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Todos nós já ouvimos
falar em número PI. É o irracional mais famoso da história,
com o qual se representa a razão constante entre o perímetro
de qualquer circunferência e o seu diâmetro (é conhecido
"vulgarmente" como 3,1416, mas equivale a 3.141592653589793238462643383279502884197169399375).
Não confundir com o número Phi que corresponde a 1,618.
O número Phi (letra grega que se pronuncia "fi") apesar
de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais
interessante. Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção
ideal. Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era um
retângulo, do qual havia proporções (do lado maior
dividido pelo lado menor) e a partir dessa proporção tudo
era construído. Assim eles fizeram o Parthernon... (proporção
do retângulo que forma a face central e lateral). A profundidade
dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção
ideal de 1,618. Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides
cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618
maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por
diante.
Durante milênios, a arquitetura clássica grega prevaleceu.
O retângulo de ouro era padrão, mas depois de muito tempo
veio a construção gótica com formas arredondadas,
que não utilizavam retângulo de ouro grego.
Mas em 1200,
Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das
populações de coelhos criou aquela que é provavelmente
a mais famosa sequência matemática: a Série de Fibonacci.
A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir
da reprodução de várias gerações e
chegou a uma sequência onde um número é igual a soma
dos dois números anteriores: 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...
1
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
E assim por diante.
E assim por diante. Aí entra a 1ª "coincidência":
proporção de crescimento média da série é...
1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco
abaixo, mas a média é 1,618, exatamente a proporção
das pirâmides do Egipto e do retângulo de ouro dos gregos.
Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia
de tal proporção que os cientistas começaram a estudar
a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir
coisas fantásticas:
• A proporção de abelhas fêmeas
em comparação com abelhas machos numa colméia é
de 1,618;
• A proporção que aumenta o tamanho das espirais de
um caracol é de 1,618;
• A proporção em que aumenta o diâmetro das
espirais sementes de um girassol é de 1,618;
• A proporção em que se diminuem as folhas de uma
árvore à medida que subimos de altura é de 1,618.
E não só na Terra se encontra tal proporção.
Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal
numa espiral obedecendo à proporção de 1,618 também.
Por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO.
Porque os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que D’us
teria escolhido para fazer o mundo.
Bom, por volta 1500 com o Renascentismo à cultura clássica
voltou à moda. Michelangelo e,principalmente, Leonardo da Vinci,
grandes amantes da cultura pagã,colocaram esta proporção
natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe; como cientista,
pegava cadáveres para medir a proporção do seu corpo
e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a Divina proporção
quanto o corpo humano... obra prima Divina.
Por exemplo:
Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até
o chão; o resultado é 1,618.
Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu
cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.
Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até
a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra.
O resultado é 1,618;
Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até
o chão. O resultado é 1,618; A altura do seu crânio
dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça.
O resultado 1,618;
Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax.
O resultado é 1,618; (Considere erros de medida da régua
ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).
Cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.
Seria D’us, usando seu conceito maior de beleza em sua maior criação
feita á sua imagem e semelhança?
Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis,
árvores, arte e o homem; coisas teoricamente diferentes, todas
ligadas numa proporção em comum. Então até
hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções.
Meça seu cartão de crédito, largura/altura, seu livro,
seu jornal, uma foto revelada. (sempre considere erros de medida da régua
ou fita métrica). Encontramos ainda o número Phi nas famosas
sinfonias como a 9ª de Beethoven e em outra diversas obras.
Mera coincidência?
Prefiro pensar em um conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada
vez mais reveladas para nós apenas esperando abrirmos os olhos
e reconhecermos as maravilhas da Divina Proporção.
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