índice
 

Conquista do espaço

   
 

Se alguém for "daquela época", vai lembrar a polêmica causada pelo filme "2001, uma odisséia no espaço", posterior a época em que crianças vibravam a cada episódio de "Perdidos no Espaço", com o famoso Professor Smith.

O homem em todos os tempos voltou seus olhos para os céus questionando o que haveria "lá em cima" e se algum dia seria capaz de atingir as estrelas e conquistar outros planetas. Uma ousadia!

Mas das emocionantes imagens do homem pisando pela primeira vez na lua (eu vi!) até nossos dias há anos luz que separam a tecnologia.

Nossos avós desmaiariam se fossem acordados e pudessem ver a evolução em que o mundo se transformou desde a invenção do telefone e dos aviões, aproximando as pessoas de gerações passadas. Em nosso tempo, o celular logo se tornará obsoleto e os vôos, bem, estes nos levarão realmente a entrarmos em "órbita". Aguarde mais alguns anos… talvez ainda estejamos aqui com a medicina em progressão com métodos cada vez mais espertos e eficazes de combater doenças e rejuvenecer o corpo. Talvez a gente "dure" mais.

Mas onde anda nosso espírito e nossa alma dentro de todas estas conquistas? Nos tornamos melhores, mais sensíveis, ou simplesmente maiores e mais poderosos?

Enquanto a Opportunity e a Spirit (nomes, aliás, bastante sugestivos) exploram o solo marciano trazendo informações preciosas que nos servirão para estudos e novas descobertas, será que estamos dando oportunidades a nós, aqui em baixo, com os pés bem juntos à terra, de elevar nosso Spirit (alma?)

D’us forneceu as ferramentas ao homem. Colocou um universo à sua frente. Deu inteligência e dicernimento, permitiu viagens e conquistas no espaço, mas forneceu um "Guia de Vôo", o ponto base da Criação: a Torá. Moshê foi nosso piloto que nos conduziu e nos serviu de exemplo máximo de que deve-se ser humilde, saber que tudo só depende Dele e é a quem devemos agradecer a cada minuto pelo ar, pelo sol, pela chuva, pelo vento e pelo espaço infinito, pela nossa imaginação e pela nave que voa e aterrisa. Pela nossa Terra e pela nossa herança.

Se olharmos para nosso "espaço interior", e sondarmos onde nos encontramos hoje e agora, talvez fiquemos decepcionados, talvez satisfeitos, mas o que Ele não deseja é que fiquemos aqui, simplesmente acomodados.

Você pode ser simplesmente o que é hoje, ou tornar-se melhor amanhã.

Nossa vida é uma conquista e só depende de nós obtermos sucesso nela.

Caso contrário, nossa missão terá fracassado.

 
top