Bíblicas

   
 
 

Yossef HaTsadik

   
       
  Yossef, filho do Patriarca Yaacov, nasceu em Charan (Mesopotâmia) em 2 de Tamuz de 2199 (1562 AEC); foi o primeiro filho da esposa mais querida de Yaacov, Rachel, nascido após sete anos de casamento estéril.    
       
 
 
   
 
 

Beruriá

   
       
  Beruriá foi a mais destacada figura feminina de todo o período talmúdico. Única mulher reconhecida pelo Talmud como erudita na Torá, era filha de Rabi Hananiá Ben Teradion, um dos maiores sábios de...    
       
 
 
   
 
 

Quer ver mais estrelas?

   
       
  Pessoas famosas não surgem da noite pro dia. Cada estrela teve alguém dedicado que lhe forneceu uma perspectiva positiva para desenvolver seu grande potencial.
O povo judeu é comparado com as estrelas no céu. Muitas vezes é difícil para as pessoas perceberem a estrela que brilha dentro delas...
   
       
 
 
   
 
 

O Grande Erudito: Rabi Akiva Ben Yosef

   
       
  Rabi Akiva vivia aquilo que ensinava, realmente se preocupava com o bem-estar das pessoas e sempre tentava ajudar os outros. Dizia-se que dar dinheiro a Rabi Akiva era como dá-lo diretamente aos pobres, tão rapidamente ele levava aos necessitados.    
       
 
 
   
 
 

O Profeta Shmuel

   
       
  Todo ano, Samuel visitava as cidades e aldeias judaicas. Ele não esperava que o povo fosse até ele. Ele ia ao povo com palavras bondosas e os encorajava. Explicava a eles que D'us exigia deles, principalmente, que vivessem uma vida Divina, e cumprissem Seus mandamentos. Isso era mais importante que meros sacrifícios.    
       
 
 
   
 
 

Yeshayáhu

   
       
  O Shabat Chazon, o Shabat anterior a Tisha Beav, e o Shabat Nachamu, posterior a Tishá Beav, ambos derivam seu nome do Livro de Yeshayáhu. Chazon "Visão” é a primeira palavra deste livro, e Nachamu (conforta-nos) é a primeira palavra do 40º capítulo do mesmo livro. Estes dois capítulos formam as Haftarot dos dois Shabatot, respectivamente.    
       
 
 
   
 
 

Yehoshua (Josué) 1355-1245 AEC

   
       
  Yehoshua nasceu como Oséias ben Nun (filho de Nun), no Egito, no ano 2406 desde a criação (1355 aec).
A palavra "Nun" em aramaico significa "peixe". Assim como o peixe nunca abandona a água, assim Yehoshua nunca deixou a Casa de Estudos, mantendo-se imerso nas águas da Torá. Nosso Patriarca, Yaacov, já sabia com espírito de profecia que Yehoshua, "o peixe," descendente de Efrayim, lideraria os judeus à Terra Santa. Deu a seus netos Menashê e Efrayim a seguinte bênção: "Que se multipliquem na Terra como os peixes [na água]."
   
       
 
 
   
 
 

Eli, o Sumo Sacerdote

   
       
  Eli era um descendente de Ithamar, o quarto e último filho de Aharon, o Sumo Sacerdote. Ele tornou-se Sumo Sacerdote (Cohen Gadol) após a morte de Pinechás, filho de Elazar, irmão mais velho de Ithamar.    
       
 
 
   
 
 

O Poderoso Samson

   
       
  Certo dia, quando Zealphonis, uma judia, estava caminhando pelo campo, algo maravilhoso lhe aconteceu. Um anjo do Céu apareceu e disse: "Você terá um filho, que algum dia resgatará o povo judeu de seus inimigos. Ele será extraordinário – mais forte que um leão, mais ligeiro que um cervo; e seu espírito será livre e destemido. Você deve lembrar que a vida dele será consagrada ao serviço de D'us. Portanto, nunca corte seu cabelo, e não lhe dê vinho ou bebidas, mas somente os alimentos mais puros, pois ele será um Nazir!"    
       
 
 
   
 
 

As Mulheres na Torá

   
       
  Este é o segredo das palavras da sabedoria de Salomão. "Uma mulher de valor é a coroa de seu marido." Assim como uma coroa está acima da cabeça e além dela, assim também a luz interior da feminilidade tem uma qualidade essencial, de um lugar que a mente não consegue atingir.    
       
 

Cabalistas

   
 
 

Rabi Shlomo Alkabetz

   
       
  Rabi Shlomo Alkabetz foi um dos maiores cabalistas que viveram em Szfat na época dos grandes luminares da Cabalá, Rabi Moshe Cordovero (Ramak) e Rabi Yitschac Luria (o Arizal).    
       
 
 
   
 
 

Arizal

   
       
  Rabi Yitschac Luria Ashkenazi ben Shlomo (5294-5332 (1534-1572 EC)
Yahrtzeit: 5 de Av
Sepultado no Antigo Cemitério de Tzfat
Rabi Yitschac Luria é conhecido como o Ari, um acrônimo para Elohi Rabi Yitschac, o Divino Rabi Yitschac.
   
       
 
 
   
 
 

Rabi Yosef Caro

   
       
  Rabi Yossef Caro é mais conhecido como autor do Shulchan Aruch, o Código da Lei Judaica. Nasceu em Toledo, Espanha, durante os anos da Inquisição, e fugiu daquele país aos 4 anos, juntamente com sua família e milhares de judeus que foram banidos da Espanha em 5252 (1492).    
       
 
 
   
 
 

Rabi Yehuda bar Ilai

   
       
  Muitos dos grandes Sábios eram sustentados por "mesas" espirituais ricamente guarnecidas com as iguarias mais refinadas, ao passo que suas mesas físicas estavam quase vazias. Um destes Sábios foi Rabi Yehuda bar Ilai, que viveu na época do nasi (príncipe) Rabi Shimon ben Gamliel. Ele não dava importância ao fato de comer apenas os alimentos mais simples, ou que lhe faltasse o que vestir.    
       
 
 
   
 
 

Choni haMaagel

   
       
  Choni haMaagel foi solicitado a rezar por chuva, Ele desenhou um círculo e declarou: "Mestre do Universo! Veja como Teus filhos se voltaram para mim! Juro pelo Teu grande Nome que não sairei daqui até que mostres Tua misericórdia para eles!"    
       
 
 
   
 
 

Benyamin HaTsadic

   
       
  O túmulo de Benyamin é um dos mais coloridos de Tzfat, e também o mais agradável. Os tapetes orientais vermelho-canela, écharpes decorativas pendendo nas paredes e um aparelho elétrico para servir uma bebida quente ao visitante, tudo se combina para dar uma sensação calorosa    
       
 
 
   
 
 

Leib Baal HaYissurim

   
       
  Rabi Leib Baal HaYissurim foi discípulo do primeiro Rebe de Chabad. Ele foi para Eretz HaCodesh em 1798 e morou em Tiberíades. Quando já estava idoso mudou-se para Szfat, onde faleceu e foi sepultado.    
       
 
 
   
 
 

Rabi Nachum Ish Gamzu

   
       
  Foi rabino de Rabi Akiva durante 22 anos. É chamado por este nome porque sempre usou a expressão: "E isso também é para o bem." (em hebraico: ish gamzu = o homem (que diz) que é também…). E seu aluno Rabi Akiva também dizia: "Tudo que D’us faz é para o bem."    
       
 
 
   
 
 

Rabi Moshe Cordovero

   
       
  Um dos cabalistas mais notáveis de todos os tempos foi Rabi Moshe Cordovero. Mais conhecido como Ramak – um acrônimo tirado das primeiras letras de seu título e nome – Rabi Moshe Cordovero. Embora não seja certo que o próprio Ramak tenha nascido em Szfat, ele passou a maior parte da vida naquela cidade sagrada, o lar da Cabalá.    
       
 
 
   
 
 

Rabi Pinchas ben Yair

   
       
  Rabi Pinchas ben Yair era sogro de Rabi Shimon bar Yochai. A Guemará (Chulin 7) afirma que ele era extremamente cuidadoso para não partilhar a refeição de alguém. Ele também se recusava a aceitar ajuda de outros.    
       
 
 
   
 
 

Rabi Benayahu ben Yehoyada

   
       
  O túmulo hoje facilmente acessível do grande sábio e guerreiro da era davidiana, Benayahu ben Yehoyada no subúrbio de Beriya, em Tzfat não foi sempre tão simples de achar. Na verdade, foi preciso ninguém menos que um luminar, o santo Ari, para "sentir" que um determinado local onde ele passava com seus alunos há 500 anos nas redondezas de Tzfat era de fato o local de repouso de Ben Yehoyada.    
       
 
 
   
 
 

Rabi Shimon bar Yochai

   
       
  Rabi Shimon bar Yochai, um dos sábios mais importantes na história judaica, viveu há cerca de 1800 anos. Existem muitos ensinamentos em seu nome na Mishná, Guemará e Midrashim, enquanto que o Zohar, a fonte fundamental da Cabalá, é construído ao redor das revelações de Rabi Shimon ao seu círculo de amigos íntimos.    
       
 
 
   
 
 

Rabi Yonaton ben Uziel

   
       
  Yonatan ben Uziel viveu há 2.000 anos. Foi o mais notável dos alunos de Rabi Hilel. O Talmud (Sucá 28a) relata que os pássaros que passavam acima de sua cabeça se queimavam com a luz do seu estudo de Torá!    
       
 
 
   
 
 

Rabi Chaim Vital

   
       
  Rabi Chaim Vital (às vezes mencionado como Rabi Chaim Vital Calabrês, pois sua família era da Calábria, Itália), nasceu em 5303 (1543 EC). Rabi Chaim é famoso principalmente por ter registrado e editado os ensinamentos de Rabi Yitschac Luria, embora ele próprio fosse também um notável cabalista e escritor.    
       
 

Rabínicas

   
 
 

Rabino Yosef Yichac Kazen

   
       
  “A sala que temos aqui mede três metros por um metro e meio,” informa Kazen, as palavras saindo numa sucessão alta e rápida. “Mas está dividida em três segmentos. Uma é para pessoas na Internet, mensagens que são enviadas semanalmente para perguntas individuais e discussões. Há uma área de desenvolvimento de computador, e temos então o escritório.”
   
       
 
 
   
 
 

Rabi Meir Báal Hanês

   
       
  Contam nossos sábios que quando o perverso Turnusrufus perguntou a Rabi Akiva: “Se o seu D’us ama os pobres, por que não os sustenta?”, este respondeu-lhe enfaticamente: “Para salvar-nos, por intermédio deles, do Guehinom.”    
       
 
 
   
 
 

Rashi

   
       
  D'us é a essência do bem, e a natureza do bem é conceder bondade. Porém a bondade não pode ser concedida se não houver ninguém para recebê-la. Para este fim, D'us criou nosso mundo – para sermos recipientes de Sua bondade.    
       
 
 
   
 
 

Rabi Shneor Zalman

   
       
  5505-5573 (1745-1812)
Rabi Shneor Zalman de Liadi, o Alter Rebe, descendente direto do Maharal de Praga,, foi o fundador da Chassidut Chabad, movimento que se revelou em um dos mais fortes e dinâmicos ramos do chassidismo, na Lituânia em 5533. A essência dos ensinamentos do Rabi Shneor Zalman pode ser encontrada em sua obra magna, o Licutei Amarim, mais conhecido como o Tanya que foi e continua sendo um texto sagrado para os milhares de seguidores de Chabad.
   
       
 
 
   
 
 

Báal Shem Tov

   
       
  5458 - 5520 (1698 - 1760)
Rabi Yisrael Báal Shem Tov ("Mestre do Bom Nome") foi o fundador do Chassidismo. Nasceu na pequena cidade de Acop, nos Montes Cárpatos da Polônia, em 18 de Elul de 5458 (1698). Seu nascimento ocorreu exatamente cinquenta anos após os pogroms que dizimaram as comunidades judaicas na Ucrânia, Podólia, Volhínia e Polônia.
   
       
 
 
   
 
 

Rabi Isaac Luria – O Ari Hakadosh

   
       
  Rabi Isaac Halevi Luria se tornou famoso como o "Ari", o leão sagrado; Ari representa as iniciais de "Ashkenazi Rabi Isaac". Como seu nome indica, sua família originalmente viveu na Alemanha, de onde foi para Jerusalém. Ali nasceu o homem que desempenharia um papel magnífico não apenas naquele século de revoluções culturais e espirituais, mas até os dias de hoje    
       
 
 
   
 
 

Maimônides: O Rambam

   
       
  "Aquilo que escrevi nesta obra [O Guia dos Perplexos] não foi a sugestão do momento; é o resultado de profundo estudo e grande aplicação… Não o leia superficialmente, para não me ofender, e não extraia benefício para si mesmo. Você deve estudar extensivamente e ler sempre."    
       
 
 
   
 
 

O Báal Shem Tov: Revolução

   
       
  Mais ou menos a cada cem anos, surge uma pessoa que muda a maneira de olharmos para nós mesmos e nosso mundo. Ele, ou ela, dirá algo tão revolucionário, tão novo e inesperado – tão contrário às nossas concepções prévias – que a princípio parecerá impossível que seja verdade.    
       
 
 
   
 
 

Rebetsin Chaya Mushka

   
       
  Em 1941, o Rebe a e Rebetsin embarcaram no navio Serpa Pinto (de Marselha, França, via Lisboa, Portugal) para os Estados Unidos. Em 28 de Sivan aportaram em segurança nos Estados Unidos e fixaram residência em Nova York, onde seu pai já estava desde 1940.    
       
 
 
       
  O Rebe: Ordens de marchar    
       
  Nos escritos e palestras do Rebe, encontra-se aqui e ali uma menção do passado - o próprio passado do Rebe, o passado de seu povo e da humanidade. Mas o foco está no futuro.    
       
 

Melachim – Reis

       
  A Bravura do Rei Hezekiá    
       
  Há cerca de 2500 anos, reinou um grande rei sobre Yehudá, na Terra de Israel. Era um notável erudito, sábio e piedoso. Reinou com justiça e ensinava aos súditos a Torá e a sabedoria de D'us. Seu nome era Hezekiá, rei de Yehudá. Durante treze anos, Hezekiá reinou sobre Yehudá em paz e felicidade, e então D'us o colocou à prova.    
       
 

Neviím – Profetas

   
 
 

O Profeta Amos

   
       
  Durante o reinado do Rei Uziá da Judéia e do Rei Yeroboam II da outra parte de Israel (há cerca de 2.600 anos), viveu o Profeta Amos. Era descendente da tribo de Asher, e originário da cidade de Tekoa. Amos foi um discípulo do Profeta Hosea, Sua corte incluía o profeta Amos, pai de Yeshayáhu, e o próprio Yeshayáhu foi sucessor de Amos.    
       
 
 
   
 
 

O Profeta Shmuel

   
       
  Elkanah, pai de Samuel, foi um dos membros mais respeitados e ricos da tribo dos levitas. A mãe de Samuel, Hannah, era uma mulher recatada e temente a D'us. Hannah era estéril. Certa vez, quando rezava fez a seguinte promessa: "Se D'us aceitar minha prece e me conceder um filho, eu o criarei como um nazarita, cuja vida inteira será dedicada a D'us." A prece sincera de Hannah foi aceita e ela teve um filho, a quem deu o nome de Shmuel, Samuel ("D'us ouviu").    
       
 
 
   
 
 

Dvora, a Profetisa (2650-2676)

   
       
  Dos Juízes que governaram o povo judeu após a morte de Yehoshua, o quarto não foi um homem, mas sim uma mulher, uma das mais famosas de todos os tempos, a Profetisa Dvora (Débora).    
       
 
 
       
  O Profeta Yeshayáhu    
       
  Yeshayáhu levou ao rei e ao povo a mensagem de D'us, num tempo em que a idolatria parecia estar fincando raízes na terra, e ele pregou justiça e caridade numa época em que a moral do povo descia cada vez a níveis mais baixos.    
       
 

De Nosso Tempo

   
 
 

Dr. Pereira de Boston

   
       
  Assim José e Dr. Jacob Pereira apareceram perante Washington numa noite quente de agosto, quando o líder do exército americano estava sentado à sua mesa, curvado sobre grandes mapas da Ilha de...    
       
 
 
   
 
 

“Embaixador Globe Troter”

   
       
  Aqueles que o conheceram descrevem Wineberg como um farol de calor judaico; ele passava horas em prece contemplativa e estudo erudito. Suas preces sinceras durante as Grandes Festas, quando ele liderava os serviços na principal sinagoga da Sede Mundial Lubavitch, ainda produzem reações emotivas naqueles que as recordam.    
       
 
 
   
 
 

Dona Esther Alpern

   
       
  5 de Av, 10 anos sem D. Esther
Muitos anos se passaram, mas Dna. Esther faz a mesma falta enorme que há dez anos. O que está presente em quem teve o privilégio e honra de conviver um pouco ao seu lado é poder levar para sempre seus ensinamentos e transmitir aos outros, desta forma iluminando a vida de todos e sua memória.
   
       
 
 
   
 
 

Elie Wiesel

   
       
  Ao apresentar o Prêmio Nobel da Paz, Egil Aarvik, diretor do Comitê Nobel, declarou sobre Wiesel: "Sua missão não é conquistar a simpatia do mundo para vítimas ou sobreviventes. Sua meta é despertar a nossa consciência. Nossa indiferença em relação ao mal nos torna parceiros no crime. Esta é a razão para seu ataque à indiferença e sua insistência em medidas que visam a prevenir um novo Holocausto. Sabemos que o inimaginável aconteceu. O que estamos fazendo agora para impedir que aconteça novamente?"    
       
 
 
   
 
 

Don Joseph Nassi – O Duque de Naxos

   
       
  Página do comentário "Igueret Shmuel", sobre o Livro de Ruth escrito por Samuel di Uzeda e impresso na editora estabelecida na casa de Don Joseph Nassi.    
       
 
 
   
 
 

Isaac Abravanel – 1437-1508

   
       
  Don Isaac Abravanel foi um dos maiores estadistas judeus e desempenhou um papel importante na história européia. Ao mesmo tempo, ele não foi apenas um judeu leal e estritamente religioso, mas um notável erudito, comentarista bíblico e filósofo. Foi o último de uma longa linhagem de grandes líderes e heróis judeus da Idade de Ouro na Espanha.    
       
 
 
   
 
 

Sir Moses Montefiore

   
       
  Moses Montefiore foi criado na Inglaterra, numa atmosfera de Torá e mitsvot, e permaneceu um judeu devoto durante toda a sua vida. Em Londres ele estabeleceu uma grande empresa com seu irmão Abraham. Eles faziam negócios com os Rothschild: estabelecimentos industriais, comerciais e financeiros.    
       
 
 
   
 
 

Maria Nunez (cerca de 1391)

   
       
  Há cerca de 400 anos viveu uma heróica judia chamada Maria Nunez. Sua família estava entre as melhores da Espanha e, durante a terrível Inquisição, tinha sido forçada a aceitar a fé católica. No entanto, como muitos outros judeus daquele período na Espanha, eles viveram secretamente como judeus e somente fingiam ser cristãos.    
       
 
 
   
 
 

A luta de Jonas Salk

   
       
  Salk acreditava que a sua origem judaica teve um papel fundamental em sua vida e sua carreira: "...forneceu-me as qualidades necessárias para sobreviver e evoluir. Assim tenho visto as adversidades: como uma vantagem. Os judeus aprenderam a desenvolver uma sabedoria inata sobre como conseguir lutar e crescer. Pude ver isso da forma que minha mãe criou seus filhos. O que ela queria acima de tudo era que fôssemos melhores que ela."    
       
 
 
   
 
 

Simon Wiesenthal: A consciência do Holocausto

   
       
  "A missão era impressionante. O desafio, imenso e incalculável. A causa possuia poucos amigos. Os aliados se concentravam na Guerra Fria, os sobreviventes tentavam recompôr suas destroçadas vidas e Wiesenthal estava sozinho em seu papel como perseguidor e detetive ao mesmo tempo", acrescenta a publicação oficial de sua organização. Para Simon Wiesenthal o importante era estar sempre alerta e, com sua vigilância, evitar que pudesse repetir-se a mais terrível época da História    
       
 
 
   
 
 

A vida de um marrano: Samuel Nuñez Ribiero

   
       
  Embora vivessem quase 250 anos depois da Expulsão da Espanha e Portugal, esta família ainda observava secretamente a religião judaica. Era liderada por Samuel Nunez, nascido em Portugal, e que se tornara um famoso médico. Fora nomeado Médico da Corte do Rei de Portugal.    
       
 
 
   
 
 

Alfred Nobel: o criador do Prêmio

   
       
  O conjunto de prêmios mais famoso do mundo é o Prêmio Nobel. Concedido para a mais destacada realização nas áreas de literatura, paz, economia, medicina e ciências, eles foram criados há um século por Alfred B. Nobel (1833-1896), um homem que fez fortuna produzindo explosivos; entre outras coisas, Nobel inventou a dinamite.    
       
 
 
   
 
 

Rabi Kazen: um visionário na Web

   
       
  Com o advento da tecnologia de comunicação através do computador, Kazen reconheceu imediatamente seu potencial para atingir uma audiência quase ilimitada, especialmente para pessoas que se encontravam em regiões geograficamente restritas ao acesso de informações e vivência judaica.    
       
 
 
   
 
  Não há consolo    
       
  Muito mais que uma Rebetsin, como jamais conheci nem conhecerei igual, D. Esther Alpern: um ser humano maravilhoso que agitou nossos dias com livros, revistas, aulas e conselhos que passam e repassam agora em nossas mentes e corações.    
       
 

Mashiach

       
  Entrevista com Mashiach    
       
  Estamos há muito tempo esperando e como ele anda demorando muito resolvemos ir atrás e perguntar: Afinal, o que é que está acontecendo, Mashiach? Você perdeu a hora de chegar?    
       
 
 
     
  O candidato perfeito    
       
  Nosso candidato garante: não haverá mais fome no mundo inteiro (você é capaz de jejuar para ver?), não haverá mais luta, discórdia, terrorismo e guerra entre as nações (como é possível se os noticiários contestam esta teoria diariamente?). O mundo será um paraíso (já providenciou seu passaporte?)