índice
  Nota de um Dólar  
 
 

Há algum tempo foi colocada uma placa comemorativa na sinagoga da prestigiosa Academia Militar Americana de West Point, em memória de Jaim Salomon (1740-1785) (nascido em Leszno, Polônia). Na época da independência americana, por volta do ano 1776, Jaim foi o assessor de economia e colaborador para assuntos econômicos de George Washington, o Primeiro Presidente dos EUA e Comandante Chefe do Exército do Novo Estados Unidos.

Nos dias gelados do inverno de 1777, os soldados congelavam por falta de abrigo adequado e passaram fome por falta de alimentos. Jaim Salomon convocou a Comunidade judaica dos Estados Unidos, já constituída por alguns milhares de famílias, e enviou um pedido aos judeus da Europa solicitando ajuda com doações em dinheiro para o novo Estado. Essa ação teve tanto êxito que George Washington, por si só, achou leal destacar que "sem a ação de Salomon os acontecimentos da história teriam sido diferentes, pois o exército americano não teria resistido".

Em memória a Jaim Salomon pela ajuda do povo judeu na criação da República dos Estados Unidos em sua guerra de independência, Washington destacou sua ação de um modo muito especial. Ao tomar uma nota de um dólar, podemos observar em seu verso, do lado direito da nota, que as estrelas sobre a cabeça da águia são estrelas pequenas de seis pontas ou Maguen David! E que também todas juntas formam uma estrela de David. Ao girar a cabeça da águia para baixo, é possível observar que em sua base está configurada uma menorá, clássico símbolo do judaísmo.

Ambos os símbolos se incorporaram definitivamente no desenho da moeda básica de acordo com as instruções precisas de Washington, que disse: "O povo americano jamais se esquecerá da ajuda que aportaram os filhos do povo judeu nos momentos mais importantes da criação dos Estados Unidos da América do Norte.”

 

 

 
top