|
Rabi Moshe ben Nachman,
conhecido pelo acrônimo “Ramban” ou Nachmanidês,
nasceu em Gerona, norte da Espanha, no ano 1195 (4955), numa família
rabínica proeminente. Estudou com os grandes sábios da época
e foi reconhecido como a mais alta autoridade em Lei Judaica. Essa carta
foi enviada por ele de Eretz Israel ao seu filho, Nachman, na Espanha,
para inspirá-lo a alcançar as qualidades de santidade e
humildade. Instruiu seu filho a ler essa carta uma vez por semana, bem
como a transmitir esets ensinamentos a seus filhos, que deveriam sabê-la
de cor, para moldar seu caráter enquanto jovens. O Ramban assegurou
a seu filho que no dia em que lesse a carta, seus desejos seriam realizados
pelos Céus. Também prometeu que todo aquele que se habituasse
a ler esse texto seria poupado de aflições e seus pedidos
serão aceitos por D’us.
Acate, meu filho, a conduta moral de seu pai, e não abandone a
orientação de sua mãe. Acostume-se a falar gentilmente
com todos, sempre. Isto o protegerá da ira, um dos mais graves
defeitos de personalidade, que pode levar a pessoa a cometer erros.
Nossos sábios ensinaram: “Quem explodir em raiva, toda espécie
de aflição o dominará, assim como está escrito:
‘Retire a raiva de seu coração e remova o mal de sua
carne’.”
O mal aqui mencionado refere-se às aflições espirituais,
assim como está escrito: “O perverso está destinado
ao dia da aflição.”
Logo que você tenha se distanciado da raiva, a humildade entrará
em seu coração. Esta é a qualidade mais fina de todas
as características humanas admiráveis, assim como dizem
as Escrituras: “Como consequência da humildade vem o temor
a D’us. “ Por meio da humildade, o temor a D’us se intensificará
em seu coração. Só assim estará ciente de
onde você veio e para onde está destinado a ir. Compreenderá
que sua vida é tão frágil quanto a de um molusco
– principalmente na morte. Esse tipo de humildade o lembrará
diante de Quem será chamado para julgamento– diante do Rei
da Glória, sobre Quem está escrito:” Eis que as Alturas
dos céus não podem conter-Te, tampouco os corações
dos homens. E também está escrito: “Por acaso Eu não
preencho os Céus e a Terra? – diz o Eterno.”
Depois de considerar bem essas idéias, se inspirará em reverência
perante o Criador e agirá com cautela para não errar. Uma
vez que você tenha adquirido essas qualidades, com certeza estará
feliz com o seu quinhão.
Quando a genuina humildade permear todo seu comportamento – i.e.,
quando se portar com recato diante das pessoas, com temor diante de D’us
e for cauteloso em relação às transgressões
– só então o espírito da Presença Divina
pairará sobre você, como também o esplendor de Sua
Glória; e você viverá a vida do Mundo Vindouro.
E agora, meu filho, entenda claramente que aquele que é acometido
de orgulho em seu coração em relação a outros
homens se rebela contra a soberania Divina, porque se glorifica com a
vestimenta de D’us, pois está escrito: “D’us
reina, Ele Se adorna com o manto da grandeza.”
De que haveria o homem de se orgulhar? Se acumulou riquezas deve reconhecer
que é D’us Quem torna a pessoa pobre ou rica. Se é
honorável – por acaso a honra não pertence a D’us,
como está escrito: “Riqueza e honra vem de Ti”? E como
pode se glorificar com a honra de seu Criador? Se se orgulha com sua sabedoria,
deveria entender que D’us pode remover a fluência da fala
do mais competente e abolir a sabedoria do mais sábio.
Assim sendo, todos os homens se igualam diante do Criador. Em Sua ira
Ele derruba os orgulhosos; por Sua vontade Ele engrandece os oprimidos.
Portanto, seja humilde e o Eterno o exaltará.
Assim sendo, devo explicar-lhe como poderá se acostumar à
qualidade da humildade, e seguir sempre esse caminho: suas palavras devem
ser pronunciadas calmamente; sua cabeça deve estar inclinada; seus
olhos devem voltar-se em direção à terra, e seu coração
em direção aos céus; ao conversar com alguém,
não o encare; considere todos os homens superiores a você.
Se alguém é mais sábio ou mais rico, demonstre respeito.
Se é pobre e você é mais rico ou mais sábio,
leve em consideração que ele pode ser mais justo que você,
pois as falhas dele podem ter ocorrido sem querer, enquanto sua transgressão
é deliberada.
Em toda fala, ato ou pensamento seus – a todo momento – mentalize
que você se encontra diante da Presença do Santo, bendito
seja, e que Sua Presença paira sobre você. Como a Glória
do Eterno preenche o Universo, fale sempre com reverência e temor,
como um servo na presença de seu mestre.
Aja com recato diante de seu semelhante; se alguém chamar por você
não responda em voz alta, mas sim gentilmente – em tom baixo,
como quem está diante de seu mentor.
Tome a precaução de sempre estudar Torá atentamente,
só assim será capaz de cumprir os mandamentos. Quando finalizar
seus estudos, pondere sobre o que aprendeu. Observe se pode colocar tudo
em prática. Revise suas ações durante a manhã
e à noite; e viverá todos seus dias em arrependimento e
correção.
Remova assuntos mundanos de sua mente no momento da prece. Prepare seu
coração cuidadosamente perante o Altíssimo. Purifique
seus pensamentos, e pondere suas palavras antes de pronunciá-las.
Comporte-se desta forma em todos os momentos enquanto viver, e assim não
cometerá nenhuma transgressão; sua fala, atos e pensamentos
serão íntegros. Sua prece será pura e clara, sincera
e agradável perante o Onipresente, abençoado seja, como
está escrito: “Quando tu preparas seus corações
[em concentração], Tu estás atento [às suas
preces].”
Leia esta carta ao menos uma vez por semana para cumpri-la à risca
e seguir sempre nos caminhos do Eterno, abençoado seja, para que
tenha sucesso em todos os afazeres e mereça o Mundo Vindouro que
está reservado para os justos. Todo o dia em que você ler
esta carta, os Céus responderão aos desejos de seu coração,
amên sela.
In English:
Iggeres HaRamban - The Ramban's Letter
(Written to his elder son, Nachman, with the instruction to read it weekly.)
Hear, my son, the instruction of your father and don't forsake the teaching
of your mother (Mishlei 1:8). Guet into the habit of always speaking calmly
to everyone. This will prevent you from anger, a serious character flaw
which causes people to sin. As our Rabbis said (Nedarim 22a):Whoever flares
up in anger is subject to the discipline of Gehinnom as it is says in
(Koheles 12:10), "Cast out anger from your heart, and [by doing this]
remove evil from your flesh." "Evil" here means Gehinnom,
as we read (Mishlei 16:4): "...and the wicked are destined for the
day of evil." Once you have distanced yourself from anger, the quality
of humility will enter your heart.This radiant quality is the finest of
all admirable traits (see Avodah Zarah 20b), because (Mishlei 22:4), "Following
humility comes the fear of Hashem."
Through humility you will also come to fear Hashem. It will cause you
to always think about (see Avos 3:1) where you came from and where you
are going, and that while alive you are only like a maggot and a worm,
and the same after death. It will also remind you before Whom you will
be judged, the King of Glory, as it is stated (I Melachim 8:27; Mishlei
15:11), "Even the heaven and the heavens of heaven can't contain
You" -- "How much less the hearts of people!" It is also
written (Yirmeyahu 23:24), "Do I not fill heaven and earth? says
Hashem."
When you think about all these things, you will come to fear Hashem who
created you, and you will protect yourself from sinning and therefore
be happy with whatever happens to you. Also, when you act humbly and modestly
before everyone, and are afraid of Hashem and of sin, the radiance of
His glory and the spirit of the Shechina will rest upon you, and you will
live the life of the World-to-Come!
And now, my son, understand and observe that whoever feels that he is
greater than others is rebelling against the Kingship of Hashem, because
he is adorning himself with His garments, as it is written (Tehillim 93:1),
"Hashem reigns, He wears clothes of pride." Why should one feel
proud? Is it because of wealth? Hashem makes one poor or rich (I Shmuel
2:7). Is it because of honor? It belongs to Hashem, as we read (I Divrei
Hayamim 29:12), "Wealth and honor come from You." So how could
one adorn himself with Hashem's honor? And one who is proud of his wisdom
surely knows that Hashem "takes away the speech of assured men and
reasoning from the sages" (Iyov 12:20)!? So we see that everyone
is the same before Hashem, since with His anger He lowers the proud and
when He wishes He raises the low. So lower yourself and Hashem will lift
you up!
Therefore, I will now explain to you how to always behave humbly. Speak
gently at all times, with your head bowed, your eyes looking down to the
ground and your heart focusing on Hashem. Don't look at the face of the
person to whom you are speaking. Consider everyone as greater than yourself.
If he is wise or rich, you should give him respect. If he is poor and
you are richer -- or wiser -- than he, consider yourself to be more guilty
than he, and that he is more worthy than you, since when he sins it is
through error, while yours is deliberate and you should know better!
In all your actions, words and thoughts, always regard yourself as standing
before Hashem, with His Shechinah above you, for His glory fills the whole
world. Speak with fear and awe, as a slave standing before his master.
Act with restraint in front of everyone. When someone calls you, don't
answer loudly, but gently and softly, as one who stands before his master.
Torah should always be learned diligently, so you will be able to fulfill
it's commands. When you arise from your learning reflect carefully on
what you have studied, in order to see what in it that you can be put
into practice. Examine your actions every morning and evening, and in
this way every one of your days will be spent in teshuvah (repentance).
Concentrate on your prayers by removing all worldly concerns from your
heart. Prepare your heart before Hashem, purify your thoughts and think
about what you are going to say. If you follow this in all your daily
actions, you will not come to sin. This way everything you do will be
proper, and your prayer will be pure, clear, clean, devout and acceptable
to Hashem, as it is written (Tehillim 10:17), "When their heart is
directed to You, listen to them."
Read this letter at least once a week and neglect none of it. Fulfill
it, and in so doing, walk with it forever in the ways of Hashem, may he
be blessed,so that you will succeed in all your ways. Thus you will succeed
and merit the World to Come which lies hidden away for the righteous.
Every day that you shall read this letter, heaven shall answer your heart's
desires. Amen, Sela!
|