O Rabino e o Boi  
índice
  Por Yanki Tauber
 

Certo dia, o açougueiro do bairro foi ao escritório de Rabino Pinchas Horowitz (1730-1805), o famoso rabino de Frankfurt, com uma dúvida haláchica (Lei da Torá). Um defeito fora descoberto no pulmão de um boi abatido, levantando a possibilidade de que pudesse ser treif, proibido de ser comido, segundo a lei da Torá.

Era um caso complexo e duvidoso, e o rabino passou muitas horas estudando as regras das mais notáveis autoridades haláchicas das gerações anteriores, das quais várias estavam inclinadas a proibir a carne sob tais circunstâncias.

Finalmente, Rabino Pinchas emitiu seu parecer: o boi estava casher.

Depois, um dos discípulos lhe perguntou: “Rabino, por que estudou tão longamente para decretar o boi casher? Afinal, o Shach [Rabino Shabtai HaKohen, o grande halachista do século 17], considerou-o treif. Não teria sido mais aconselhável simplesmente jogar fora a carne em vez de se arriscar a transgredir uma proibição tão séria?”

Rabino Pinchas sorriu e respondeu: “Sabe, para todo homem chega o dia em que ele deve ficar perante a Corte Celestial e prestar contas da sua vida. Eu imagino que, quando este dia chegar para mim, eu terei de defender a decisão que tomei hoje. A ‘acusação’ sem dúvida convocará uma testemunha prodigiosa para testemunhar contra mim: o próprio ‘Shach’ explicará como eu permiti o consumo da carne cuja cashrut está em sério questionamento. Eu terei de responder citando as opiniões de seus colegas menos importantes que decretaram o boi como de fato casher, e explicando por que preferi as leis deles sobre a dele. Você pode estar certo de que essa possibilidade me enche de ansiedade.

“Mas e se eu tivesse decretado que a carne está treif? Então eu teria de debater com um outro acusador – o boi. Ele testemunhará contra mim e gritará sua fúria: ‘Quantas bocas famintas eu poderia ter alimentado!’ ele vai gritar. ‘Quantas horas de estudo de Torá e prece eu poderia ter sustentado! Quantas boas ações eu poderia ter energizado! E este homem destinou-me à lata de lixo, embora houvesse base para considerar-me casher.’

“Para me garantir, eu poderia convocar o grande Shach para me defender. Mas, considerando tudo, eu teria preferido apostar contra o Shach que enfrentar um boi furioso no tribunal…”

 

 

   
   
top