índice
  O Valor de Fazer Negócios
  Por Tzvi Freeman
  Rava disse: Quando uma pessoa é julgada na corte celestial, a primeira pergunta feita é: “Você comprou e vendeu com integridade?”
-Talmud, Shabat 31a


Valor Real

O que é um ser humano?

Um ser humano é uma criatura que olha para aquilo que é e vê o valor daquilo que poderia ser.

É assim que plantamos, preparamos comida, conduzimos o comércio, criamos arte e construímos nossas vidas. Em matemática simples, fazemos um mais um ser igual a três. Na conversa de negócios: nós criamos valor.

Não é possível criar valor real somente para si mesmo.

Tudo e todos têm uma parte naquele valor. Se esse campo agora produz colheitas, há mais comida disponível no mundo. Depois que você cozinha aquele alimento, há mais calorias disponíveis no mundo. Vá ao mercado vender aquele alimento, e há mais disponibilidade de comida no mundo. Faça isso com integridade, e há mais confiança e boa vontade no mundo - o que significa que há mais negócios a serem feitos. Crie música ou arte, e o mundo inteiro ganha beleza. Fazer qualquer tipo de negócio importante significa que agora há mais de alguma coisa para outros, e a soma do valor total para todos aumentou.

Este é o ser humano. Não somos apenas produtivos. Consertamos. Criamos com visão do futuro. Salvamos nossa semente para o ano vindouro, investimos nossos lucros em mais lucros, fazemos nossos sonhos tornarem-se realidade.

Mas isso é tudo que há no ser humano? Não há um objetivo mais elevado?

Certamente, para o Criador, há valor em criaturas que criam valor. “Ele não criou o mundo para que mergulhasse no nada,” diz o profeta. “Ele o criou para ser estabelecido.” (Yeshayáhu 45:18) “Mergulhar no nada” - esta é a força natural da entropia, pela qual todas as coisas tendem à morte e decadência. A vida, especialmente a vida humana, desafia a entropia. Em vez disso, criamos sinergia - organizando as coisas para que cresçam e continuem crescendo. Arrumando o mundo com vida.

É claro, há um aviso: um mundo estabelecido significa um mundo sustentável. Quando o valor é criado, isso beneficia alguns às custas de outros, o que cria desequilíbrio e não-sustentabilidade. É por isso que a sociedade precisa de leis para proibir furto, usura, práticas injustas nos negócios, dano ambiental e outros meios de valor artificial não sustentável. O valor artificial empurra para dentro - é na verdade apenas mais entropia disfarçada: o valor real se espalha para fora - porque está vivo.

Porém, a pergunta permanece: isso é tudo que há no ser humano? Estamos aqui apenas para formar um mundo sustentável? Ou para transformá-lo em algo ainda maior?

Reunindo
Se você fizer as perguntas certas, elas com frequência o levam às respostas certas.

Aqui está uma pergunta simples: Por que isso funciona? O que há por trás desse estranho fenômeno da sinergia, este potencial que o mundo nos dá para aumentar o valor?

O que está por trás disso é que o universo inteiro começou como um único e singular pensamento, um pensamento que contém informação infinita. Aquele pensamento atravessa tempo e espaço, mantendo todo evento e partícula de um grande universo num único ponto.

Mas o universo que vemos de nossa posição dentro do tempo e espaço tem sido fraturado em incontáveis partes. Com cada fragmentação, mais informação é perdida. Até que somos deixados com partes que parecem sem sentido e sem valor.

Imagine-se pegando um volume de Moby Dick, atirando-o ao ar e vendo todas as letras voando para fora do livro, espalhando-se ao vento e caindo no chão. A história se foi. Não nos resta nada, apenas letras sem vida, tão sem vida como grãos de areia, sem nenhuma história para contar, nada para partilhar.

Este é o mundo em que vivemos - um livro espalhado. Porém, o autor desse livro respira dentro de um dos seus personagens, o ser humano. E assim, o ser humano de alguma forma vê como essas peças devem se encaixar, e veja só, o valor aparece. De onde aquele valor aparece? Da grande luz original, aquele infinito conjunto de informações que preencheram o pensamento primordial do universo. Um rearranjo harmonioso de umas poucas peças do quebra-cabeças agora ressoa com grande luz e um brilho daquela luz é transmitido através dessa nova matriz. E assim, aqui em nosso mundo encontramos um valor maior.

Redescoberta
Agora temos uma ideia melhor do que nós seres humanos estamos fazendo aqui. Não estamos apenas fazendo um mundo melhor. Estamos criando um mundo magnífico. Um que pode transmitir a todos nós que vivemos dentro dele a singularidade e magnificência de seu Criador.

Onde criamos aquele mundo? Não em algum céu espiritual acima. Aqui embaixo na terra, fazendo as atividads terrenas dos seres humanos terrenos - mas injetadas com significado e propósito mais elevado.

Esse, afinal, foi o pensamento primordial do qual todo esse universo se expande: o pensamento do Criador sobre Si Mesmo sendo descoberto dentro deste mundo terreno.
 

 

 
top