índice
  O planeta rebaixado  
 
Por Yisroel Rice
 

A União Astronômica Internacional excluiu Plutão como um planeta do Sistema Solar, após longas e intensas controvérsias sobre a resolução. A decisão foi votada no plenário da 26ª Assembléia Geral da entidade, realizada em Praga. O Sistema Solar passa assim a ter oito planetas em vez de nove. Plutão foi rebaixado: "É pequeno demais", dizem ele. E além disso, segue uma órbita diferente dos outros planetas, os normais.

Como membro do povo judeu, eu digo: Plutão, sentimos seu sofrimento… Muitos já debateram sua "planetice", como muitos tentaram decidir se somos um povo. Não se sinta desencorajado.
Nós, também temos seguido um rumo que nos faz "um povo único e estranho, disperso". Creio que nossa órbita já colidiu com a órbita de muitas outras nações e as irritamos. Plutão, entendemos como é estar à margem dos outros. Sabemos que muitas pessoas olham para o tamanho; acham que maior é melhor. Como seres humanos, coisas grandes chamam nossa atenção e pensamos que o tamanho vence a substância.

Nossa Torá, no entanto, oferece uma perspectiva diferente. Muito antes de existir a palavra "demografia", Moshê transmitiu a seguinte mensagem ao povo judeu: "Hashem os escolheu para serem um povo especial para Ele, acima de todos os povos que estão na face da terra… D'us não dedicou Seu amor a vocês, nem os escolheu por serem maiores em número que qualquer povo; porque vocês são o menor de todos os povos" (Devarim 7:6-7).

É surpreendente como nós seres humanos, tão pequenos e insignificantes neste universo, ficamos tão fascinados com coisas grandes. D'us, por outro lado, fica impressionado com coisas pequenas. "O menor de todos os povos" não significa apenas em termos de tamanho, mas em termos de atitude. O Midrash relata que embora D'us tenha concedido bênçãos abundantes a Avraham, sua atitude foi que "Sou apenas pó e cinzas". D'us concedeu muitas bênçãos ao Patriarca Yaacov, porém sua reação foi "Estou diminuído (katonti) por todas as bondades… Tu mostraste ao Teu servo."

Rabi Shneur Zalman de Liadi explica no Tanya que uma das notáveis qualidades da santidade é que quanto mais alguém recebe, menos merecedor se sente. Mas por que é assim? Afinal, se estou recebendo tanto, devo ser especial, ou pelo menos merecedor! O Rebe explica que quanto mais recebemos, mais percebemos que isso é um presente de D'us, a fonte das bênçãos. Da mesma forma, quanto mais recebemos mais somos inspirados e gratos a Ele, e nosso ego é diminuído. Quando alguém está recebendo sem esta sagrada conscientização, o oposto é verdadeiro.

Com toda a nossa pequenez, conseguimos atrair as maiores bênçãos a nós mesmos e a todo o universo.

Portanto, meu colega cósmico, não fique desencorajado pela pequenez de seu tamanho, pela singularidade de sua rota, ou por aquilo que outros pensam a respeito – mesmo que seja a União Astronômica Internacional. Não é o tamanho do planeta no universo. É o tamanho do universo no planeta.

 

 

 
top