índice
  Grupo de venezuelanos restaura a fachada de sinagoga profanada
 
Caracas – fevereiro/2009
 

Segundo informações fornecidas à Agência Judaica de Notícias de Caracas, um grupo de pessoas de diferentes bairros de Caracas, Venezuela, aproveitou o feriado declarado pelo presidente Chavez, para trabalhar na limpeza e restauração da Sinagoga Tiferet Israel.

As pessoas da associação civil “Radar dos Bairros” limpou as inscrições antisemitas e em seguida pintou a fachada.

O grupo que se reuniu para a ação não estava de acordo com o feriado decretado pelo presidente Hugo Chávez em homenagem a seus dez anos no poder e decidiram passar o dia na sinagoga limpando e pintando a instituição.

Segundo informações dadas pela associação civil, o grupo de voluntários que chegou ao local carregava pincéis e latas de tinta para apagar os grafites e devolver à sinagoga sua fachada habitual.

Uma vez finalizada a tarefa o grupo emitiu o seguinte comunicado:

"Estamos aquí, as portas deste lugar que é sagrado para muitos venezuelanos que professam a fé judaica, por acreditarmos que de todos os trabalhos importantes que devem ser realizados em nosso país nenhum é tão urgente quanto o de vencer o ódio. Por este motivo, viemos, com água e sabão, com pincéis e tinta, com amor e envergonhados pela ação alheia, curar as feridas deixadas pelo ódio e reiterar uma vez mais que o povo venezuelano é nobre e solidário, não covarde e encapuzado.”

Fonte: AJN/SJS

 

 

 
top