Yossef e a Invenção do Microondas

   
       
 

Uma das passagens mais emocionantes da Tora é aquela na qual Yossef se revela a seus irmãos. O Talmud relata que sempre que o grande sábio Rabi Elazar chegava a este versículo "Seus irmãos ficaram...

   
       
 
 
   
 
 

Empresa Israelense Lança Revolucionário Mini Identificador de Substâncias

   
       
 

É o primeiro sensor molecular que cabe na palma da sua mão", diz Dror Sharon, co-fundador da empresa com sede em Hod Hasharon, perto de Tel Aviv. Os usuários serão capazes de ver quantas calorias...

   
       
 
 
   
 
 

Por que os tefilin são pretos?

   
       
 

Usamos duas caixas de tefilin. Uma caixa é colocada sobre a cabeça, a fonte do nosso intelecto, e a outra sobre o braço esquerdo, perto do coração, a fonte de nossas emoções e desejos. Assim, tefilin...

   
       
 
 
   
 
 

O Que É Espiritualidade?

   
       
 

A Cabalá contém grande parte dessa discussão, e os cabalistas clássicos desenvolveram rigorosos sistemas pelos quais estudar essas ideias. A tradição judaica, semelhante àquela da ciência, é fortemente acumulativa, lenta e cuidadosamente construída sobre o conhecimento confirmado do passado.

   
       
 
 
   
 
 

Por que escrevemos em hebraico da direita para a esquerda?

   
       
 

Sem entrar na acurácia dessa resposta, sabemos que muito tempo atrás, quando éramos apenas uma nação em fuga, Moshê escreveu a Torá com tinta e pergaminho, e o Rolo da Torá é escrito da direita para

   
       
 
 
   
 
 

Dormimos Demais?

   
       
 

O tempo dormido é provavelmente o recurso humano mais desperdiçado

   
       
 
 
   
 
 

A Torá e o Guia de Ecologia

   
       
 

Há inúmeras festas, no calendário hebraico, ligadas ao meio ambiente: Shavuot, Sucot e Tu Bishvat. Oportuno ressaltar que o Rebe Menachem Mendel Schneerson, Rebe de Lubavitch, compara o homem à...

   
       
 
 
   
 
 

Curiosidades Judaicas: Yossef, seus Irmãos

   
       
 

1. Quem ajudou Yossef a encontrar seus irmãos foi o anjo Gabriel.
2. No poço onde Yossef foi jogado não havia água mas sim cobras e escorpiões...

   
       
 
 
   
 
 

Eichmann é capturado em Buenos Aires (1960)

   
       
 

Após a guerra, Eichmann voou para a Argentina onde viveu sob o nome de Ricardo Klement por dez anos até que agentes do Mossad o sequestraram em 11 de maio de 1960 e o contrabandearam para fora do...

   
       
 
 
   
 
  Nunca vá para a cama furioso    
       
 

Há origens judaicas neste ditado

Embora eu jamais tenha visto a frase assim - o conceito pode ser encontrado no Talmud e numa prece noturna antes de ir deitar.

   
       
 
 
   
 
  Nota de um Dólar    
       
  Em memória a Jaim Salomon pela ajuda do povo judeu na criação da República dos Estados Unidos em sua guerra de independência, Washington destacou sua ação de um modo muito especial    
       
 
 
   
 
  Chabad em Beijing    
       
  O que faz uma jovem judia nos dias de hoje concordar em mudar-se para um local onde não há:
sinagoga, escola, micvê, onde cashrut é um drama,e o idioma falado e escrito é totalmente diferente de qualquer idioma que ela já tenha visto ou ouvido?
Pode haver apenas uma resposta:
   
       
 
 
   
 
  O Judeu e o Tempo    
       
  As ideias mais importantes da religião judaica, embora sejam intangíveis, tornam-se acessíveis por estarem incrustadas no tempo. São celebradas em dias específicos num ciclo anual de festejos e jejum, ancoradas no espaço – por substâncias palpáveis como uma cabana, matsá ou velas.    
       
 
 
   
 
  O Último Destino do Rambam    
       
  Aquele que reza na tumba de um justo é como se tivesse rezado no Templo Sagrado.
As pessoas da caravana foram lentamente voltando na direção do camelo. Mas, para surpresa delas, o camelo começou a mover-se determinadamente, como se tivesse um destino específico em mente...
   
       
 
 
   
 
  Um Furo na Orelha    
       
  Foi preciso a experiência coletiva dos israelitas, sua experiência amarga, profunda, íntima, pessoal, da escravidão – uma lembrança que foram ordenados a jamais esquecer – para transformá-los num povo que não mais entregaria seus irmãos e irmãs como escravos, um povo capaz de construir uma sociedade livre, a mais difícil de todas as conquistas no âmbito humano.    
       
 
 
   
 
  Curiosidades Judaicas    
       
  A construção de um micvê casher é mais importante que a construção de uma sinagoga? Pode-se e deve-se vender uma sinagoga e até um sefer Torá para viabilizar a construção de um micvê? Leia essa e muitas mais!    
       
 
 
   
 
  6º Kinus Hashluchim e Askadim do Brasil 5772    
       
  O 6º Congreso de Emissários e Ativistas de Chabad-Lubavitch do Brasil, Kinus Hashluchim e Askadim, foi realizado em 20 e 21 de fevereiro em S. Paulo reunindo representantes Chabad-Lubavitch de todo o país.    
       
 
 
   
 
  Parashá Shecalim    
       
  Quando o Templo Sagrado estava de pé em Jerusalém, cada judeu contribuía anualmente com meio-shekel para o Templo. O dia 1º de Adar assinalava o início da coleta de shekalim.    
       
 
 
   
 
  Confidencial: Desta vez não foi o Wikileaks    
       
  Os microfones acidentalmente abertos em uma conversa entre os presidentes dos Estados Unidos e da França revelaram como Barak Obama e Nicolas Sarkozy tratam a questão palestina nos bastidores da diplomacia. Seis jornalistas que aguardavam a entrevista dos dois durante a cúpula do G-20, em Cannes, no dia 3 de novembro, ouviram o diálogo confidencial pelo canal em que deveria ocorrer a tradução simultânea.    
       
 
 
   
 
  A Astrologia É Casher?    
       
  Muitas vezes, ao contemplar mudanças importantes em minha vida, fico tentado a checar minha leitura astrológica. Há algo de errado com isso? Uma pessoa inteligente pode acreditar em astrologia sem se sentir ridícula?    
       
 
 
   
 
  Os Judeus e o Censo    
       
  Moshê, Aharon e os líderes das tribos realizaram um censo, uma contagem dos judeus, conforme D’us ordenara: “Recebei a soma da toda a congregação dos filhos de Israel...tu e Aharon. E convosco estará de cada tribo um homem.”
A contagem dos cidadãos – censo da população – também é aceita e realizada atualmente, em todos os países.
   
       
 
 
   
 
  Sobrenomes Judaicos    
       
  Os judeus ashkenazim dão a seus filhos os nomes dos ascendentes falecidos.
Isso tem a ver com a crença no restabelecimento da alma e com a honra e recordação do morto. Os judeus sefaradim dão a seus filhos o nome dos avôs, que geralmente estão vivos… Se alguém ler a história da Espanha não saberá às vezes distinguir quem morreu e quem continua vivo. Será o avô ou o neto?
   
       
 
 
   
 
  O Jogo de Xadrez    
       
  Morando em Crown Heights nos anos de 1940, Sammy rezava na Sinagoga central Lubavitch no 770 da Eastern Parkway, Brooklyn, NY. Certa vez, numa reunião de Shabat (farbrenguen, em yiddish) em 1948, o Rebe, em reconhecimento à sua presença. explicou o significado espiritual por trás do jogo de xadrez.    
       
 
 
   
 
  O Que Significa “Mazal Tov”?    
       
  Sempre pensei que Mazal Tov significasse “parabéns”. Ouvi recentemente que na verdade significa “boa sorte”. Mas eu achei que os judeus não acreditassem em sorte…    
       
 
 
   
 
  O Príncipe Judeu da Pérsia    
       
  Foi a primeira das três vezes em sua vida que Mina perderia tudo numa só noite.
“Sempre que você tiver um problema, ligue para o escritório do Aiatolá Khomeini e ele cuidará disso.”
   
       
 
 
   
 
  Lições do Wiki Leaks    
       
  Esses Wiki Leaks me fizeram pensar. Quando é apropriado esconder informação? Quando é imoral, se não ilegal? Informação demais é prejudicial? Até mesmo perigosa? Mortal? Como traçamos aquela linha tenue entre proteção vs. supressão?
Na verdade não tenho interesse em debater a política aqui ou mesmo lidar com os detalhes desses vazamentos.
   
       
 
 
   
 
  Sinagoga na Sibéria é Restaurada    
       
  A restauração histórica da Sinagoga Coral em Tomsk, Rússia, ficou pronta e é fácil localizá-la com seu domo novo.    
       
 
 
   
 
  Fotos Com Um Propósito    
       
  “Dizem que uma imagem vale mil palavras,” diz o morador de San Diego. “Ele tem a imagem e as palavras.”    
       
 
 
   
 
  A Moda Como Tema    
       
  Embora Moda e Judaísmo possam certa vez terem sido considerados desarmoniosos e jamais tenhamos misturado kipot com alta costura, creio que a moda e o Judaísmo têm mais em comum que jamais quisemos admitir...    
       
 
 
   
 
  A Estrela de Davi    
       
  No decorrer da longa e difícil história do povo judeu, chegamos à percepção de que nossa única esperança é colocar nossa confiança em D'us. As seis pontas da Estrela de David simbolizam o governo de D'us sobre o universo em todas as seis direções: norte, sul, leste, oeste, para cima e para baixo.    
       
 
 
   
 
  Torá: A Primeira Legislação Ecológica do Mundo    
       
  Sabemos que há uma profunda discordância sobre mudanças no clima: é real, e se deve ao que nós estamos fazendo ao planeta? Porém me parece que há alguns riscos que você não assume, mesmo sob condições de incerteza, e um deles é o risco de colocar em perigo a própria viabilidade da vida na terra. Queremos jogar roleta russa com o futuro de nossos filhos?    
       
 
 
   
 
  Luz e escuridão    
       
  O aluno ao professor: "Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode ser estudada, a escuridão não…”    
       
 
 
   
 
  Ayin Hará: O que é isto?    
       
  Por que devemos nos preocupar com um “olho mau”, ayin hará 1? Se servimos a D'us, Ele nos protegerá!...    
       
 
 
   
 
  Arqueologia: Descoberto Micvê de 2 mil Anos    
       
  Uma grande e impressionante piscina tirual (micvê) do final da era do Segundo Templo foi descoberta recentemente em escavações arqueológicas. A Autoridade Israelense está cavando túneis no Muro Ocidental, em cooperação com a Fundacao Legado do Muro Ocidental.    
       
 
 
   
 
  O que damos aos nossos filhos    
       
  Devemos recuperar a ideia de paternidade. Pense sobre isso: mais da metade dos seis bilhões de habitantes da terra hoje são seguidores do monoteísmo de Avraham, e se você procurar na Bíblia há somente um lugar onde se explica por que D’us escolheu Avraham.    
       
 
 
   
 
  Entrada Proibida    
       
  Pretendendo encorajar o filho pequeno a fazer progressos no piano, uma mãe levou o garotinho a um concerto de Paderewski...o menino levantou-se e caminhou até uma porta onde se lia “Entrada Proibida”.
Quando as luzes do teatro foram diminuídas e o concerto estava para começar, a mãe voltou ao seu assento e viu que o menino não estava ali...
   
       
 
 
   
 
  Grupo de venezuelanos restaura a fachada de sinagoga profanada    
       
  Um grupo de pessoas de diferentes bairros de Caracas, Venezuela, aproveitou o feriado para trabalhar na limpeza e restauração da Sinagoga Tiferet Israel.    
       
 
 
   
 
  Kidush Levaná: Prece da Santificação da Lua    
       
  Dizem nossos sábios: “Todo aquele que recita na época apropriada a Bênção da Lua é como se tivesse recebido a revelação da shechiná, Presença Divina”.    
       
 
 
   
 
  Praga, Praha, Prague    
       
  Praga (em checo Praha) é uma das mais belas capitais da Europa e a maior cidade da República Checa. Situada na margem do Vltava, surgiu a partir da construção de um castelo na atual Hradcany e da cidadela ao seu redor, no Século Nove.    
       
 
 
   
 
  Cinofobia e Rabinofobia    
       
  Sei exatamente como o seu cachorro se sente. Com freqüência percebo uma reação similar por parte de judeus. Embora muitos judeus observantes tenham medo de cães, muitos judeus não-observantes têm pavor de rabinos...    
       
 
 
   
 
  Divina Proporção    
       
  Michelangelo e,principalmente, Leonardo da Vinci colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe; como cientista, pegava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a Divina proporção quanto o corpo humano... obra prima Divina.    
       
 
 
   
 
  Sucesso Profissional    
       
  Reynold Remhn responde perguntas sobre como se dar bem na profissão…e na vida!    
       
 
 
   
 
  Do “Violinista” aos “Simpsons”    
       
  Imagine que daqui a duzentos anos, seus tetra-tetranetos estarão pesquisando sobre a vida no ano 2007. Procurando nos arquivos da família, eles descobrem uma relíquia daquela era – um antigo episódio de Os Simpsons. Assistem com empolgação, confiantes de que aprenderão como era uma família típica no início do Século 21. O que você acha? Eles terão um retrato acurado de você com base nos Simpsons? Claro que não. Os Simpson são uma sátira, não um documentário. É uma comédia, não história.    
       
 
 
   
 
  O planeta rebaixado    
       
  Como membro do povo judeu, eu digo: Plutão, sentimos seu sofrimento… Muitos já debateram sua "planetice", como muitos tentaram decidir se somos um povo. Não se sinta desencorajado.    
       
 
 
   
 
  Sinagoga: onde os judeus se reúnem    
       
  Embora seja uma instituição importante na vida judaica, a sinagoga jamais foi sinônimo de Judaísmo. Embora existam sinagogas, não se pode falar da Sinagoga como a instituição central do judaísmo. O Judaísmo não está incorporado em qualquer instituição, mas na Torá, Escrita e oral. …é um local que é sagrado somente em virtude do uso que se faz dele como as preces e o estudo religioso, soluções para assuntos comunitários e atividades que promovem o bem-estar. A sinagoga é apenas um instrumento da fé judaica.    
       
 
 
   
 
  Música Cabalista    
       
  A música que a mística judaica produz, especialmente as canções dos chassidim conhecidas como nigunim, refletem estes dois espectros musicais. Alguns nigunim são estruturados e progressivos, Estas melodias são "sofisticadas" para o ouvido ocidental, consistindo de início, um corpo e um clímax. Há outros nigunim formados pela repetição de sons únicos, individuais, com poucas palavras ou sem quaisquer palavras. E alguns contém os dois.    
       
 
 
   
 
  Zodíaco ou mazalot?    
       
  Quando D’us criou o sol, a lua, as estrelas e os planetas, Ele arrumou os astros e planetas nas suas órbitas e constelações, incluindo, evidentemente, as doze constelações do assim chamado zodíaco. Mas na nossa Língua Sagrada (lashón hakódesh) eles não são chamados de zodíaco, mas simplesmente mazalot.    
       
 
 
   
 
  A estátua da liberdade    
       
  A Estátua da Liberdade para os milhões de emigrantes que procuram na terra americana um abrigo seguro, é o símbolo da promessa de liberdade. Mas o que poucos sabem, é que o poema gravado nos pés da estátua, famoso em todo solo americano, e que expressa a angústia e a esperança destes homens, é de autoria de uma poetisa judia americana, Emma Lazarus.    
       
 
 
   
 
  O que é um Alef?    
       
  Uma criança aprendendo a ler Português pela primeira vez nunca é ensinada por que um A maiúsculo se parece com uma tenda e um a minúsculo se parece com uma bolha de sabão. Mas hebraico é diferente. O desenho de um alef é na verdade feito de três letras diferentes: a letra yud ou o ponto acima; um yud ou o ponto abaixo; e um vav diagonal, ou uma linha suspensa no meio…Tudo se encaixa e tem significado.    
       
 
 
   
 
  A história do chocolate    
       
  Quando foi nomear a árvore do cacau que nos dá os grãos com o qual é feito o chocolate, Lineu chamou-a de "Theo-broma" – que em latim significa "Alimento Divino".    
       
 
 
   
 
  O Dia Internacional da mulher    
       
  Uma homenagem a todas as mulheres que desempenham diferentes funções todos os dias do ano.    
       
 
 
   
 
  A maior mezuzá do mundo    
       
  Aparentemente o artista de Judaica Avraham Hersh Borshevsky, 33, tem a maior mezuzá do mundo. A mezuzá foi apresentada numa Feira Internacional em 2004 e foi registrada pelo "Livro Guinness de Recordes Mundiais."    
       
 
 
   
 
  O mês de Adar I e II    
       
  Este ano - 5765 - é um Ano Embolísmico, com treze meses, no calendário judaico. Ao invés de ter um mês de Adar, temos dois: Adar Rishon (primeiro Adar) e Adar Sheni (segundo Adar).    
       
 
 
   
 
  O Diamante    
       
  O homem conhece o diamante há milhares de anos. Uma das doze pedras preciosas que o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) usava o Choshen (Peitoral) do Efod (veste do Sumo Sacerdote), representando as doze tribos de Israel, era um diamante…    
       
 
 
   
 
  A História do Café    
       
  Para muitas pessoas, o café é simplesmente uma bebida deliciosa, mas para nós ele possui também uma mensagem especial, relacionada à nossa vida espiritual.    
       
 
 
   
 
  O Dólar    
       
  Um pedaço de papel branco e verde medindo catorze por seis centímetros deve ser culpado pelo fato de termos transformado o supremo meio no supremo fim?    
       
 
 
   
 
  Dormimos demais?    
       
  O tempo dormido é provavelmente o recurso humano mais desperdiçado.    
       
 
 
   
 
  Os judeus na China    
       
  A Sinagoga Ohel Rachel assinalou a conquista mais marcante da primeira leva de imigração judaica em Shangai. Foi construída para acomodar a comunidade de judeus bagdalis (que no auge chegaram a 700).    
       
 
 
   
 
  A luz da Lua    
       
  A tradição judaica nos diz que na conclusão de cada leitura da Torá no Shabat, uma segunda leitura escritural chamada Haftará é adicionada. Esta seleção dos Profetas não é escolhida arbitrariamente; pelo contrário, a escolha de seu tema é para complementar o tópico básico da leitura da Torá ou ser apropriado a algum evento especial associado com o Shabat específico.    
       
 
 
   
 
  O Jogo de Xadrez    
       
  A vida é uma batalha e um jogo, uma competição que nos lança contra os desafios que surgem e revelam nosso potencial. O xadrez é uma metáfora para os vários componentes desta batalha, seus métodos de combate, e seus objetivos.    
       
 
 
   
 
  Onde estão os profetas?    
       
  O princípio de que "D’us se comunica com a humanidade por intermédio da profecia" permanece uma fundação da fé judaica. Uma forma menor de profecia, conhecida como ruach hacôdesh (inspiração Divina), permanece privilégio dos tsadikim, os homens e mulheres justos de todas as gerações.    
       
 
 
   
 
  Insetos: uma praga ou uma bênção?    
       
  Embora não haja proibição de matar insetos que nos causam dor ou desconforto, a Torá proíbe toda destruição injustificada da vida, ou infligir sofrimento desnecessário a qualquer animal.    
       
 
 
   
 
  Sonhos e profecias    
       
  Eram homens notáveis e santos, repletos com o conhecimento de D'us, perfeito em seu caráter e conduta, afastados das preocupações com os assuntos mundanos, e serviram a D'us com júbilo e inspiração. Mesmo assim, por razões somente conhecidas por D'us, o espírito da verdadeira profecia não lhes foi concedido, pois não deveria haver mais profetas após aqueles que aparecem no Tanach.    
       
 
 
         
  O Casamento de dezenove anos    
       
  Como pode se esperar, o casamento deles não é fácil. Suas vidas não seguem no mesmo compasso. Pode-se ver com freqüência ele abrindo caminho, e ela seguindo atrás languidamente; outras vezes é ele que tarda, enquanto ela é impelida por uma de suas explosões momentâneas.    
       
 
 
         
  Guerra nas Estrelas    
       
  O Jedi sabe que embora o prazer físico seja uma parte essencial da vida, é apenas um meio que leva a prazeres mais elevados. A verdadeira liberdade é a capacidade de colocar a alma no controle. Ao fazer a escolha da alma em detrimento do corpo, domamos a galáxia e tornamo-nos um só com a Força. O judaísmo em "Guerra nas Estrelas".    
       
 
 
         
  A meta do futebol    
       
  Talvez o esporte mais popular atualmente seja o futebol. Como acontece com todo fenômeno no mundo, este jogo pode servir como modelo para nossa missão na vida.    
       
 
 
         
  Reality Show: um "Olho" que vê    
       
  A vida engraçada e a graça da vida ficou resumida no que acontece na "Casa dos Artistas", ou no "Big Brother Brasil", que diferença faz? É só uma questão de endereço. Os valores e o bom senso parecem ter perdido seu rumo, e os homens, seu bom senso. Mas para nós o Reality Show é uma invenção muito antiga e pasmem... judaica!    
       
 
 
         
  Judeus afegãos    
       
  Embora a maioria dos integrantes do Taleban jamais tenha visto um judeu, o Afeganistão tinha, até pouco tempo, uma florescente comunidade judaica. Quando Genghis Khan invadiu aquele país no início do século treze, e demoliu totalmente aquele que era um país adiantado com universidades liberais e de prestígio, também aniquilou uma grande parte dos judeus que lá viviam. As poucas centenas de judeus remanescentes no Afeganistão depois da Segunda Guerra saíram quando os soviéticos invadiram o país em 1979.    
       
 
 
         
  Astrologia Judaica?    
       
  Segundo o mapa astrológico, o mês em que você nasceu indica uma força oculta que você deve desenvolver, ou uma fraqueza que pode superar; entretanto, você não está trancado na "personalidade" do seu mês. Possuímos a capacidade de nos aperfeiçoar a qualquer tempo, mas a Cabalá delineia algumas épocas mais propicias para se trabalhar em determinados atributos.    
       
 
 
         
  Insetos: seu lugar no Judaísmo    
       
  Muitos insetos são uma praga, mas sem eles, a vida não seria a mesma. Saiba porque.    
       
 
 
         
  A origem dos sobrenomes    
       
 

Katz, Goldstein, Meir, Goldberg são apenas alguns entre as centenas de milhares de sobrenomes de judeus espalhados em Israel e na diáspora, que cobre quase todos os pontos do planeta.

A pesquisa de suas origens nos conduzirá a uma flora rica em culturas e relatos montadas através de incontáveis árvores genealógicas; uma fonte eterna e intrigante de vidas que formam a nossa história.

   
       
 
 
       
  O Mistério das 10 tribos perdidas      
       
 

As Dez Tribos foram exiladas durante a Era do Primeiro Templo - aproximadamente há 2500 anos, e estão separadas do restante do judaísmo desde então. Mas ao final, serão redimidas, e juntar-se-ão ao restante do judaísmo - na era de Mashiach.

Este ensaio dirige-se às várias opiniões no Talmud a respeito do destino das Dez Tribos, e a grande dúvida: As Dez Tribos realmente voltarão?

   
       
top