* D’us existe?

* Há uma prova?

* O sentido da existência


* D’us criou o mundo?


* Que idade tem o mundo?


* Carta do Rebe


* 5764 anos
  Dr. Yitschak Block
 
índice
  Entre a fé e a ciência
   
 

Alguns rabinos acham que, se pudessem provar a existência de D'us, o trabalho deles seria muito mais simples. Na verdade, deveriam agradecer, pois se pudessem provar Sua existência, teriam provado que o judaísmo é falso, o que comprometeria seriamente sua carreira.

O que é prova? Há dois tipos de prova que são reconhecidos na ciência e na filosofia. Uma é chamada "dedutiva" e a outra, "indutiva." A prova dedutiva é usada na matemática e lógica formal, ao passo que a prova indutiva é utilizada para influenciar nosso conhecimento sobre o mundo.

Prova dedutiva é uma conclusão que segue duas premissas que são dadas como verdadeiras. Nada tem a ver se as premissas em si são verdadeiras. O que é importante é que as premissas são aceitas como verdadeiras. Segue-se então uma conclusão lógica. A prova dedutiva não requer nenhum sofisticado equipamento de laboratório ou observações do mundo. Tudo que se precisa fazer é pensar. Por exemplo, se é verdadeiro que toda vez que há nuvens sempre choverá, e se hoje é um dia nublado, então necessariamente choverá hoje.

A prova indutiva exige observações para provar a verdade de certas crenças sobre o mundo. Por exemplo, se você achar que vai chover amanhã, a prova indutiva desta previsão do tempo é a chuva que cai amanhã, e que você pode ver com seus próprios olhos. Similarmente, a Teoria Geral da Relatividade de Einstein, que foi proposta em 1916, não se provou verdadeira até 1919, quando uma das previsões de sua teoria foi observada pela primeira vez.

À luz desses princípios, para provar cientificamente qualquer coisa, esta deve ser uma proposição ou fórmula que use a lógica dedutiva, ou uma declaração sobre o mundo que possa ser provada por algo que se possa ver, ouvir ou tocar, usando a lógica indutiva.

No judaísmo, D'us não é nem uma proposição de matemática ou lógica, ou um fato que você possa ver com seus olhos ou sentir com as mãos. D'us não é um fato sobre o mundo; Ele está além do mundo. Portanto, se você pudesse provar D'us, teria provado que o judaísmo é falso. Se você adora algo que pode ver ou tocar, não está rezando para D'us, mas para um ídolo.

Como não há forma científica de provar a existência de D'us, poder-se-ia concluir que a crença em D'us é irracional. Na verdade, a maioria de nossas crenças fundamentais sobre o mundo não são passíveis de provar, dedutivamente ou indutivamente, mas são consideradas racionais. Por exemplo, o "princípio de indução," que o futuro seguirá ao longo das mesmas linhas que o passado, e o "princípio da razão suficiente," de que toda cadeia de eventos tem uma causa, não são passíveis de prova pela lógica ou pela evidência empírica. Apesar disso, se eu negasse qualquer um destes princípios, todos que lêem isto considerar-me-iam irracional.

Aqueles que insistem em provar D'us estão insistindo em algo que ninguém pode fazer. Portanto, nossos rabinos podem manter seus empregos, porque segundo o judaísmo, D'us infinito não pode ser encerrado em uma fórmula matemática ou detectado por nossos sentidos físicos.

Houve certa vez uma menina prodígio que dominava a matemática desde tenra idade. Os pais viam nela um grande potencial, e contrataram um tutor. Ela aprendeu matemática avançada, mas ainda desejava mais. Disse ao tutor: "Gostaria de aprender geometria. Ouvi dizer que se pode provar coisas." O tutor começou a ensinar-lhe os rudimentos. "Espere," disse a menina, "não quero apenas aprender como três linhas formam um triângulo, desejo provar isso." O tutor replicou: "Posso somente ensinar a você os princípios. Baseada neles, você pode provar algo. Mas não pode provar os princípios básicos; eles são porque são."

Dr. Block recebeu seu PH.D. em filosofia na Universidade de Harvard. É uma das mais destacadas autoridades em Filosofia Aristoteliana, e é professor emérito na Universidade de Western Ontario, onde ensinou por 36 anos.

 
top