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Rabi
Nachum Ish Gamzu
Foi rabino de Rabi Akiva durante 22 anos. É chamado por este nome
porque sempre usou a expressão: "E isso também é
para o bem." (em hebraico: ish gamzu = o homem (que diz) que é
também…). E seu aluno Rabi Akiva também dizia: "Tudo
que D’us faz é para o bem."
Ele era chamado pelo título ‘Ish Gamzu’ – porque
sempre que algo desagradável lhe acontecia, ele costumava dizer:
‘Gam Zu le’Tová’, "Isto também é
para o bem".
Os chachamim decidiram enviar especificamente Nachum Ish Gamzu ao Imperador
com um presente – porque ele estava acostumado com milagres (e eles
perceberam os possíveis riscos que uma pessoa enfrentava neste
tipo de viagem a Roma). Ele chegou ao palácio do Imperador com
uma caixa de terra, e não com as jóias e pedras preciosas
com as quais tinha iniciado a viagem – porque o dono da estalagem
onde ele passara a noite decidiu investigar o que a caixa continha enquanto
ele dormia. Quando descobriu o que havia dentro, esvaziou-a e substituiu
o conteúdo anterior com terra do jardim.
Quando o Imperador viu que a caixa continha apenas terra, mandou aprisionar
Nachum Ish Gamzu. Nachum aceitou este fato com seu costumeiro ‘Gam
Zu le’Tová’ – e um milagre aconteceu, na forma
de uma visita de Eliyahu HaNavi, que sugeriu ao Imperador que aquela deveria
ser terra especial de Avraham, o pai dos judeus que, durante a batalha
contra os quatro reis, atirou terra neles, que se transformou em espadas
(e palha que se transformou em flechas).
Quando o Imperador tentou fazer aquilo com um inimigo que ele antes tinha
considerado invencível, e este debandou, ele libertou Nachum Ish
Gamzu, encheu a caixa com jóias e pedras preciosas e enviou-o para
casa com honrarias.
Quando o dono da estalagem percebeu o que tinha acontecido – demoliu
a casa e levou a poeira ao Imperador como presente (pensando que toda
a terra na sua propriedade era ‘terra milagrosa’). Porém,
obviamente, nada aconteceu com a terra, e o Imperador mandou matá-lo
por zombar dele.
Certa vez, quando ele estava viajando para a casa do sogro com camelos
carregados de alimentos, ele demorou muito a atender um homem pobre que
o abordou pedindo ajuda (talvez ele devesse ter descido do camelo, talvez
devesse ter aberto os sacos de comida, ou pedido a ele que esperasse enquanto
descarregava os sacos), e o homem morreu antes que tivesse a chance de
receber ajuda. Ele então decretou que seus olhos, que não
tiveram pena dos olhos do pobre, ficassem cegos; suas mãos, que
não tiveram pena das mãos do pobre, seriam cortadas e seus
pés, que não tiveram pena dos pés do pobre, seriam
cortados fora. E ele não ficou satisfeito até acrescentar
que todo seu corpo deveria ficar coberto de furúnculos.
As pernas de Nachum Ish Gamzu foram colocadas em baldes de água
– porque além de estar preso ao leito, como suas mãos
tinham sido amputadas ele não teria conseguido remover as formigas
que caso contrário teriam rastejado sobre seu corpo. Quando seus
discípulos disseram angustiados: ‘Que infortúnio,
vê-lo em tal estado!’ – ele replicou ‘Seria infortúnio
para mim, se vocês não me vissem neste estado!’
Quando seus discípulos planejaram retirar sua cama do apartamento
precário em primeiro lugar e as vasilhas depois – ele os
instruiu a reverterem a ordem, porque sabia que, enquanto estivesse na
casa, ela não desabaria. |