O candidato perfeito  
índice
   
 

Você já escutou os noticiários hoje? Também está saturado do tema "eleições" e só o simples fato de ouvir falar nelas já lhe causa alergia? É do tipo que não tem preferência, vota em branco e gostaria sempre de abster-se?

Bem, nós brasileiros temos uma vasta história política e acontecimentos que marcaram nossas vidas e nos colocaram frente a dilemas e indagações que nos obrigaram a tomar partido das coisas, tomar decisões, manter uma posição mais firme, atuante e crítica dentro do cenário nacional. Por este motivo gostamos de votar.

Mas, não vamos falar de política...

No entanto, você deve estar estranhando...porque então a busca de um "candidato perfeito"? Sobre quais eleições vamos tratar neste artigo ou a que partido a gente pertence ou está se referindo?

Somos na verdade uma entidade apolítica, beneficente e que tem como meta divulgar o judaísmo e também acender a chama latente que existe dentro de cada judeu. Mas temos, sim, um candidato. E ele é perfeito. Você dúvida?

Existe uma plataforma bem estruturada e planejada. Nosso candidato garante: não haverá mais fome no mundo inteiro (você é capaz de jejuar para ver?), não haverá mais luta, discórdia, terrorismo e guerra entre as nações (como é possível se os noticiários contestam esta teoria diariamente?). O mundo será um paraíso (já providenciou seu passaporte?)

Diz o Talmud: "Seis milênios o mundo existirá e em um milênio será destruído". Não se trata de profecia apocalíptica, mas apenas uma descrição do que ocorrerá quando o mundo alcançar sua meta final. A chegada de uma nova era. E enquanto isto não ocorre...já elegemos nosso candidato!

A Chassidut explica o conceito de que o mundo material oculta a Presença Divina. Esta ocultação durará até o sétimo milênio, quando então D'us Se revelará e habitará conosco o mundo material. Esta época será chamada Olam Habá, Mundo Vindouro, conforme o conceito de Nachmânides (Ramban). Nesta era, dizem os sábios do Talmud, todos os justos apontarão para D'us proclamando: "Eis aqui nosso D'us, a Quem tanto esperamos. Alegremo-nos e rejubilemo-nos com Sua salvação." Na verdade, este é o propósito do mundo, como diz o Midrash, pois D'us o criou para ter Sua morada neste mundo inferior.

Normalmente, uma pessoa fora de sua intimidade esconde sua verdadeira personalidade e se comporta conforme as exigências sociais, trajando-se de modo a ser aceita por estranhos e "estar" na moda. Seu verdadeiro caráter só é conhecido dentro de sua própria casa. Somente neste ambiente se "revela". D'us deseja habitar este mundo; da mesma forma que uma pessoa mora em sua casa, sem "fingimentos", D'us quer Se revelar no mundo material.

Isto já ocorreu no momento da Criação, quando Adam, o primeiro homem vivia no Gan Êden, Paraíso; mas, como não se comportou devidamente, afastou a Presença Divina da Terra. No Mundo Vindouro, D'us estará ainda mais revelado, segundo o Midrash: "Os anjos perguntarão: 'Onde está Sua glória?' A resposta será: 'Está junto de Seu povo, Israel [lá no mundo material]'." Antes desta época, ocorrerá a Ressurreição dos Mortos. Todos os justos voltarão para vivenciar esta fase.

Muito antes desta era, D'us enviará Mashiach para preparar o mundo para este momento. E é ele o homem: nosso candidato perfeito!

Não cairá dos céus, nem habitará somente em nossos sonhos. Será real, constituído de carne e osso. Mashiach, segundo nossas Sagradas Escrituras, será descendente do rei David e será um grande estudioso e profundo conhecedor de Torá, um homem de grande influência, cuja missão será aproximar todos os judeus para o estudo de Torá e cumprimento de seus preceitos; e por incrível que isto pareça: cumprirá todas suas propostas e realizará sua missão, e pasmem: terá êxito!

Trará a paz para toda humanidade, construirá o Terceiro Templo sagrado em Jerusalém e reunirá todo o povo judeu na Terra Santa. Em sua era, todos se ocuparão em se aprofundar no conhecimento de D'us, sem precisar dedicar tempo para assuntos materiais (aumento de salários, ações trabalhistas, greves, protestos, crimes, etc.).

Existirá grande fartura no mundo e, conseqüentemente, não haverá discordância, inveja, ódio ou competição. Desta forma, este mundo se elevará espiritualmente, preparando-se para o Mundo Vindouro.

A princípio, não ocorrerá nenhum milagre durante a Era Messiânica (só estes fatos já não se constituem grandes milagres?). Somente depois, quando o mundo começar a se elevar, a Natureza também se transformará aos poucos, dando lugar aos vários milagres relatados no Talmud.

Nossos sábios apontaram diversos sinais para a época que antecederá a vinda de Mashiach. Não se trata de faixas, e-mails, fax, fogos de artifício, cartinhas pedindo votos, out doors anunciando o último furo de reportagem, nem distribuição de bens gratuitamente à população mais carente para impressionar eleitor.

Nosso candidato perfeito é perfeito porque não faz promessas: as cumpre.
A grande maioria dos sinais que aproximam a sua chegada e a sua iminente eleição (será eleito por toda a humanidade sem necessidade de recontagem manual) já ocorreu em nossa geração, principalmente nos últimos anos. Tudo indica que este momento está bem próximo.

A Era Messiânica já pode ser deslumbrada no horizonte. Assim, devemos nos aprontar para receber Mashiach; abrir os olhos e perceber as diferenças que surgem a nossa volta. Devemos acreditar que ele virá hoje.

Enquanto ele não chega (você ficará de braços atados?) devemos tomar uma decisão: perguntar e sermos honestos conosco: "o que eu posso fazer hoje para melhorar o lugar, o meio, as relações entre as pessoas a minha volta para fazer deste um lugar melhor para D'us?"

Uma simples ação positiva certamente apressará a eleição (sem segundo turno), que tomará o rumo pelo qual ansiamos, acreditamos e tanto pedimos; o rumo finalmente que será dado pelo nosso candidato perfeito: Mashiach.

 

 

   
   
top