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Você está sentado em sua sala pensando quando
ouve uma voz (voz? vibração? onda de pensamento?) dizendo:
"Ei, você! Aqui é D’us. Cheguei para revelar-Me
a você!"
Isso é real? Será outra pegadinha de seus colegas de quarto?
Ou apenas a sua imaginação desenfreada? Como saber?
Os
mestres chassídicos afirmam que toda revelação
Divina acontece de repente – simplesmente porque transcende
por completo quaisquer "preparativos" que sejam feitos
pela mente e coração humanos, que são finitos.
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Deixe-me dizer desde o início que D’us jamais
Se revelou a mim, pelo menos não dessa maneira. Portanto, não
sou exatamente uma autoridade para contar como isso acontece de verdade.
Tudo que posso fazer é olhar para as numerosas revelações
Divinas relatadas na Torá e tentar esclarecer alguns pontos.
1 – Geralmente não acontece de repente
Avraham escutou D’us pela primeira vez após 72 anos de busca
da verdade, encontrando-a, devotando sua vida a ela, e ensinando-a ao
mundo. Moshê primeiro viu D’us aos 80 anos – ou seja,
80 anos após ser Moshê. E a maior revelação
Divina de todos os tempos (nesta eu estava, mas tenho apenas uma vaga
lembrança dela), na qual D’us Se revelou no topo de uma montanha
na presença de todo o povo de Israel e das almas de todas as futuras
gerações – que ocorreu após 220 anos de vida
dos Patriarcas, 210 anos de refinamento do "caldeirão"
do exílio no Egito, e um intenso processo com 49 etapas de avanço
espiritual pelo povo durante as sete semanas do Êxodo ao Sinai.
Nas palavras de Maimônides: "A profecia vem somente a um grande
sábio em sabedoria e caráter forte; alguém cujos
desejos jamais o dominam, mas sim exerce o poder de sua mente sobre seus
desejos; e possui um intelecto amplo e verdadeiro. Uma pessoa com todos
estes atributos, e que é íntegra de corpo, que entra no
pomar da Divina sabedoria… santifica a si mesma, e se afasta dos
caminhos das massas que seguem as frivolidades dos tempos… e cuja
mente é para sempre dirigida ao Alto, concentrada no Trono Divino…
e contempla a Divina sabedoria… o Divino espírito virá
repousar sobre ele…" (Mishnê Torá, Leis dos Fundamentos
da Torá 7:1).
Na
verdade, os mestres chassídicos afirmam que toda revelação
Divina acontece de repente – simplesmente porque transcende por
completo quaisquer "preparativos" que sejam feitos pela mente
e coração humanos, que são finitos. Mesmo assim,
para que aquele ‘de repente" aconteça, o recipiente
da revelação primeiro deve atingir seu máximo potencial.
2 – Ouvimos que temos de fazer alguma coisa.
Via de regra, quando D’us fala com uma pessoa é para dar-lhe
uma tarefa. E provavelmente será algo muito, muito difícil.
D’us apareceu a Avraham para dizer-lhe: "Deixa tua terra, teu
local de nascimento, e a casa de teu pai" e para encontrar o povo
judeu – uma missão que exigia dele "estar de um lado,
com o mundo inteiro do outro lado". A visão de Moshê
na sarça ardente foi para enviá-lo para tirar os Filhos
de Israel do Egito e guiá-los através do deserto até
a Terra Prometida (Moshê teve o bom senso de rejeitar o trabalho,
D’us precisou de sete dias e sete noites de ameaças e súplicas
para fazê-lo aceitar). Os Profetas eram comunicados a levarem sua
mensagem, bastante impopular, ao povo – uma tarefa que arriscava
até a própria vida deles.
A revelação no Sinai foi para nos dar a Torá –
com seus 613 mandamentos, milhares de leis e diretivas, e milhões
de páginas de (ainda crescentes) comentários.
[Uma notável exceção parece ser a revelação
Divina a Avraham registrada no início da Parashá de Vayerá
(Bereshit 18:1): a Torá simplesmente relata que "D’us
revelou-Se a ele" sem declarar o objetivo da visita. Porém
nossos Sábios são rápidos em encontrar numerosas
diretivas e instruções a serem aprendidas da visita de D’us,
desde o dever de visitar os doentes (Avraham estava se recuperando de
sua circuncisão) até a grandeza da hospitalidade (Avraham
interrompeu a visita para sair e oferecer comida aos três beduínos
que passavam).]
Qualquer que seja o caso, em todos os registros feitos da Divina revelação,
a pessoa parece ter sabido que tratava-se de D’us. Portanto, creio
que isso significa que se você não tem certeza, então
provavelmente não é.
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