Religião e Ciência: Dois Faróis da Humanidade

 
       
 

Religião e ciência são como os dois hemisférios do cérebro, um analítico, outro integrativo, um falando prosa, outro poesia. Religião sem ciência é cega às obras do mundo. Ciência sem religião é...

   
       
 
 
       
 

Prova da Existência de D'us

 
       
 

Como pode uma pessoa racional, pensante, acreditar em D'us, quando não há nenhuma prova da Sua existência? Hoje temos Raios-X, radar, satélites, fotografia infravermelha, imagem de ultrassom, telescópios de raio gama e CCTV, e mesmo assim ainda não encontramos nenhum traço de D'us.

   
       
 
 
       
 

Células Tronco

 
       
 

Bem, cada descoberta e avanço fortalece a fé, porque isso mostra definitivamente que há um Projetista. Ele é infinitamente maior do que podemos imaginar. Nós não criamos a eletricidade, a energia...

   
       
 
 
       
 

Um Tanya para o Professor Wheeler

 
       
 

Este, em resumo, é o conceito judaico de que “por mim o mundo foi criado”. A humanidade não foi criada como parte do universo. O universo foi criado para a humanidade. Um modelo desses exige a...

   
       
 
 
       
 

O Baal Shem Tov Sobre a Perpétua Criação

 
       
 

Se cada detalhe da criação está constantemetne sendo colocado em existência por meio do cliente e das letras substituídas dos Dez Pronunciamentos, isso significa que toda faceta do mundo está constantemente sendo criada de novo para algum propósito específico.

   
       
 
 
       
 

D'us e o Facebook Podem Ser Amigos?

 
       
 

Ciência e religião há muito têm tido um relacionamento tumultuado. No Século 16 as descobertas de Copérnico e Galileu deram um arrepio na espinha dos religiosos, e a ciência ameaçava substituir D'us pela razão.

   
       
 
 
       
 

A Velocidade da Luz

 
       
 

Nós saberíamos que a "luz" existe e seríamos capazes de estudar suas características se jamais tivéssemos visto as trevas? Estaríamos conscientes do fenômeno da "vida" se jamais nos confrontássemos com sua deterioração e partida?

   
       
 
 
       
 

Neurologia e a Alma

 
       
 

Uma pergunta feita com frequência é se há conflitos entre Torá e ciência. Na verdade, não há conflitos entre ciência e Torá desde que a ciência em discussão seja verdadeira ciência, e não a pseudo-ciência popularizada que é comumente lançada sobre um público não-discriminador e confiante.

   
       
 
 
       
 

O que é ‘Partícula de D’us’?

 
       
 

No século 21, a vontade e determinação de explicar nossa origem é de fundamental importância e sempre acompanhou o homem e seu destino: onde estamos e para onde vamos é o que nos revela e impulsiona a ir atrás de novas descobertas. Ciência e Torá andam juntas; impossível desconectar.

   
       
 
 
       
 

A Teoria da Evolução Combina Com o Judaísmo?

 
       
 

Ou coloque dessa maneira: Evolução e Gênesis ambos concordam que o homem começou como um punhado de barro. A evolução diz que se você deixar barro suficiente por tempo suficiente, aquilo terminará se tornando um ser humano que vai construir computadores e naves espaciais. O Gênesis diz que você precisa de uma força inteligente para que isso aconteça.

   
       
 
 
       
 

Como o Átomo Encontrou Sua Alma

 
       
 

É fácil filosofar, declarar e afirmar nossas crenças. Porém aqueles ideais devem se traduzir em ações; caso contrário, não valem muito.

   
       
 
 
       
 

Como o Átomo Encontrou Sua Alma

 
       
 

Os mesmos físicos que costumavam nos ensinar que os seres humanos são irrelevantes, ajuntamentos aleatórios de poeira reciclada, agora estão nos dizendo exatamente o oposto: que todo e cada um de nós tem o poder de determinar a realidade física e até a história do universo como um todo, até voltar às suas origens. E tudo isso apenas exercitando as faculdades humanas.

   
       
 
 
       
 

O Poder da Semente

 
       
 

Exceto por um fazendeiro, um jardineiro, e aqueles que cumprem uma dieta holística, as sementes parecem ter pouca importância em nossas vidas. Tentamos geneticamente criar tipos de laranjas que não as tenham, nós as cuspimos fora quando comemos melancia (se é que ainda as têm), e as evitamos como uma praga se temos diverticulite.

   
       
 
 
       
 

Fé e Ciência

 
       
 

“Vejo a ciência como a linguagem que D’us nos deu para entender dentro das nossas limitações a ilimitada grandeza de sua criação.”

Dr. Luis Lederman, brasileiro, Phd em energia nuclear

   
       
 
 
       
 

O Que Significa “Acreditar em D'us?”

 
       
  Para algumas pessoas, D'us é relevante porque elas estão preocupadas com as origens da existência. Para outras, D'us é relevante porque elas estão preocupadas com a outra vida, e fé é um pré-requisito para ir para o céu. Finalmente, para outras, D'us é relevante porque elas acreditam que a vida tem um propósito.    
       
 
 
       
 

Quando as pessoas perdem a fé

 
       
  É definitivamente estranho. Quanto mais altas as conquistas científicas humanas, mais baixo cai a autoestima humana. Posso encontrar apenas uma explicação. Quando as pessoas perdem a fé em D'us, perdem a fé na humanidade também.    
       
 
 
       
 

Nem Mesmo a Ciência Mais Notável
Nos Diz Algo Sobre D'us

 
       
  Há uma diferença entre ciência e religião. A ciência é sobre explicação, a religião é sobre interpretação. A ciência pega as coisas separadas para ver como funcionam. A religião junta as coisas para ver o que significam. São empreendimentos intelectuais diferentes. Eles até ocupam hemisférios diferentes no cérebro.    
       
 
 
       
 

Por Que Um Cientista Diz a verdade?

 
       
  Estabelecer valores de julgamentos tem sido visto por muitos psicólogos e cientistas como um afastamento ofensivo do método científico, que deve ser rechaçado a todo custo.    
       
 
 
       
 

Evolução vs. Criação

 
       
  “Para meus netos, estou duas gerações mais próximo de Adam e Eva, criados pela mão Divina. Portanto me respeitam. Porém segundo a filosofia que você ensina aos seus netos, você está duas gerações mais perto de ser um macaco. Por que então eles deveriam respeitá-lo?”    
       
 
 
       
 

O Apagão

 
       
  O mais surpreendente é a rapidez com que tudo aconteceu. Em questão de minutos, centenas de milhões de lâmpadas, aparelhos de ar condicionado, fornos de microondas, computadores, geladeiras, sistemas de telefonia, luzes do tráfego, caixas registradoras, metrôs e secadoras morreram. Pararam. Cessaram. Assim.    
       
 
 
       
 

Milagres ainda acontecem?

 
       
  O Rebe certa vez comparou sucintamente a perspectiva da Torá e a perspectiva “não-Torá” (podemos chamá-la de científica): a opinião da Torá busca o sobrenatural no natural; a ciência busca o natural no sobrenatural.    
       
 
 
       
 

Pesquisa de Células-Tronco

 
       
  Somente D’us, o mais reconhecido e aclamado “Doutor Honoris Causa” da genética que compõe todos os seres de todos os planetas e sistemas, desde a Concepção do Universo, sabe exatamente como devemos agir para que a vida possa existir de forma harmoniosa e justa. Estas regras Ele colocou em nossa sagrada Torá.    
       
 
 
       
 

Apenas Doze Segundos

 
       
  Em um congresso de neurologia a Dra. Linda McMaron da Inglaterra sugeriu que cada pessoa, mesmo aquelas que não têm tendência a desmaiar, se sentasse na cama ao acordar e contasse lentamente até 12 para evitar tontura, fraqueza e/ou desmaio...    
       
 
 
       
 

A capacitade de auto-renovação

 
       
  Clonagem: Seu próprio corpo conseguiu derrotar o câncer que até então estava ameaçando sua vida.    
       
 
 
       
 

Os humanos são especiais?

 
       
  A singularidade da raça humana não está na consciência, mas na maneira que a consciência tem de entrar nos âmbitos do bem e do mal, tomar decisões e distinguir entre eles.    
       
 
 
       
 

Decifrando o código da natureza

 
       
  Por que tantos acham tão difícil acreditar que existe um Poder Superior?
Como minha área é a Matemática, dividirei com vocês minha opinião em termos matemáticos. A idéia básica é que existe uma conexão entre tudo, e através dessas conexões, a pessoa se torna consciente da ordem deliberada com a qual é criada a natureza. E semelhante à maneira pela qual um compositor talentoso trama e constrói harmonias numa folha de papel, deve haver uma força por trás desses arranjos exatos, proporcionais e simétricos no ambiente.
   
       
 
 
       
 

A Torá é científica?

 
       
  A Torá reconhece o papel da consciência humana como participante ativo, não passivo, na formação da realidade.Este resultado do modelo padrão da mecânica quântica foi primeiro anunciado por John von Neumann em 1932.
A Torá confia firmemente no conceito de sinergia: o todo é maior que a soma de suas partes. Este se tornou um princípio essencial em muitas disciplinas modernas, da sociologia à química.
   
       
 
 
       
 

Conexão Hi-tech

 
       
  "Sei que tudo que existe no mundo, até mesmo algo que descobrimos mais tarde na história, tem sua fonte em algum lugar na Torá. Então, onde estão os computadores na Torá?”
Sem hesitar, o Rebe respondeu: “Tefillin.” O professor ficou perplexo.
   
       
 
 
       
 

O Chamado

 
       
  O pequeno Paul logo se tornou meu paciente favorito. Eu aguardava ansiosamente as suas visitas, quando ele pulava em meus braços, me abraçava e me beijava na face…Então, quando Paul tinha sete anos, recebi um chamado do pronto socorro… Ele tivera uma parada cardíaca total; eu estava lá quando ele chegou.    
       
 
 
       
  A prova da existência de D'us  
       
  Prove-me que D’us existe" é um desafio tão antigo quanto a própria religião. A religião é definida como a crença na existência de um poder controlador sobre-humano, e quando declaramos o Judaísmo como nossa religião, nossa crença em D’us é axiomática. Apesar disso, muitos judeus ainda questionam este próprio alicerce.    
       
 
 
       
  Ciência e Torá: Contraditórias?  
       
  Muitos judeus atualmente se tornaram alienados da Torá e do estilo de vida judaico por causa do enorme, quase hipnótico, efeito de uma ciência aparentemente onipotente. Milhares justificam este secularismo pelo "fato" de que são "mais esclarecidos" que as gerações passadas. Muitos no campo religioso preferem ignorar (ou banir) a discussão do desenvolvimento da ciência e tecnologia, ou ajustar a Torá ao pensamento moderno. Na verdade, nenhuma atitude merece crédito.    
       
 
 
       
  O mundo está realmente melhorando?  
       
  O mundo produz comida suficiente para alimentar seus seis bilhões de cidadãos. Os cientistas, em vez de desafiarem a fé, enfatizam as maravilhas misteriosas do universo e sua unicidade essencial. Pela primeira vez na História, a guerra é olhada com desprezo e a paz é algo valioso.    
       
 
 
       
  A moral das células tronco  
       
  Estamos sofrendo de Alzheimer moral. É uma doença que surge à medida que envelhecemos. Os primeiros sinais manifestam-se quando nos esquecemos de nossos pais, avós e de nosso nobre legado.    
       
 
 
       
  Moléculas Espirituais  
       
  A teoria molecular e a manipulação são a própria base das excitantes descobertas que são feitas quase diariamente em fisiologia, genética, microbiologia e farmacologia. O químico usou seus modelos moleculares de maneira bastante eficaz para fazer previsões e produtos que mudaram nossa vida.    
       
 
 
       
  Os Extraterrestres existem?  
       
  Observando o firmamento com tantas estrelas brilhando, uma imensidão sem fim, fico me perguntando: D’us criou vidas lá em cima? Ou os seres humanos são os únicos seres conscientes no universo?    
       
 
 
       
  A Ciência descobre a alma  
       
  A verdadeira ciência, cujo único propósito é aprender a verdade, não pode estar em contradição com nossa Torá, que é a "Torá Emet", Torá da verdade". Pelo contrário, quanto mais a ciência se aprofunda, mais corrobora os princípios, bem como as particularidades, de nossa fé, a fé de Israel.    
       
 
 
       
  A Trajetória de Galileo  
       
  A certa altura a nave ficou sujeita a uma radiação tão intensa que seu gravador parou por completo. Estas dificuldades iniciais parecem indicar que os bilhões de dólares empregados em Galileo de nada serviram, e sua missão seria um fracasso…    
       
 
 
       
  Convergência  
       
  O Rebe é o mais impressionante ponto de convergência que o século vinte produziu. Uma pessoa na qual o passado, o presente e o futuro, todos colidem com elegância.    
       
 
 
       
  Torá e Geometria  
       
  A geometria tem as características de uma ciência exata e de uma ciência aplicada. O mesmo é verdadeiro sobre nossa sagrada Torá, pois embora a Torá seja a sabedoria de D’us – a suprema verdade e exatidão – e "nenhum homem pode avaliar seu valor… mesmo assim, (Torá=Instrução) seu propósito é instruir nossas vidas diárias neste mundo físico e material.    
       
 
 
   
 
 

Desbancando a teoria da evolução

   
       
  Até então, Dr. Velvel e sua esposa, como muitos judeus americanos de sua geração, viam pouca utilidade no seu legado judaico; observâncias como Shabat, leis da dieta casher e tefilin eram por eles consideradas fora de moda, até primitivas, e certamente em importância em suas vidas modernas. Porém sua associação com os Feller mudou aquilo tudo    
       
 
 
   
 
 

Para Einstein, com amor

   
       
  O lindo mistério está no momento de transição, quando a mente vai da lógica ao hergesh. Quando a mente chega aos limites externos do reconhecível é surpreendido pelo silêncio. Entra num lugar em nossa alma onde não há ‘ruído’ – todos os desejos, ânsias, necessidades, temores e opiniões estão imóveis. Tudo aquilo que faz de uma pessoa quem, e aquilo que é, não pode penetrar nesse local na alma, e portanto, é silencioso.    
       
 
 
   
 
 

Qual a finalidade da vida?

   
       
  Uma vez que existem tais leis e tal ordem no Universo, deve haver uma Autoridade Mais Elevada responsável pelas mesmas. A analogia é bem conhecida: Quando temos em nossas mãos um livro impresso, de centenas de páginas, contendo uma história concatenada ou uma filosofia, não podemos sequer, por qualquer rasgo de imaginação, admitir que uma garrafa de tinta foi derramada acidentalmente e produziu o livro…    
       
 
 
   
 
 

Conquista do espaço

   
       
  Nossos avós desmaiariam se fossem acordados e pudessem ver a evolução em que o mundo se transformou desde a invenção do telefone e dos aviões, aproximando as pessoas de gerações passadas. Em nosso tempo, o celular logo se tornará obsoleto e os vôos, bem, estes nos levarão realmente a entrarmos em "órbita".    
       
 
 
   
 
 

Links na rede

   
       
  Por intermédio dos links, os websites se conectam uns com os outros, nos levando de um site a outro e outro – ad infinitum…O que torna a rede tão versátil, tão útil, tão fascinante e tão informativa são os links – a conexão interna e externa. Não se trata mais de uma coisa levar à outra, mas de tudo leva a tudo o mais.    
       
 
 
   
 
 

O mundo após o dilúvio

   
       
  Os cientistas refutam continuamente nossa crença de que o mundo tem menos de seis mil anos de idade. Seus argumentos são apoiados pelos muitos fósseis que têm sido achados e datados de milhões de anos.
Como pode nossa fé conciliar-se com as descobertas científicas?
   
       
 
 
   
 
 

Parceiro na Criação

   
       
  Nunca pense que sair da escola sem qualificações significa que as portas do futuro estão fechadas. Duas das pessoas mais bem-sucedidas que conheço ouviram do diretor da escola que jamais seriam coisa alguma. De vez em quando, esperança e uma mente com um objetivo podem derrotar qualquer obstáculo.    
       
 
 
   
 
 

Tecnologia: Vício ou Virtude?

   
       
  A tecnologia, como ocorre com todas as forças em nossa vida, pode ser usada tanto construtiva quanto destrutivamente. O homem foi encarregado de extrair seus recursos para refinar e civilizar o mundo, de transformar nossas cercanias materiais numa morada adequada para a espiritualidade e o Divino.    
       
 
 
   
 
 

Criação do mundo: 5764 anos

   
       
  Podemos rastrear nosso universo até o ponto inicial, um único globo prestes a explodir. Mas o que o fez explodir? Como ele chegou lá? O que veio antes?    
       
 
 
   
 
 

O encontro

   
       
  Posso relacionar-me com um D’us que inventou a física e o tempo e espaço contínuos; que fez surgir o eletromagnetismo, a gravidade e as forças nucleares; que colocou os elétrons em suas órbitas, e os fótons em suas trilhas – tudo isso é completamente impressionante. Mas como se pode falar sobre um relacionamento pessoal com um D’us assim? Como se pode fazer uma conexão entre a experiência humanae o impressionante Criador do Tempo e do Espaço?    
       
 
 
   
 
 

Missão espacial ou missão especial?

   
       
  A primeira série de instruções à tripulação poderia muito bem ser parecida com o primeiro mandamento cronologicamente mencionado na Torá: "Crescei e multiplicai-vos"- para reequipar a cápsula. Esta nave espacial deveria ser absolutamente capaz de se autoprover e sustentar.    
       
 
 
   
 
 

Qual o propósito da existência?

   
       
  D’us fez tudo existir, Ele o fez com um desejo a ser encontrado dentro de Sua criação e Ele investiu todo Seu Ser naquele desejo. Aquele desejo é um elemento essencial da realidade. Chame-o de propósito.    
       
 
 
   
 
 

D'us criou o mundo?

   
       
  Um ateu procura o rabino e pede a ele que prove a existência de D'us. O rabino pede-lhe que volte no dia seguinte para ter a resposta a esta questão. O descrente sente-se empolgado por ter aparentemente "desafiado" o rabino...    
       
 
 
         
  Qual é a idade do mundo?    
       
  Desenhar pode ser um trabalho um tanto demorado, mas imprimir ou carimbar são métodos instantâneos, suficientes para resultar numa imagem pronta.    
       
 
 
         
  Entre a fé e a ciência    
       
  D'us infinito não pode ser encerrado em uma fórmula matemática ou detectado por nossos sentidos físicos. Ele está além do mundo... Aqueles que insistem em provar D'us estão insistindo em algo que ninguém pode fazer.    
       
 
 
         
  Cuidado: O excesso de ciência o tornará religioso    
       
  Jamais houve um rabino que tenha dito a um cientista: "Pare de procurar." Nunca houve um rabino que lhe tenha dito: "Pare de olhar." Porque o supremo crente da verdade, e a Torá é toda verdade, terminará por acreditar que tudo que se encontra na natureza que é verdade, refletirá e reagirá à glória de D'us.    
       
 
 
         
  Um mundo de clones, ainda seria um mundo humano?    
       
  Pessoas geneticamente idênticas já existem, como no caso de gêmeos idênticos. Uma coisa porém é isto acontecer; outra coisa é provocar deliberadamente esta ocorrência. Gêmeos idênticos não existem para que um possa servir como fonte de tecido compatível de substituição para o outro. Mas a clonagem trata as pessoas como meios, ao invés de fins em si mesmas. Será um passo decisivo na comodificação da vida humana. Poderá transformar alguns dos aspectos mais básicos de nossa humanidade.    
       
 
 
         
  O Segredo do Pirata    
       
 

Comecei a escutar coisas sobre o pirata e seu software proibido. Coisas lindas, loucas. Então pesquisei e enviei faxes e e-mails e esperei. De repente, ele estava lá em meu cubículo, em carne e osso, com um CD-ROM minúsculo em sua mão estendida.

"Quanto é?" perguntei.

   
       
 
 
         
  Vida após a vida    
       
  A agência Reuters publicou artigo intrigante sobre a pesquisa que vem sendo desenvolvida por médicos do Hospital de Southampton, Inglaterra. A partir da coleta de dados da experiência de pessoas que estiveram próximas à morte, sugerem que a consciência, ou a alma, continua a pensar e raciocinar mesmo quando o coração parou de funcionar. Uma luz intensa, familiares vindo ao seu encontro, entre outras cenas também foram descritas por nossos Sábios, há mais de 1800 anos em obras como o Zôhar, Talmud e o Midrash.    
       
 
 
         
  A idade do Mundo    
       
 

A ciência formula e desenvolve teorias e hipóteses, ao passo que a Torá, trata de verdades absolutas.

Pode-se perguntar: se as teorias que pretendem explicar a origem e a idade do mundo são tão vulneráveis, como puderam se manter, por todo este tempo?

   
       
 
 
       
  A ressurreição dos mortos    
       
  Um dos princípios básicos da fé judaica é a crença na Ressurreição dos Mortos. Mas se o corpo nada mais é que um recipiente temporário e falho para a alma, por que recompô-lo e revivê-lo?    
       
 
 
         
  D'us existe?    
       
  Quantas vezes em sua vida você já se fez esta pergunta, e quantas ou diferentes respostas você obteve? Você mesmo é uma prova concreta da existência Divina. Saiba como e porque.    
       
 
 
         
  Existe uma prova absoluta da existência de D'us?    
       
  Existe um lugar dentro da alma humana para o conhecimento absoluto, para uma visão da realidade que suplanta todos os assuntos e percepções da vida.    
       
 
 
         
  Existe vida extraterrestre?    
       
 

"Um dos primeiros a discorrer sobre a questão da vida extraterrestre foi Rabino Chasdai Crescas. Após longa discussão, concluiu que não há nada na teologia judaica que negue a existência de vida em outros mundos."

Esta é apenas uma entre diversas opiniões expostas através de nossos sábios, profetas e obras sagradas como o Zôhar e Sêfer Habrit para tentar explicar a vida extraterrestre. Ela existe?

   
       
top