Lâmpadas

   
       
  Este modelo é "economicamente viável", porque D'us deu a todo judeu uma missão, e a Chassidut nos ensina como direcionar nossa energia e talentos presenteados por D'us rumo àquela missão.    
       
 
 
   
 
 

Cantem, Meus Filhos, Cantem!

   
       
  Uma canção é a caneta do coração. Expressa a nós mesmos e aos outros as partes mais profundas de nossos corações e almas, o que não pode ser expressado através do meio de silabas finitas.    
       
 
 
   
 
 

Tumá e Tahará

   
       
  Há dois tipos de tumá, impureza, ligada a uma descida espiritual: aquela que nós mesmos criamos quando intencionalmente nos afastamos da presença divina criando um vazio; e aquela que D'us cria como...    
       
 
 
   
 
 

A Arte de D'us

   
       
  Caminhando pelas salas do Tate Modern Museum naquela tarde de domingo, algo me atingiu: os pensamentos podem ser comunicados via arte na forma mais pura. O artista pinta a imagem exata da sua...    
       
 
 
   
 
 

O Mundo – Um Lar

   
       
  "O mundo inteiro está repleto com Sua presença" e "não há lugar vazio d'Ele". Portanto, não se trata de termos de trazer D'us ao mundo material – Ele já está aqui    
       
 
 
   
 
 

O Mundo Precisa de Uma Alma

   
       
  Na escola, desde pequeno, Joe aprendeu como as coisas funcionam. Joe aprendeu como as rodas giram, como os circuitos elétricos funcionam, como as células se dividem e como os neurônios processam os pensamentos.    
       
 
 
   
 
 

Os Anjos e Nós

   
       
  Enquanto isso, aqui no plano da terra, a alma humana chafurda na escuridão pantanosa. Esse ser corpóreo está trancado dentro da compreensão zero de sua missão, do significado da vida, de qualquer...    
       
 
 
   
 
 

Qual é a Origem da Cabalá e da Chassidut?

   
       
  Do momento de sua revelação no Monte Sinai, a dimensão oculta da Torá, a Cabala, era conhecida somente pelos sacerdotes e profetas. Entretanto, depois que o poder da profecia cessou e o Templo de Jerusalém foi destruído, uma nova era surgiu...    
       
 
 
   
 
 

O Valor de Fazer Negócios

   
       
  Não somos apenas produtivos. Consertamos. Criamos com visão do futuro. Salvamos nossa semente para o ano vindouro, investimos nossos lucros em mais lucros, fazemos nossos sonhos tornarem-se...    
       
 
 
   
 
 

Silêncio Além do Sofrimento

   
       
  Sob a nossa limitada perspectiva, o som é mais alto que o silêncio. Sob a perspectiva da verdadeira realidade, o silêncio é mais poderoso que o som    
       
 
 
   
 
 

Rabi Chaim Vital

   
       
  Rabi Chaim Vital foi inquestionavelmente o principal discípulo do Sagrado Arizal, Rabi Isaac Luria, e seu mais destacado intérprete. O próprio Ari escreveu muito pouco e aquilo que é comumente conhecido como “os escritos do Ari” foram na verdade transcritos por Rabi Chaim.    
       
 
 
   
 
 

Como o Upgrade de meu IPhone Redefiniu o Significado da Minha Vida

   
       
  Ora, durante quase três anos eu tinha passado o tempo todo com aquele aparelho morno de metal firmemente seguro em minha mão, em segurança no meu bolso, no painel do carro, ou perto do meu travesseiro, medindo cada movimento meu a ponto de reportar meus padrões de sono pela manhã. E agora o vendedor estava dizendo que eu tinha de deixá-lo ir.    
       
 
 
   
 
 

Inferno a Caminho do Céu

   
       
  O que é uma alma? O dicionário a define como "a parte espiritual de um ser humano, sobre a qual se acredita que continue a viver depois da morte do corpo." No judaísmo, a alma é considerada como "um pedaço do Infinito," que, por meio da vida, coleciona experiências, emoções e pensamentos que permanecem em sua memória.    
       
 
 
   
 
 

Sobre Anjos e Homens

   
       
  O Báal Shem Tov ensinou que tudo que fazemos é significativo. Cada ação, cada palavra, até um simples pensamento, provoca um efeito que reverbera em todos os mundos. Com todo pensamento e ação, você é capaz de transformar sua vida em arte.    
       
 
 
   
 
 

Cabalá e Chassidut

   
       
  Apesar de comumente denominada uma tradição “oculta”, a Cabalá maasit se destina a ser utilizada somente pelos mais puros e responsáveis indivíduos e para nenhum outro objetivo que não o benefício do homem e da Criação.    
       
 
 
   
 
 

Os Anjos

   
       
  Maimônides escreve que tudo que D'us criou pode ser dividido em três categorias: aquelas que são composto de substância e forma mutáveis; aquelas de forma e substância imutáveis; e aquelas criaturas que são forma mas não substância. Essas últimas são os anjos. Não são corpos nem seres físicos, mas sim formas separadas umas das outras pelos princípios que ...    
       
 
 
   
 
 

A Câmara de Mashiach

   
       
  Aqui apresentamos a famosa carta que o Baal Shem Tov escreveu ao seu cunhado na Terra Santa, Rabi Gershon de Kitov, na qual ele descreve seu encontro com a alma de Mashiach, e que instruções este lhe passou de como seria possível acelerar a sua vinda.    
       
 
 
   
 
 

Crianças Autistas Têm Almas Especiais?

   
       
  Algumas almas são concebidas (não na terra, mas acima) na parte crescente do ciclo. Essas almas entram no mundo com um corpo forte e deslizam felizes através da vida. Outras almas são concebidas no escurecimento da Shechiná...    
       
 
 
   
 
 

A Natureza da Alma

   
       
  Como é a aparência da alma? Quais elementos de nossa personalidade podemos atribuir à nossa alma? Como alguém consegue discernir a voz de sua alma? Nenhuma criatura passou por um ataque tão feroz em nossa geração quanto a “alma”.    
       
 
 
   
 
 

Almas especiais

   
       
  Há almas preciosas demais para correrem o risco de serem comprometidas pela vida num corpo. Elas são elevadas demais para descerem a este mundo. Porém a outra opção, não ser enviada de vez, de jamais chegar a este mundo, significaria que estaríamos perdendo o encontro com estas almas sagradas e elevadas, e deixaríamos de ouvir sua mensagem...    
       
 
 
   
 
 

Abra o Seu Mar

   
       
  No misticismo judaico (Cabalá e espiritualidade chassídica), estes dois planos físicos refletem as dimensões conscientes e inconscientes da ps ique humana. As duas partes do ser são extremamente vibrantes e dinâmicas. A diferença entre elas é que enquanto nosso ser consciente é exibido e mostrado para outros sentirem, nosso ser subconsciente permanece oculto, não apenas das outras pessoas, mas até de nós mesmos. A maioria de nós sabe muito pouco daquilo que está acontecendo nos porões de nossa psique.    
       
 
 
   
 
 

Aqui é mais profundo

   
       
  O propósito da vida não é a santidade, ou a vida em outro mundo, É ser uma pessoa melhor – reconhecer seu papel e responsabilidade como pai, filho, amigo, cônjuge e cidadão.    
       
 
 
   
 
 

Centelhas Caídas

   
       
  Se todo o mundo é um romance épico, as palavras foram jogadas ao ar e se misturaram; se é uma grande sinfonia, os músicos perderam de vista o seu maestro, cada qual tocando a melodia em seu próprio tempo. Como se uma explosão tivesse ocorrido, separando as peças que deveriam criar um mundo harmonioso, criando em vez disso uma cacofonia de melodias, um caos de fragmentos…    
       
 
 
   
 
 

O que é Cabalá?

   
       
  O supremo propósito no estudo da Cabalá é a perfeição do Ser. Transformar o Ser num indivíduo melhor, mais expandido, mais transcendente, mais sintonizado com a essência e as raízes da própria alma, é isso que a Cabalá oferece àqueles que realmente desejam recebê-la.    
       
 
 
   
 
 

O que acontece quando morremos?

   
       
  Lá no fundo sabemos diferenciar o certo do errado. De alguma forma, sabemos que a vida é significativa, que estamos aqui para cumprir o propósito Divino; de alguma forma, quando confrontados com uma opção entre uma ação Divina e uma não-Divina, sabemos a diferença. O conhecimento é tênue – uma lembrança nublada, subconsciente, de um estado espiritual anterior. Podemos silenciá-lo ou amplificá-lo – a opção é nossa.    
       
 
 
   
 
 

Desmistificando a Cabalá

   
       
  Contrário à opinião pública, a Cabalá não é magia: não envolve rituais estranhos ou eventos sobrenaturais. Também não tem nada a ver com psicologia pop. E certamente não lhe dará poderes psíquicos. Portanto, se você deseja se tornar cabalista, pergunte-se: "Por quê?"    
       
 
 
   
 
 

Arte: Fazendo a transição mística

   
       
  Um pintor lida com pó, que é utilizado para fazer a tinta. O pó é uma metáfora para a vida e o esforço humanos. Isto evoca um relacionamento com o Eterno. "E D’us formou o homem do pó da terra, e Ele soprou em suas narinas o sopro da vida" (Bereshit)… Não é irônico que um artista use este material para capturar um momento para a eternidade?    
       
 
 
   
 
 

O significado místico da mezuzá

   
       
  A mezuzá é uma das poucas mitsvot (Mandamentos Divinos) para as quais a Torá declara a recompensa. Neste caso, a recompensa é longa vida para a pessoa e seus filhos    
       
 
 
   
 
 

E se D’us Se revelasse a você?

   
       
  Você está sentado em sua sala pensando quando ouve uma voz (voz? vibração? onda de pensamento?) dizendo: "Ei, você! Aqui é D’us. Cheguei para revelar-Me a você!" Isso é real? Será outra pegadinha de seus colegas de quarto? Ou apenas a sua imaginação desenfreada? Como saber?    
       
 
 
   
 
 

Cabala para pop stars?

   
       
  A Cabalá não é um truque, é algo sagrado e sério, e precisa muito mais que uma tintura de conhecimento. Imagine fazer um curso de neurocirurgia em seis meses e colocar uma placa na porta. Não somente é fraudulento, como também perigoso.    
       
 
 
   
 
 

A Fantasia Cósmica

   
       
  A galut é um sonho: uma fantasia terrível, irracional abarcando o globo e cobrindo milênios. Um sonho no qual o crime compensa, o bom morre jovem, e o povo escolhido de D’us é abatido impunemente. Um sonho no qual aquilo que é certo e verdadeiro raramente é "realista", e nulidades como ignorância, morte e mal são forças potentes em nossa vida.    
       
 
 
   
 
 

Quem precisa de Mashiach?

   
       
  O que pessoas bem-sucedidas, que levam vidas realizadas, seguras e confortáveis têm a ver com Mashiach? Por que deveria um cirurgião, um produtor de cinema, ou um astro do basquete ansiar pela redenção?    
       
 
 
   
 
 

Reencarnação e ressurreição

   
       
  Os ensinamentos do Ari e os sistemas de ver o mundo espalharam-se como fogo após sua morte, em todo o mundo judaico na Europa e no Oriente Médio. Se a reencarnação tinha sido geralmente aceita pelo povo judeu e pela Inteligentsia anteriormente, tornou-se parte do tecido do idioma e estudos judaicos depois do Ari, fazendo parte do pensamento e dos escritos de grandes eruditos e líderes, desde os comentaristas clássicos sobre o Talmud (por exemplo, o Maharsha, Rabi Moshe Eidel), até o fundador do Movimento Chassídico, o Báal Shem Tov.    
       
 
 
   
 
 

Vida após a vida

   
       
  Na morte, a alma e o corpo, que formavam uma entidade, se separam. O corpo é enterrado e volta à matéria perdendo toda sua conexão com a
vitalidade. Já a alma é eterna, e se transfere deste mundo para o próximo,
um mundo totalmente espiritual.
   
       
 
 
   
 
 

Um Sonho em 3-D

   
       
  A realidade virtual é uma grande ferramenta para os cientistas, permitindo que imaginem e recriem as condições em outro planeta ou dentro do corpo. É um valioso dispositivo de treinamento que permite a pilotos aprenderem o que precisam, cometer os erros necessários ao aprendizado sem conseqüências desastrosas.    
       
 
 
   
 
 

Por que os justos morrem

   
       
  No Shulchan Aruch (livro que compila o código de leis judaicas) está escrito quando deve-se sofrer mais, quando deve-se sofrer menos, e quando deve-se parar de sofrer. Se você não age assim, demonstra que não concorda com a vontade do Criador.    
       
 
 
         
  Sombrias Profundezas    
       
  "Tudo que existe na terra" - diz o Talmud - "também existe no mar." Os cabalistas aplicam esta lei também num sentido mais amplo, explicando que a realidade em geral pode ser dividida em dois reinos: "os mundos revelados" e "os mundos ocultos." O mar é o gêmeo místico da terra.    
       
 
 
         
  Aproximando a Cabalá da Terra    
       
  A "pegadinha" com a Cabalá é que não é simplesmente um esforço abstrato ou filosófico. Corretamente aplicada, a Cabalá fornece a orientação e instrução para melhor lidar com as realidades da vida.    
       
 
 
         
  Abrindo os olhos…    
       
  Mashiach não virá para fazer um novo mundo, um mundo de anjos. D’us criou o mundo e o manteve por quase seis mil anos para chegar ao fim e "destruí-lo", criando um mundo melhor? Dessa forma, o objetivo não seria atingido. O desejo do Criador é que neste mundinho que Ele criou, com suas regras e limitações, e no qual Ele próprio implantou sentimentos maus e egoístas, que nós deixemos isso de lado por uma vida mais significativa, e descubramos a Divindade que existe em todas as coisas. Mashiach não transformará nada, ele simplesmente abrirá nossos olhos.    
       
 
 
         
  Inferno a caminho do céu    
       
  "Uma pessoa é medida" - afirma o Talmud - "pela sua própria avaliação." O corpo e a alma estão em um relacionamento e uma pessoa escolhe qual deles guiará as decisões da vida. Por fim, todas as almas passarão por esta reunião, tanto com seus entes queridos, como com a Fonte de onde se originou cada alma. A única diferença é como cada alma chegará.    
       
 
 
         
  Reencarnação de Almas    
       
  O tema de reencarnação de almas, não é mencionado explicitamente na Torá. No Zôhar, entretanto, seus segredos são discutidos exaustivamente, e aparecem mais detalhadamente no livro de Rabi Yitschac Luria dedicado a este assunto: Shaar Haguilgulim, o Portal da Reencarnação.    
       
 
 
         
  Adão e Eva: qual foi o pecado?    
       
  D'us criou dois seres humanos perfeitos, sem nenhuma malícia ou "bagagem." Ele, o Todo Poderoso, ordenou-lhes explicitamente para não comer o fruto de uma determinada árvore. Mesmo assim, estas duas almas inocentes, que jamais haviam sido expostas a influências corruptoras, desobedeceram-no em poucas horas. Houve alguma falha em sua criação? Ou, inimaginável, havia algo errado com D'us? Se D'us falasse a você e dissesse: "Não coma desta árvore," após alguma horas, você iria em frente e comeria?    
       
 
 
         
  Uma pedra tem alma?    
       
  Uma planta possui formas de expressão como crescer na direção do sol ou afastar-se de "rock pauleira" e inclinar-se na direção de música clássica. Os animais podem mover-se livremente, e comunicam-se uns com os outros. A Cabalá ensina que, em cada nível da existência cada ser possui uma alma - até mesmo as pedras. Em tudo está presente a santidade interior. Tudo que precisamos é aprender como tratar todos os níveis de existência com respeito e o devido cuidado.    
       
 
 
         
  A dúvida de Tevye    
       
  A profundidade filosófica pode brotar nos locais mais estranhos. "Um Violinista no Telhado" é uma pieguice sentimental que tem aquecido os corações dos judeus por décadas. Sua enorme popularidade não tem nada a ver com conteúdo metafísico. Mesmo assim, lá está ele, um dos mais enigmáticos e recônditos aspectos do pensamento religioso, colocado na boca de Tevye, o leiteiro, por um compositor distraído, enfeitado com "yuba buhs" e acompanhado por uma antiga dança: "Será que estragaria algum vasto plano eterno, se eu fosse um homem rico?"    
       
 
 
         
  Sacrifícios de animais    
       
  Posso entender a qualidade experiencial de tudo - um templo antigo com música celestial e canções místicas, sacerdotes em túnicas esvoaçantes imersos em meditação, e ritual coreografado e hipnótico. Mas por que o churrasco?    
       
 
 
         
  O Paradoxo do Livre Arbítrio    
       
 

Tudo já não está pré-determinado pela mecânica do universo? Sou apenas uma máquina programada; como posso ser culpado por ser do jeito que sou?

Uma vez que D'us sabe o futuro, que escolha temos nele?

Como não há nada além de Sua Unicidade, que espaço sobra para que façamos qualquer diferença? Se D'us é a Causa Primordial, tudo não pára por aqui?

   
       
 
 
         
  O que é alma    
       
  Você já encontrou uma definição de alma? Sabe para que serve a sua? Será uma energia ou uma força misteriosa... Se você ainda estiver pensando, vá clicando aqui.    
       
 
 
         
  Os bebês perdidos    
       
  Mais de 90% das gravidezes diagnosticadas terminam em nascimento completo, com corpo e alma. Mas, e os 10% que não o conseguem? O que acontece com a alma nos casos de aborto espontâneo, crianças natimortas ou bebês que morrem? Quando alguém passa por este tormento, fica a pergunta: Por que a vida física começou para terminar tão cedo?    
       
 
 
       
  Shabat: o Mundo do Pensamento    
       
  Por que o Criador precisou falar para criar? Não seria muito mais maravilhoso se fôssemos todos apenas um pensamento?    
       
top