Biografia de cabalistas - Parte 1
índice
   
 

Rabi Shlomo Alkabetz

Rabi Shlomo Alkabetz foi um dos maiores cabalistas que viveram em Szfat na época dos grandes luminares da Cabalá, Rabi Moshe Cordovero (Ramak) e Rabi Yitschac Luria (o Arizal).

Rabi Shlomo nasceu em Salonica por volta de 5260 (1500). Segundo alguns autores, ele nasceu em 5265 (1505). Estudou Torá com Rabi Yossef Taitatzak. Em 5289 (1529) desposou a filha de Yitschac Cohen, um rico proprietário que morava em Salonica. Em vez de dar à sua esposa um presente de casamento mais tradicional, ele entregou a ela sua obra completamente nova, Manot HaLevi.

Seu sogro e cunhado aparentemente respeitavam muito os eruditos de Torá, pois "seu deleite ao receber o presente foi muito maior do que se ele tivesse enviado jóias e pedras preciosas de grande valor monetário." Logo depois, Rabi Shlomo e a esposa decidiram se estabelecer na Terra Santa. A caminho de lá, o jovem rabino e a mulher fizeram uma parada em Adrianople, na Turquia. Os moradores da cidade, incluindo um grupo de cabalistas, implorou a ele que os instruísse na vida espiritual e em seus métodos de servir a D’us. Ele concordou e escreveu diversas obras durante sua estadia nesta cidade – Beit Hashem, Avotot Ahava, Ayelet Ahavim e Brit HaLevi. Esta última obra ele dedicou aos seus admiradores em Adrianople.

Rabi Shlomo por fim continuou sua viagem, ensinando aonde quer que fosse. Diversos homens que mais tarde se tornariam grandes cabalistas foram influenciados por Rabi Shlomo. Dentre eles estava Rabi Shmuel Ozida (autor de Midrash Shmuel sobre Pirkê Avot), Rabi Eliezer Azikri, autor de Sêfer Chareidim, um tratado cabalista sobre a correspondência dos membros e órgão do corpo às 613 mitsvot da Torá; Rabi Avraham Galante, autor de Yereach Yakar sobre o Zôhar e outras obras.

Rabi Shlomo chegou a Szfat por volta de 5295 (1535), onde se estabeleceu. Somente na Terra Santa, ele insistia, alguém podia desvendar os segredos da Torá. Rabi Shlomo atribuía muito da sua profundidade de compreensão ao seu costume de se prostrar nas tumbas dos tsadikim. Muitos estudantes se reuniam a sua volta, incluindo Rabi Moshe Cordovero (Ramak), que desposou a irmã de Rabi Shlomo.

Parece, no entanto, que Rabi Shlomo mais tarde se tornou aluno do Ramak, um testemunho da sua humildade. Rabi Yossef caro foi outro aluno de Rabi Shlomo.

Rabi Shlomo conta a história de que certa vez estava estudando com Rabi Yossef Caro quando o falecido Maguid (um professor angelical) lhes apareceu. Rabi Caro certa vez pediu a seu professor para explicar o significado cabalista do versículo "os dois grandes luminares" (Bereshit 1:16), o que ele fez numa longa dissertação. Parece que ele tinha servido como líder de uma yeshivá em Meron, que fica do outro lado do vale em relação a Szfat. Parece também que ele atuou como rabino em Szfat.

Rabi Shlomo é mais conhecido pelo seu hino Lecha Dodi, entoado na recepção ao Shabat. Foi composto segundo os ensinamentos cabalistas sobre a subida da sefirá de malchut (que representa a Shechiná e a alma judaica) no Shabat, e portanto expressa o anseio da Shechiná e da alma judaica pela Redenção. O hino tornou-se tão popular que foi incorporado à liturgia do Shabat de toda comunidade.

Rabi Shlomo faleceu em 5340 (1580) e está enterrado em Szfat

     
   
top