índice
  Curiosidades Judaicas: Yossef, seus Irmãos e seus Filhos  
 
Por Beit Lubavitch Research Center
 

1. Quem ajudou Yossef a encontrar seus irmãos foi o anjo Gabriel.

2. No poço onde Yossef foi jogado não havia água mas sim cobras e escorpiões.

3. As quatro vezes em que Yossef foi vendido estão simbolizadas na palavra “Passim” (listras) Potifar, Socharim (comerciantes) Yishmeelim (Árabes) e Midyanim (Midianitas).

4. Yaacov não se consolava com a perda de Yossef, pois este estava na verdade vivo. D-us moldou a natureza humana de modo que somente após o falecimento os entes queridos serão consolados.

5. Os irmãos fizeram um juramento entre si, que recaiu também sobre D-us, para não contarem a seu pai sobre a venda de Yossef.

6. O ministro do vinho foi preso por encontrarem uma mosca no vinho. O padeiro, por sua vez, pecou por ter sido encontrada uma farpa de madeira no seu pão.

7. Paó chamava Yossef de Tsofnat Paneach.

8. A esposa de Yossef chamava-se Osnat.

9. Os sonhos de Yossef que constam na Parashá passada em relação aos irmãos se curvando para ele, se cumpriram nesta Parashá.

10. Menashe, o filho de Yossef, servia de interprete entre Yossef e seus irmãos, apesar de Yossef entender sua língua.

11. Shimon só ficou preso na presença dos irmãos. Assim que eles voltaram para casa, ele foi liberto.

12. Binyamin teve dez filhos, os nomes de todos eles foram dados em homenagem e lembravam algo a respeito de Yossef.

13. Yaacov abençoou Yossef, que era muito bonito, (e seus filhos Menashe e Efraim) contra olho gordo. Comparou-os aos peixes, que por estarem cobertos pela água não sofrem olho gordo, portanto se multiplicam abundantemente. Yossef mereceu essa bênção, pois se colocou à frente de sua mãe Rachel no encontro de sua família com Esav, para que ela não chamasse sua atenção. O Talmud diz que aquele que quer evitar olho gordo deve dizer: “Eu sou descendente de Yossef que não é atingido por olho gordo”.

14. Yaacov pediu que somente seus filhos carregassem o seu caixão, três de cada lado. Levi, que mais tarde carregaria a arca sagrada, não participou. Yossef, que era rei, também não. Menashe e Efraim filhos de Yossef, os substituíram. Anos mais tarde quando os judeus saíram do Egito para o deserto, eles viajavam exatamente na mesma formação, três tribos de cada lado, e o Tabernáculo no meio.

 

 

 
top