O Profeta Amos  
índice
   
 

Durante o reinado do Rei Uziá da Judéia e do Rei Yeroboam II da outra parte de Israel (há cerca de 2.600 anos), viveu o Profeta Amos. Era descendente da tribo de Asher, e originário da cidade de Tekoa. Amos foi um discípulo do Profeta Hosea, Sua corte incluía o profeta Amos, pai de Yeshayáhu, e o próprio Yeshayáhu foi sucessor de Amos.

Em sua juventude ele não foi educado junto com os outros profetas; trabalhava como pastor, cuidando dos seus rebanhos no vale de Asher. Porém mais tarde foi chamado por D'us para divulgar suas profecias, e todas, obviamente, se tornaram realidade.

Foi Amos quem previu que haveria um grande terremoto em Jerusalém que se espalharia por todo o país. Dois anos depois, quando Uziá entrou no Santuário no Templo Sagrado e ousou oferecer incenso perante D'us, no lugar do Sumo Sacerdote Azariá, um terremoto abalou o Templo e fez o rei fugir aterrorizado. (Naquela ocasião o rei também foi acometido de lepra e teve de ser isolado).
Amos também profetizou a fome que grassaria sobre o país, de tal modo que nem o gado e as ovelhas tinham pasto. Isso ele também previu com dois anos de antecedência.

Ele admoestava constantemente o povo e os advertia a não abandonarem as leis da Torá. Amos previu o julgamento Divino sobre os povos ao redor das fronteiras da Terra de Israel: os sírios a leste, os filisteus a oeste, os fenícios ao norte e Edom, Amon e Moab ao sul, que pelas suas práticas bárbaras e por infligirem sofrimento ao povo judeu, todos seriam amaldiçoados.

Amos não hesitou em censurar seu próprio povo nos termos mais enfáticos. Previu a guerra, a derrota, a destruição e grande sofrimento para seu povo por causa da sua falha em levar uma verdadeira vida de Torá.

No entanto, suas últimas profecias descreveram os esplêndidos e gloriosos dias de Mashiach.

Veja, os dias certamente chegarão, diz D'us.

Eu retornarei os cativos de meu povo Israel.

E eles construirão as cidades destruídas e nelas habitarão.

E eles plantarão vinhas, e dali beberão o vinho.

Também plantarão pomares, e comerão seus frutos.

E Eu os plantarei na terra, e eles não serão mais arrancados

Da terra que Eu dei para eles.

Assim diz o teu D'us.

Amos, 9

 

   
top