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Yeshayáhu,
filho de Amoz, era membro da família real. Ele fez sua primeira
apresentação pública como profeta divinamente inspirado
no ano em que Uzziá foi acometido pela lepra, 3142 (há cerca
de 2574 anos!). Desde aquele tempo e por um período de 86 anos,
a voz profética de Yeshayáhu se fez ouvir no Reino de Yehuda,
durante o reinado dos reis Uzziá, Jothan, Ahaz e Hezekiá.
Yeshayáhu deve ter vivido até uma idade muito avançada.
Eventos muito importantes ocorreram durante a vida de Yeshayáhu,
tanto na história de nosso povo quanto na história do mundo
em geral. Yeshayáhu viu o surgimento de um novo império,
a Assíria, cujo rei Shalmaneser conquistou o Reino Norte, e exilou
as Dez tribos. Somente Judéia permaneceu, e este foi o último
baluarte da verdadeira fé num Único D'us.
Porém ali, também, as práticas perversas dos vizinhos
começaram a causar danos, e a Cidade Sagrada de Jerusalém
muitas vezes foi profanada pela idolatria, injustiça e corrupção.
Yeshayáhu levou ao rei e ao povo a mensagem de D'us, num tempo
em que a idolatria parecia estar fincando raízes na terra, e ele
pregou justiça e caridade numa época em que a moral do povo
descia cada vez a níveis mais baixos.
Sobre o seu chamado Divino, Yeshayáhu assim relata (capítulo
6):
"No ano da morte do Rei Uzziá (isso significa quando ele foi
atacado pela lepra e estava isolado), eu vi D'us sentado sobre um trono
alto e exaltado, e Sua glória preenchia o santuário. Serafins
(anjos de fogo) estavam de pé à Sua volta. Cada um tinha
seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés, e com
duas ele voava. E um falava com o outro, dizendo: 'Santo, Santo, Santo
é o Senhor dos Exércitos; a terra inteira está repleta
com Sua glória.'
"E os pilares tremiam com as vozes daqueles que clamavam, e a casa
ficou repleta de fumaça. E eu disse: 'Infeliz sou eu, um homem
de lábios impuros, e no meio de pessoas com lábios impuros
eu habito; pois o Rei, o Senhor das Hostes, meus olhos viram.'
"Então um Serafim voou na minha direção, e em
sua mão havia um carvão que ele tinha tirado do altar com
o pegador. Ele o colocou sobre minha boca e disse: 'Vê, isso tocou
teus lábios, e tua iniqüidade partiu e teu pecado está
perdoado!'
"E eu ouvi a voz de D'us, dizendo: 'A quem Eu enviarei e quem irá
por nós?' E eu disse: 'Aqui estou; envia a mim.' E Ele respondeu:
'Vai, diz a este povo; vocês ouviram, mas não entenderam;
vocês viram, mas não sabem. Obstinado é o coração
deste povo; seus ouvidos são pesados e seus olhos fechados; ou
então seus olhos veriam, seus ouvidos ouviriam, e seus corações
entenderiam, para que se arrependam e sejam curados.'"
A missão de Yeshayáhu era, antes de mais nada, admoestar
as pessoas e insistir com elas para que se arrependessem e voltassem a
D'us. Ele diz ao povo que D'us é seu pai, e que eles são
Seus filhos. Ele chama os filhos rebeldes a voltarem ao Pai amoroso.
Assim, já no primeiro capítulo (do livro que lemos no Shabat
Chazon), sua voz troveja:
"Ouçam, ó Céus, e ouça, ó Terra,
pois D'us falou. 'Os filhos que eu nutri e criei, eles se rebelaram contra
Mim. O boi conhece o seu dono, o jumento conhece o jugo do amo, mas Israel
não conhece, Meu povo não considera…'"
Assim ele conclama céu e terra como para serem testemunhas de que
Israel se mostrou ingrato e desobediente. Ele não hesita em culpar
os líderes, a quem chama de "Governantes de Sodoma",
pelo baixo nível moral do povo. Repreende severamente os devotos
hipócritas que oferecem sacrifícios a D'us, mas que não
deixam de pecar, pensando que podem "subornar" D'us, como fazem
os idólatras.
Assim, Yeshayáhu continua:
"Ouçam a palavra de D'us, governantes de Sodoma; dêem
ouvidos à Torá de D'us, vocês povo de Gomorra: 'Com
que objetivo fazem tantos sacrifícios para Mim' – diz D'us;
Eu estou sentado com as oferendas queimadas de carneiros, e a gordura
dos animais engordados; o sangue dos novilhos, das ovelhas, e das cabras
que eu não desejo! Quando vocês aparecem na Minha presença
que exigiu isso de vocês, menosprezam Minhas cortes? Não
continuem a trazer-Me presentes enganosos… as Luas Novas e Shabats,
a convocação de assembléias, não posso tolerar
falsidades com reuniões solenes… Portanto, quando vocês
estenderem as mãos Eu afastarei meus olhos de vocês; quando
disserem tantas preces, não escutarei; suas mãos estão
cheias de sangue. Lavem-se; limpem-se; afastem o mal de seus atos perante
os Meus olhos; parem de fazer o mal; aprendam a fazer o bem; busquem justiça;
ajudem os oprimidos; façam justiça para os órfãos;
supliquem pelas viúvas."
O profeta então chama as pessoas à razão. Diz a todos
que D'us está pronto a perdoá-los se retornarem a Ele, e
os adverte de que sua desobediência levará apenas à
destruição.
"Venham agora e vamos raciocinar juntos" – diz D'us. "Embora
os seus pecados sejam (vermelhos como) escarlate, eles se tornarão
brancos como a neve; embora sejam vermelhos como carmim, se tornarão
(brancos) como a lã. Se obedecerem, comerão o melhor da
terra; mas se recusarem e se rebelarem, pela espada serão devorados;
pois a boca de D'us falou!'"
Yeshayáhu diz ao povo que se os pecadores não se arrependerem
por vontade própria, D'us irá purificar a nação
por meio do sofrimento. Um remanescente, disciplinado e purificado, sobreviverá
ao julgamento que se abaterá sobre Israel, e se tornará
a semente de uma nação sagrada e eterna. Ele descreve a
purificação da maneira pela qual os metais preciosos são
purificados pelo fogo, com lixívia, até que a sujeira seja
removida.
"Portanto," diz D'us, o D'us das Hostes, o Poderoso de Israel…
"Eu voltarei Minha mão contra vocês, e purgarei, como
com a lixívia, as suas impurezas, e removerei toda a sujeira. E
restaurarei seus juizes como antes, e seus conselheiros como no princípio.
Em seguida vocês serão chamados a Cidade da Integridade,
a Cidade que é Fiel. Tsion será redimido pela justiça
e aqueles que retornarem a D'us, através da integridade."
As profecias de Yeshayáhu sobre a futura glória de Israel
são tão eloqüentes quanto inspiradoras:
"Conforta, conforta Meu povo" ["Nachamu, Nachamu…"]
diz o seu D'us. Fala ao coração de Jerusalém e proclama
a ela, que seu tempo de punição está completo, que
sua culpa foi expiada…"
A redenção e glória de Israel trará uma nova
era, quando a glória de D'us será revelada até aos
olhos da carne:
"E a glória de D'us será revelada, e toda a carne verá
junta, que a boca de D'us falou."
Especialmente notável será a revelação Divina
nas montanhas de Tsion e nas cidades de Yehuda e Jerusalém, onde
será fácil contemplar a glória de D'us, e tão
profundo será o conhecimento do povo que será dito: "Vejam,
aqui está o seu D'us."
D'us será revelado em Sua completa majestade e poder, mas também
em Sua infinita misericórdia, pois Ele reunirá os exilados
do povo judeu.
"Assim como um pastor que alimenta seu rebanho, que reúne
os cordeiros em seu braço, e os carrega no colo, e gentilmente
apascenta os mais novos."
Obs:
O Shabat
Chazon, o Shabat anterior a Tisha Beav, e o Shabat
Nachamu, posterior a Tisha Beav, ambos derivam seu nome do
Livro de Yeshayáhu.
Chazon (Visão) é a primeira palavra deste livro, e Nachamu
(te conforta) é a primeira palavra do 40º capítulo do mesmo
livro. Estes dois capítulos formam as Haftarot dos dois Shabatot,
respectivamente. Do LIvro de Yeshayáhu vem também as "Sete
Haftarot de Consolo" que lemos na sinagoga desde o Shabat Nachamu até
Rosh Hashaná. |