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É
certo clonar seres humanos? Existe uma vida que não seja digna
de ser vivida? Quando é correto ir para a guerra? O terrorismo
está sempre errado? Há algo de errado nos casamentos entre
pessoas do mesmo sexo? O aborto deve ser legalizado?
A lista dos dilemas éticos do Século 21 é interminável.
O ponto chave a esse respeito é: como e baseados em quais tendências
respondemos esses dilemas éticos. Na verdade, esta é uma
pergunta que preocupava os antigos filósofos.
Na filosofia ocidental há geralmente três opiniões
sobre a origem da ética. Primeiro existe a "Teoria da Ética
do Divino Comando", defendendo que a ética origina-se de D'us
– que aquilo ordenado por D'us é arbitrariamente bom e ético.
O contra-argumento a isso afirma que esta opinião leva ao absurdo
onde D'us pode, em teoria, decretar o adultério como sendo ético.
Se alguém argumentar que D'us não pode fazer isso está
admitindo que os padrões éticos são estabelecidos
por algo que não seja D'us!1
Em seguida à Teoria do Comando Divino está a Teoria das
Formas, apresentada por Platão, afirmando que há uma "forma"
independente fora de D'us, que é o padrão absoluto de moralidade
e ética. O problema aqui é que este padrão absoluto
jamais foi revelado a um mundo espaço-temporal, portanto não
se pode ter certeza de que alguém atingiu o padrão absoluto
da ética. Nós, portanto, ficamos com o dilema original:
o que é ético?
O terceiro ponto de vista sustenta que todo o conhecimento é relativo
ao indivíduo, e neste caso não pode haver moralidade absoluta:
toda a ética é relativa às circunstâncias,
pessoas e culturas. e neste caso não pode haver moralidade absoluta:
toda a ética é relativa às circunstâncias,
povos e culturas. Esta opinião também é problemática
porque, levada à sua conclusão lógica, não
existe qualquer ética.2
Há um versículo enigmático na Torá que parece
estar diretamente relacionado a esse debate. D'us diz a Moshê: "Fala
a toda a congregação dos Filhos de Israel, e diz a eles:
Vocês devem ser sagrados, pois Eu, o Eterno teu D'us, sou sagrado."3
A ordem "Vocês devem ser sagrados" provoca debate entre
os comentaristas. Alguns dizem que isso significa que a pessoa deve ser
especialmente cuidadosa em questões de moralidade sexual.4
Baseando sua opinião no Talmud, outros dizem que isso se refere
à necessidade de exercer a autodisciplina até em questões
que não levam proibição da Torá. Segundo esta
opinião, "Vocês devem ser sagrados" implora para
que a pessoa seja sempre abstêmia e autodisciplinada quando se trata
de prazeres materiais.5 É interessante notar que esta
interpretação do versículo é idêntica
à opinião de Aristóteles sobre como a conduta ética
humana deve ser determinada.
"Vocês devem ser sagrados, pois Eu, o Eterno seu D'us, sou
sagrado" pode parecer um argumento um tanto vago para a conduta ética;
no entanto, encerra uma explicação muito profunda sobre
a origem da ética.
D'us criou o homem "à Sua imagem".6 Segundo os cabalistas,
este versículo indica que D'us possui atributos (midot ou sefirot).
No sistema cabalista há dez atributos Divinos, dos quais três
são intelectuais e sete emocionais. Deve-se notar, porém,
que os atributos Divinos são perfeitos e infinitamente diferentes
daqueles dos seres humanos. Portanto, quando a Torá diz que o fato
de D'us ser ético (sagrado) é um motivo para os seres humanos
serem éticos (sagrados), isso significa que a origem da moralidade
vem do próprio D'us.
A forma perfeita, o portador do padrão para a perfeita moral –
que Platão via como estando fora de D'us – na verdade se
origina dentro do próprio D'us. D'us está revelando que
as leis éticas que estão escritas na Torá não
são apenas leis morais relativas ou análise intelectual
da natureza humana que levam a adivinhações educadas sobre
o que é e o que não é ético. Ao contrário,
as leis éticas encontradas na Torá são uma revelação
Divina daquela perfeita forma que é um paradigma para a conduta
humana ética. De fato, não há uma maneira mais segura
de estar certo sobre o que é ético e o que não é
que o portador do padrão da conduta ética revelá-la
a nós.
Então, quando confrontado pelos enormes dilemas éticos do
Século 21, há apenas um local para procurar as respostas:
a forma perfeita, que é a origem da ética, como está
manifestada na Torá.
Notas:
1 - Veja "O Dilema de Euthphro", encontrado na obra Os Últimos
Dias de Sócrates", de Platão.
2 - Para um excelente resumo dessas opiniões veja O Enigma da Ética,
de Peter Vardy e Paul Grosch.
3 - Vayicrá 19:2
4 - Rashi.
5 - Nachmânides.
6 - Bereshit 1:26-27 |