índice
  Fotos Com Um Propósito  
 
Por Jessica Naiman
 

Rabino Michael Ogince aponta sua câmera para qualquer coisa que ele ache que vai ilustrar conceitos judaicos. Ele sempre teve uma paixão por fotografia, e quando decidiu, dois anos atrás, fundir seu amor pela câmera com seu amor pelo Judaísmo, ele fez nascer aquilo que ele considera uma obra prima.

Em “Fotos com um Propósito”, um blog de fotos oferecido pelo Chabad.org, Ogince partilha seu trabalho com uma plateia que abrange o globo. Toda semana, ele apresenta uma peça original ilustrando uma cena inspiradora vislumbrada no pensamento chassídico e da Torá.

“O que gosto em suas fotos é que ele se reinventa a cada semana,” diz Helene Bortz de San Diego, California, uma fã assumida cujo filho a apresentou ao mundo iluminado pela lente de Ogince.

“É inspirador, e você sempre encontrará algo que lhe diz respeito,” explica ela. “Ele é como um pequeno raio de sol a cada semana. Traz para você um sorriso, e no mundo de hoje todos precisam disso.”

A ideia de Ogince começou com um simples e-mail de uma quinta-feira de 2008, com o fotógrafo distribuindo imagens e cenas a cerca de 60 amigos e membros da família.

“Fiz o mesmo na quinta-feira seguinte e na próxima,” disse ele. “E as pessoas começaram a me enviar e-mails de todo o mundo, dizendo “Eu quero esse e-mail.”

A foto semanal de Ogince está agora sendo enviada a 12.000 endereços de e-mail no mundo inteiro; América do Norte e do Sul, Europa, repúblicas na antiga União Soviética, China e África.


David Birk de Perth, Austrália. A foto “Rezando no Cotel” é parte do programa Meaningful Monday David tirou a foto há dois anos, no pôr-do-sol no Muro Ocidental em Jerusalém.

“Quando criança, eu cresci com uma câmera na mão,” diz Ogince, que tem 32 anos e reside no Brooklyn, Nova York, e foi criado na Austrália como um aventureiro com uma queda por ciclismo e viajar de carona.

Durante a adolescência e na casa dos 20 anos, Ogince viajou pelo mundo todo. Passou três meses nas montanhas da Nova Zelândia e percorreu trilhas em partes da Ásia, Europa e América do Norte, sempre com a câmera na mão. O que ele não teve em treinamento formal, diz ele, compensou com um olho vivo para a beleza e as intermináveis oportunidades oferecidas pela natureza.

Seu fascínio e sua dedicação pela prática judaica começou aos 22 anos. Ele foi atraído ao Movimento Chabad-Lubavitch, e estudou em yeshivot em Israel e Nova Jersey. Recentemente completou seus estudos rabínicos em Crown Heights no Brooklyn, Nova York, onde mora com sua mulher e uma filha de seis meses.

Ogince admite francamente que a fotografia é um trabalho paralelo, embora espere eventualmente devotar toda sua energia a ensinar Judaísmo através da fotografia. Enquanto isso, ele trabalha como diretor de mídia digital e marketing para uma empresa financeira; é também um fisioterapeuta diplomado, especializado em pescoço e dor nas costas.

“A fotografia”, escreve ele em seu site pessoal, Oneinfocus.org., é seu “pincel espiritual”.

“Amo o Judaísmo e adoro escrever sobre o Judaísmo,” diz ele. “Gosto de pegar conceitos chassídicos e escrevê-los em linguagem simples, que as pesssoas podem digerir e entender.”

A parte mais difícil do trabalho de Ogince é escrever as legendas.

Trabalho de Amor
Ogince separa muitas horas toda semana para fotografar e depois escolhe uma imagem para usar, com a ajuda de sua esposa. Formular a legenda perfeita para acompanhar a foto é um processo entediante, e demora cerca de sete horas para conseguir algo que combine.

“Primeiro vem a fotografia, depois a estudo e misturo-a com aquilo que estou aprendendo durante a semana,” explica ele.

Para seu material, Ogince procura em muitas fontes, incluindo o Talmud, o compêndio mishnaico de conselhos éticos conhecidos como Pirkê Avot, Salmos e no Tanya, um texto chassídico fundamental escrito no século dezoito pelo primeiro Rebe de Chabad, Rabi Shneur Zalman de Liadi.

Ele fotografa praticamente tudo, incluindo pessoas, objetos, arquitetura e natureza.

“Uso iluminação bastante complexa,” diz Ogince, que trabalha com uma câmera Nikon D90.

“Qualquer profissional artista lhe dirá que o mais importante na fotografia é o olho do fotógrafo,” acrescenta ele. “Não tem nada a ver com a câmera, seja ela cara ou barata. Trata-se de ver e captar o mundo.”

As imagens de Ogince com frequência envolvem locais sofisticados e acessórios, como o arranjo de uma luz estroboscópica por trás de um texto religioso para iluminá-lo com um rosa brilhante. Ele consulta um mentor, Rabino Eli Feldman de Sydney, Austrália, sempre que surge uma dúvida sobre halachá, Lei Judaica.

“Ele tem sido vital no sentido de ajudar este projeto a ser bem-sucedido,” diz Ogince sobre Feldman.

Yechiel Nadler é diretor dos desenvolvimentos do projeto para One in Focus.

“Estou empolgado de estar com o grupo porque há tanto entusiasmo em cada foto,” diz Nadler. “É uma maneira muito fácil de ver Divindade nas coisas mundanas.”

Bortz concorda.

“Dizem que uma imagem vale mil palavras,” diz o morador de San Diego. “Ele tem a imagem e as palavras.”



Visite o Blog: Pictures with a purpose
 

 

 
top