintamente: "Fui criado para servir ao meu Criador." As obras moralmente orientadas de Mussar descrevem o propósito da vida como o refinamento dos traços de caráter da pessoa.    
       
 
 
       
  Shaná Shemitá: o descanso da Terra    
       
  Assim que os judeus se estabeleceram na Terra Santa,1 eles começaram a contar e observar ciclos de sete anos. O ciclo culminava num Ano Sabático,2 conhecido como Shemitá,3 literalmente: liberar.    
       
 
 
       
  Você acaba de ganhar um prêmio!    
       
  Parabéns. Seu e-mail foi escolhido ao acaso e ganhou um prêmio de $10.000.000,00 (dez milhões de dólares). Esta loteria é patrocinada por grandes empresas de computadores para encorajar o uso da Internet.    
       
 
 
       
  Torá: A única verdade?    
       
  O debate idealista/pragmatista deixa uma trilha longa e ininterrupta através dos campos de batalha da Torá, de Moshê a Shelomô ao Talmud, de Maimônides aos cabalistas até os dias de hoje: o ascetismo é um bom caminho ou D’us deseja que desfrutemos Seu mundo? O que tem prioridade, o estudo ou as boas ações? Quem é mais elevado, o puro, imaculado tsadic ou o pecador arrependido? Como recebemos a suprema recompensa, como uma alma sem um corpo, ou como uma alma dentro de um corpo?    
       
 
 
       
  Qual é o propósito da vida?    
       
  O homem recebeu o poder de conquistar o mundo inteiro e dominá-lo. Na terra, mar e ar, e foi conclamado a fazê-lo; esta foi sua tarefa.
Como esta “conquista do mundo” deveria ser feita, e qual o propósito e verdadeiro significado disso?
   
       
 
 
       
  Nervos de aço    
       
  O povo judeu – aparentemente fraco, pequeno, indefeso – ainda vive. Estes embates não ocorreram sem custo humano, às vezes imenso. Porém após cada um deles, o povo judeu reconstruiu-se, nunca de maneira tão grande como depois do Holocausto. Se a força do povo é testada em tempos difíceis, o nosso é um povo com uma força que inspira respeito.    
       
 
 
       
  Liberdade de expressão    
       
  As crianças que conheço têm uma sabedoria que às vezes falta a nós, adultos. Elas se sentem engrandecidas, não ameaçadas, pela diversidade. Sabem como não atacar as convicções mais profundas das outras pessoas.    
       
 
 
       
  De onde vem a ética?    
       
  É certo clonar seres humanos? Existe uma vida que não seja digna de ser vivida? Quando é correto ir para a guerra? O terrorismo está sempre errado? Há algo de errado nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo? O aborto deve ser legalizado?
A lista dos dilemas éticos do Século 21 é interminável.
   
       
 
 
       
  A ética da responsabilidade judaica    
       
  Vivemos hoje um estranho paradoxo. Somos confrontados diariamente por imagens de catástrofes globais: terror, terroristas suicidas, danos ao meio ambiente, países e continentes afetados pela pobreza e doenças.... Existe algo natural – um instinto básico de empatia e simpatia – que nos faz querer ajudar quando vemos pessoas sofrendo.    
       
 
 
       
  Códigos Especiais    
       
  O Profeta Yeshaya nos diz que uma das coisas que irão acontecer na época da Redenção é que os não-judeus reconhecerão Hashem como o único D’us, e todos O servirão. Com certeza uma das maneiras pela qual isso está acontecendo está nos Códigos da Torá.    
       
 
 
       
  Comedores de Maná    
       
  Logo depois que o maná começou a cair, recebemos a Torá no Monte Sinai. Durante as quatro décadas seguintes atravessamos o deserto, comendo o maná e estudando Torá. Isso é basicamente tudo que fizemos (quando não havia problemas). O Midrash vê uma conexão direta entre nossa dieta e nossa ocupação, declarando que "a Torá podia ser dada somente a comedores de maná".    
       
 
 
       
  O Primeiro Mandamento    
       
  Os Dez Mandamentos foram entregues a Moshê gravados em duas pedras – cinco mandamentos em cada uma. Mas por que em duas tábuas? E por que os primeiros cinco Mandamentos em uma e os outros cinco em outra?    
       
 
 
       
  D'us Criou o Mal?    
       
  A Cabalá ensina que Adam, o primeiro ser humano, era uma composição de todas as futuras almas da humanidade. Portanto quando ele (todos nós) comeu da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, o mal foi "misturado" à bondade inerente ao mundo. Como nós, coletivamente, trouxemos o mal a este mundo, temos agora a responsabilidade de elevá-lo.    
       
 
 
       
  Mente e Emoção    
       
  Um dos fascinantes conceitos a emergirem na psicologia ocidental é a noção do subconsciente. Nosso eu consciente, aprendemos, é um análogo projetado do eu mais profundo sob a superfície.    
       
 
 
       
  Carne: é permitido matar para comer?    
       
  Existem aqueles que contestam a moralidade de comer carne. O que dá ao homem o direito de consumir a carne de outra criatura? Porém o mesmo pode ser dito sobre consumir a vida vegetal, a água ou o oxigênio. O que dá ao ser humano o direito de devorar qualquer criatura de D'us simplesmente para perpetuar sua própria existência?    
       
 
 
       
  Maasser    
       
  D’us permitiu que existissem pobres e ricos para que os seres humanos exercecem bondade e justiça uns com os outros transformando seu livre arbítrio em ações positivas.    
       
 
 
       
  O Fator Adão    
       
  O idioma hebraico não tem palavra para "coisas", "objetos" ou "troços". Até as palavras "físico" e "matéria" são termos emprestados. Em hebraico, todas as coisas são dvarim – "palavras".    
       
 
 
       
  Vinte e oito lições    
       
  Deve-se fornecer uma ligação àqueles que estão distantes da Torá de D'us e Seu serviço através de fortes cordões de amor – talvez se aproximem da Torá e do serviço Divino. E mesmo que a pessoa não consiga, ainda mereceu as recompensas do cumprimento da mitsvá de "Amar a teu próximo".
Rabi Shneur Zalman de Liadi
   
       
 
 
       
  Cultura e Conhecimento    
       
  A realidade jaz naquilo que é comum a cada um: a forma de uma cadeira, casa ou árvore. As coisas são particulares; a verdade é universal. Este era o pensamento profundo de Platão. Acredito que esteja profundamente errado.    
       
 
 
       
  Invadindo o sistema    
       
  Bem, projetistas de jogos, consolem-se. Vocês não estão sozinhos. O Grande Criador do supremo MUD de todos os MUDs tem lidado com o mesmo assunto por 5763 anos. A diferença é que Ele quis assim.    
       
 
 
       
  Proteção aos animais    
       
  A Torá nos ensina que o dono de um animal deve alimentá-lo e lhe dar de beber antes que o próprio dono tenha sua refeição. As próprias leis de shechitá – o procedimento do abate do animal, sem o qual estamos proibidos de comê-lo, visam causar o mínimo de sofrimento para o animal.    
       
 
 
       
  Negócios: um empreendimento moral    
       
  A maioria de nós tem de enfrentar decisões como essas: fazemos o que é certo, ou simplesmente aquilo que pensamos poder fazer impunemente.    
       
 
 
       
  Um ser único    
       
  A clonagem não apenas é insegura agora. Existem boas razões científicas para se acreditar que sempre o será. Portanto – não brinque de roleta russa com a vida de uma criança.    
       
 
 
       
  Com o Rebe no cenário atual    
       
  Não sou um chassid do Lubavitcher Rebe por causa de suas previsões. Há muito mais fatores, tais como sua preocupação com cada ser humano, a insondável profundidade de seu discernimento, e sua atitude enérgica para com o mundo inteiro. Os milagres podem ser cintilantes, e a previsão da sorte pode ser de bom gosto, mas nenhuma delas faz um rebe.    
       
 
 
       
  Independência espiritual    
       
  O relato do primeiro exílio contém o segredo da sobrevivência judaica em todas as diásporas. Esta lição deve ser especialmente lembrada em nossos dias, quando o exílio se tornou tragicamente devastador, física e espiritualmente.    
       
 
 
         
  Quem é rico?    
       
  A maioria de nós precisa perceber que a satisfação não se encontra nos objetos, mas sim nas atitudes.    
       
 
 
         
  A descoberta do Planeta Terra    
       
  Chegamos à lua. A lua era estéril. Enviamos sondas a Marte. Marte estava morto. Ao ícone da beleza, Vênus, mas estava envolta em nuvens venenosas e ardentes. E então a bolsa do Congresso também ficou vazia para patrocinar nossos sonhos vãos. Foi aí que, do espaço exterior, olhamos para trás e descobrimos algo que jamais tínhamos imaginado. Uma jóia brilhante na vasta escuridão.    
       
 
 
         
  Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?  
       
  Todos fazem esta pergunta - filósofos, teólogos, açougueiros, padeiros e fabricantes de velas. Ninguém consegue realmente respondê-la.    
       
 
 
         
  O direito de não saber    
       
  Imagine que todas as ações no decorrer de sua vida estivessem relacionadas como itens numa prancheta de um gigante no comando, com os resultados de cada ação anotados ao lado. Você sentiria que estava no controle de sua vida? Ou como um peão sendo mudado de uma casa a outra no tabuleiro?    
       
 
 
         
  Porque existe o sofrimento?    
       
  Ao nos aproximarmos da revelação de Mashiach, o sofrimento aumenta, pois todas as centelhas caídas devem ser redimidas. Estas são retificações de última hora, similares às preparações de última hora que nos pressionam imediatamente antes do acendimento das velas de Shabat. Quando as pessoas passam por situações difíceis, as retificações acontecem.    
       
 
 
         
  O que fazer quando o mundo mergulha no caos?    
       
  A desesperança alimenta a fragilidade da mente e espírito. Não posso ceder à desesperança. Também não posso aceitar a impotência. Sei perfeitamente que tudo está num constante estado de movimento. A energia cinética do 'sopro de vida' está sempre presente. Precisamos nos tornar 'surfistas' destas correntes subterrâneas, permitindo que nossos limitados recursos sejam alavancados pelo poder da bondade inata latente em todas as coisas.    
       
 
 
         
  Humildade e auto-estima    
       
  Na mesma medida que alguém cultiva a verdadeira humildade, considerará toda a infinita bondade que D'us lhe demonstra no decorrer da vida como não sendo merecida    
       
 
 
         
  O Divórcio de um Amigo    
       
  A Torá considera a atração entre homem e mulher como algo natural, o desejo sexual forte, poderoso e urgente. Não somente aprova esta atração, como exalta a união resultante nos termos mais sinceros e sadios. No entanto, a Torá limita este impulso instintivo dentro dos confins da vida santificada, dentro do vínculo sagrado do casamento.    
       
 
 
         
  Inteligente e Correto    
       
  Ser inteligente e correto são dois conceitos com os quais convivemos diariamente. Cada um de nós, à nossa própria maneira, tenta viver de modo tal que reflita tanto profundidade intelectual quanto comportamento virtuoso.    
       
 
 
         
  Investimento empresarial    
       
  Os maiores lucros são colhidos sob as próprias condições que o homem de negócios responsável procura evitar - nas águas de empreendimentos completamente imprevisíveis, em ambientes sobre os quais ele não tem controle, e nos quais todos seus negócios (e talvez ele mesmo) estejam correndo riscos.    
       
 
 
         
  Sombras à Luz do Dia    
       
  Olhe bem." Levantei meus cinco dedos, abrindo-os e fazendo um movimento. Uma nova forma dançante surgiu na parede. Sombras - grandes, pequenas, largas e estreitas, altas e baixas - estavam perturbando meu filho. Suas próprias pernas, braços, cabeça e travesseiro estavam colaborando para formar esta cena estranha e aterrorizante que o assustava a cada movimento que fazia.    
       
 
 
         
  Fazer música com aquilo que nos resta    
       
  Histórias como essas - e há muitas outras - mudam vidas porque nos mostram pelo exemplo vivo que não há sofrimento do qual não venha algo de bom, nenhum mal que não possa ser redimido.    
       
 
 
         
  O pão nosso de cada dia    
       
  A concepção comum de como funciona o sistema é falha. As pessoas vêem uma carreira como "ganhar o sustento." Uma carreira não faz nada. Aquilo que você recebe é gerado acima, num reino espiritual. Seu negócio é estabelecer um canal para permitir que tudo aquilo flua para o mundo material.    
       
 
 
         
  Rambam fala sobre o amor    
       
  Rabi Moshê ben Maimon foi um dos personagens mais importantes na história do povo judeu. O amor Divino é um dos temas presente em suas obras.    
       
 
 
         
  Como pedir ajuda    
       
  Quando uma criança diz: "Pedi que outros me ajudassem," este é um sinal de que ele ou ela é capaz de conseguir cooperação e esforço de outrem. Uma criança que possui esta característica tem um potencial muito maior para o sucesso mais tarde na vida.    
       
 
 
         
  Felicidade: A busca constante...    
       
  Pessoas freqüentemente fazem a felicidade depender de certos fatores, usando a palavra "se" na explicação de seu significado. Esse "se" pode ser associado à aquisições materiais, férias, fazer algo especial e similares. Mas quantos já descobriram que as condições da felicidade foram atingidas, a felicidade ainda não estava lá. Nossas necessidades e desejos diferem, exatamente como diferimos física e emocionalmente mas, apesar destas diferenças, a busca da felicidade é comum a todos.    
       
 
 
         
  Informações sigilosas    
       
  Ninguém tem o direito de divulgar informações de natureza pessoal relativas a um ser humano simplesmente em nome da curiosidade de um terceiro. Mas respeito pela privacidade e a inviolabilidade da relação profissional não pode ter precedência sobre a proteção de vidas e a segurança dos outros. Por este motivo, há casos em que torna-se necessário quebrar o sigilo ou manter-se calado.    
       
 
 
         
  Salvar vidas, mas a que custo?    
       
  Na Lei Judaica, há uma obrigação bíblica de salvar vidas. O versículo "Não fique inerte perante o sangue do próximo" (Vayicrá 19:15) é entendido pelo Talmud como sendo uma obrigação de salvar pessoas em perigo (San'hedrin 73a). Entretanto, é necessário definir os parâmetros desta obrigação. O transeunte precisa arriscar-se para salvar a vítima?    
       
 
 
         
  Direitos e Erros Humanos    
       
 

A voz judaica não é estranha na batalha contra o racismo. É uma guerra na qual os judeus têm estado na linha de frente por mais de 3000 anos. É impensável que uma conferência internacional para ampliar a luta devesse, de fato, excluir a voz do povo que apostou sua própria existência no direito de ser diferente - na inerente e majestosa dignidade da diferença.

   
       
 
 
     
 
  Independência moral    
       
  Você não precisa ser sádico ou perturbado para colocar pessoas em câmaras de gás. Pode ser completamente normal e simplesmente não ser independente o bastante para questionar a moralidade daquilo que está fazendo. A primeira ordem de D'us a Avraham e a todo ser humano, no entanto, é para tornar-se independente. Precisamos desenvolver a coragem moral e intelectual de viver pelo que é verdadeiro, mesmo se o mundo todo se opuser.    
       
 
 
         
  Criacionismo    
       
  Por que nos sentimos abalados quando um atirador enlouquecido atira a esmo em crianças numa escola ou sofremos ao saber que um sem-teto teve uma morte lenta na rua? Por que nos importamos? Porque a vida humana tem valor.    
       
 
 
         
  Como ser feliz    
       
  As vezes nos acordamos e perguntamos: "É isso a vida? Sou realmente feliz?" Vida feliz é sinônimo de uma vida significativa e só depende de você. Leia e analise: você é feliz?    
       
 
 
         
  Encarando a realidade    
       
  Você deseja fazer alguma coisa, mas tudo parece tão inútil. Consegue alimentar uma criança, porém milhões permanecem famintas. Para cada palavra bondosa que você fala, outras palavras desagradáveis são pronunciadas em todo o mundo. Para cada boa ação que você pratica, muitos outros atos maus são cometidos. O que você poderia esperar conseguir?    
       
 
 
       
  Ética: uma obrigação judaica    
       
 

Religioso significa ser ético: aquele que pratica atos justos e bons.

Um judeu sem ética não é considerado observante nem religioso. Apesar de cumprir cuidadosamente as leis do Judaísmo entre o homem e D'us, se não agir de forma sincera e correta com seus semelhantes, também não chegará a entender que o Criador rejeita a observância de leis entre o indivíduo e D'us por aqueles que agem de forma imoral.

Como então se explica que certos judeus religiosos possam ser desprovidos de ética?

   
       
 
 
         
  Liquidação total!    
       
  Ao término de uma estação, algumas sobras de mercadorias de boa qualidade podem ser postas em liquidação e não há nada de errado em procurar por pechinchas. No entanto, há coisas pelas quais devemos estar dispostos a pagar um preço justo.    
       
 
 
         
  Mãos ao alto    
       
 

É comum (já está na hora de inventar outro), ler colado nos vidros dos carros o sujeito que já vai avisando para evitar o inevitável: "Já fui assaltado!"

Ninguém mais pode dizer que vive em segurança. Dentro de casa, fora de casa, sobrevoando os céus, dentro de submarinos, plataformas marítimas... Como é possível viver deste jeito? Onde buscar ou ainda acreditar na tal "qualidade de vida" e segurança, amor ao próximo?

   
       
 
 
         
  Quando coisas más acontecem    
       
  É comum vermos pessoas inconformadas indagarem: "Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?" ou o contrário: "Por que coisas boas acontecem com pessoas más?" Contrário ao senso comum, coisas más acontecem também a pessoas más. A diferença não está no fato que ocorre, mas sim nas transformações que podem proporcionar a cada pessoa.    
       
 
 
         
  Só podia ser uma mulher...    
       
  Se somos apenas aquilo que somos, decididamente não somos divinos. Como seres em nós mesmos, somos finitos e auto-centrados, fabricantes e não criadores. Para criar, devemos nos elevar acima de nossa individualidade; para tornar real nossa essência Divina, devemos transcender os limites de nosso próprio ser.    
       
top