índice
  Cinofobia e Rabinofobia  
 
Por Aron Moss
 

Pergunta:
Por que os judeus religiosos têm medo de cães? Sempre que passo com meu cachorro por uma família observante, todas as crianças se escondem aterrorizadas atrás da saia da mãe. Há uma maldição sobre os cães?

Resposta:
Sei exatamente como o seu cachorro se sente. Com freqüência percebo uma reação similar por parte de judeus. Embora muitos judeus observantes tenham medo de cães, muitos judeus não-observantes têm pavor de rabinos. Existe algo em comum entre cães e rabinos que nos transformam, a ambos, em objetos de trepidação. E não é o pêlo na face.

As pessoas temem aquilo com o qual não estão familiarizadas.
A maioria dos lares religiosos não possui animais de estimação. Talvez porque famílias com muitos filhos são menos propensas a procurar companhia não-humana, talvez porque pode ser complicado cuidar de animais no Shabat, ou talvez seja apenas um traço cultural, mas exceto por um ou outro peixinho de aquário, animais de estimação são raros em comunidades observantes.

Portanto, aqueles que não estão acostumados à companhia canina muitas vezes têm medo de cachorros. As pessoas têm medo de rabinos pelo mesmo motivo. Cães e rabinos são amados por aqueles que os conhecem, mas instilam medo naqueles não familiarizados.

Mas é aqui que termina a semelhança. As causas subjacentes destes dois temores são muito diferentes, quase opostas. O medo de cães (cinofobia) vem do temor de ser mordido. Medo de rabinos (rabinofobia) vem do temor de ser inspirado.

O que muitos judeus temem é que se aprenderem um pouco sobre o Judaísmo, podem gostar. E se gostarem, desejarão saber mais. E se quiserem mais, talvez tenham de levar uma vida mais judaica. Isso significa mudança – e mudar, mesmo que para melhor, é assustador.

A cura para a cinofobia é brincar com alguns cães e ver que não há motivo para ter medo. Porém a cura para a rabinofobia é examinar o Judaísmo e deixar que seu maior temor se torne realidade – você passará a gostar, e desejará mais.

 

 

 
top