Por Rabi Shraga Simmons  
índice
  Guerra nas Estrelas  
 
Aish.com
 


"Estranho, Anakin não parece judeu." Não, é sério. "Guerra nas Estrelas: A Ameaça Fantasma" está repleta de conteúdo e filosofia judaicos.

O lançamento do filme Guerra nas Estrelas — "A Ameaça Fantasma" — nos faz perguntar: o que a Força, o Lado Escuro, os Cavaleiros de Jedi e os Sabres de Luz têm a ver com judaísmo?

Embora não haja comparação entre a fantasia de technicolor e a realidade da vida, existem aspectos universais da sabedoria da Torá refletidos metaforicamente nos filmes da série.

A cada etapa, D’us testa nossa disciplina e determinação. Um cavaleiro Jedi deve ser forte em convicção e não pode duvidar. Deve estar certo de que a Força está com ele.

O judaísmo afirma que a Força é o supremo poder do universo: D’us . O Cavaleiro de Jedi se esforça para aperfeiçoar sua consciência de que D’us está constantemente vigiando e nos ensinando por meio dos fatos da vida. Caminhar com D’us é a mais elevada utilização do poder do intelecto. Com o Sabre de Luz na mão, o Jedi nunca permite que sua mente se desvie da mensagem que o Todo Poderoso procura transmitir.

O mestre Jedi Yoda ensina uma sabedoria simples, porém profunda. Ele faz seu aluno desaprender aquilo que tinha aprendido, ajudando a sintonizá-lo no mundo sutil ao seu redor para aprender suas verdades. O Jedi afasta camadas do mal, conectando-se com sua bússola interna. Isso abre as fontes de bondade inata e libera o fluxo vindo do Lado da Luz.

O Jedi aprende que cada partícula do desejo de ir contra D’us cria distância. Nada é mais precioso que a proximidade com D’us ,e toda falha de caráter é tratada com um intruso tentando quebrar este relacionamento. O mestre exige que aquelas falhas sejam reprimidas com uma vingança.

O Jedi é devotado à Forca porque D’us tem todas as conexões certas. Ele pode curar doenças. Ele pode aliviar fardos financeiros. Ele pode arrumar tudo isso. Se você sabe que a Força está sempre consigo, isso é viver com poder supremo. Se você esquecer, então D’us tem de focalizá-lo novamente — quebrando o fluxo.

Por que perdemos nosso foco na realidade?

O Lado Escuro vem para nos confundir.

Todo ser humano é composto de duas partes — corpo e alma. O corpo procura prazeres temporais de honra, comida, luxúria. A alma busca os eternos e mais profundos prazeres do amor, significado e conexão.

O Jedi sabe que embora o prazer físico seja uma parte essencial da vida, é apenas um meio que leva a prazeres mais elevados. A verdadeira liberdade é a capacidade de colocar a alma no controle. Ao fazer a escolha da alma em detrimento do corpo, domamos a galáxia e tornamo-nos um só com a Força.

O Guerreiro Sith escolhe uma trilha diferente. Seduzido pela cobiça e pelo poder, ele segue as tentações do Lado Escuro. O judaísmo chama isso de Yetser Hará — as forças corporais auto-destrutivas que nos afastam de D’us .

O Lado Escuro dá uma ilusão de vitória. Mas por detrás da couraça negra, o reino de terror de Darth Vader é um triste fantasma. Suas manipulações terminam por destruir vidas, a sociedade — e ele próprio.

A batalha pelo bem e mal é travada, conforme Darth — usando poderes muito mais perigosos que Sabres da Luz — procura seduzir Luke à mesma trilha escura.

A cada etapa, D’us testa nossa disciplina e determinação. Um cavaleiro Jedi deve ser forte em convicção e não pode duvidar. Deve estar certo de que a Força está com ele.

Atingimos este grau de confiança por meio de conhecimento, não da fé. D’us sabe que através de uma busca sincera, Sua existência é abundantemente evidente. Observamos as maravilhas da natureza. Gritamos e somos resgatados de dificuldades. À nossa própria maneira, temos visto mares se abrindo e montanhas se movendo.

A crença é sustentada por meio do estudo de Torá. Como o supremo repositório de sabedoria, a Torá revela a Fonte de toda a sabedoria.

Todo ser humano anseia pelo transcendental. O Jedi esforça-se para se elevar à união com D’us. Para desfrutá-Lo o tempo todo e compartilhar Seu poder.

No final, a batalha entre o bem e o mal é travada dentro de cada um de nós. Nosso desafio é resistir às tentações do Lado Escuro — e com a ajuda de D’us , nos tornar um mestre do próprio eu.

Que a Força esteja com você.

 

 

 
top