Judaísmo e Vegetarianismo    
       
  D’us preferiria que fôssemos vegetarianos como Adam ou carnívoros como Nôach?    
       
 
 
       
  O Efeito Placebo    
       
  A saúde da alma, também, depende da manutenção de uma forte conexão à sua Divina fonte da vida. Esta conexão é mantida por meio de uma dieta balanceada de Torá e um regime regular de exercício de mitsvot. Se esta conexão for comprometida devido à negligência, a pessoa perde a funcionalidade espiritual.    
       
 
 
       
  Saúde: temperatura de 36.5º?    
       
  A saúde física não é opcional; é parte de sua responsabilidade para com D’us. Por outro lado, idolatrar o corpo é destrutivo. O corpo é um veículo para a alma; seu valor está nisso, não como um fim em si mesmo.    
       
 
 
       
  Vegetarianismo    
       
  Há pessoas que optam pelo vegetarianismo por não apreciarem o sabor da carne, ou por encontrarem em seu consumo um grande malefício: para sua saúde e outros por considerarem moralmente errado matar um animal para comer.
A dieta vegetariana é uma das opções adotadas por quem quer levar uma vida equilibrada e saudável. Mas do ponto de vista judaico como ela é avaliada?
   
       
 
 
       
  Alimento saudável    
       
  Temos muitas proibições sobre o que pode ser feito ao nosso corpo. Não temos permissão de profanar, mutilar, ferir ou destruir o corpo. Não podemos fazer tatuagem, marcas permanentes e também é proibido escrever sobre a pele – não transformar as mãos em blocos de anotação quando não temos papel.    
       
 
 
       
  Otimismo imunológico    
       
  É seu dever alimentar-se bem, descansar, conservar a forma física e tratar seu corpo com respeito em todos os aspectos. A saúde física não é arbitrária ou opcional; é parte de sua responsabilidade para com D'us.    
       
 
 
       
  Transfusão de amor    
       
  O único método que tínhamos para doar sangue era a transfusão direta de uma pessoa para outra. Com nosso kit rudimentar para tipificação de sangue, o único doador em potencial que pudemos encontrar era seu irmão mais novo.    
       
 
 
         
  A Síndrome da Deficiência Espiritual    
       
  A singularidade do ser humano não está em seu corpo, mas no espírito. O corpo é facilmente acessível para estudo, e no decorrer dos tempos cientistas e médicos aprenderam muito sobre as necessidades do corpo. O espírito, no entanto, é intangível, e portanto, muito menos acessível para análise.    
       
 
 
         
  Homeopatia    
       
  A terra possui muitas substâncias poderosas que, caso ingeridas, são fatais. Porém estas mesmas substâncias, nas mãos de um homeopata, tornam-se agentes de cura e recuperação.    
       
 
 
         
  Reprodução assistida    
       
  Se é verdade que uma intimidade comprometida prejudica o filho, o que acontece quando não há intimidade alguma? Com as novas tecnologias reprodutivas, estamos olhando para a criação de uma criança de modo muito mecânico, sem o benefício da intimidade. Há também formas de reprodução assistida que envolvem a contribuição não apenas de um homem e uma mulher, mas as vezes de vários, criando muita confusão, no aspecto legal, social e haláchico, sobre quem são e quantos verdadeiros pais esta criança possui.    
       
 
 
         
  Lutando contra a doença    
       
  O que você faz quando descobre que sua esposa tem câncer e em estágio avançado? Para começar, você chora bastante mas depois percebe o verdadeiro significado das palavras de nossos Sábios: "Não existe barreiras ao ser humano que tomou uma decisão". A dor pode ser avassaladora; mas a dor, não importa quão forte seja, não se iguala ao poder da alma humana.    
       
 
 
         
  Médico, com M maiúsculo    
       
 

Imagine um "seguro saúde" sem carência, que oferece o melhor especialista em todas as áreas, 24h de plantão e sem "surpresas" no contrato. O custo? Apenas sua palavra de confiança. Não é uma utopia; trata-se de algo verídico e várias vezes ao dia expressamos nossa crença de que existe um especialista com este perfil. Não apenas um Médico: mas um médico com M maiúsculo.

   
       
 
 
         
  Transplante de células-tronco: a perspectiva da Torá    
       
  As células-tronco foram primeiro descobertas em novembro de 1997. Até então, ninguém sabia o que eram estas células; ninguém as tinha estudado antes. Pesquisa e tratamento neste campo têm decolado a tal ponto que agora temos relatórios surpreendentes.    
       
 
 
     
 
  Anorexia da Alma    
       
  Um anoréxico tem muito medo de que, assim que comece a comer, jamais consiga parar. Resultado: prato vazio! A falta de ânimo, de apetite, de amor próprio e auto estima parecem dominar sua vida. Mas existe a cura! Uma força vital que poderá transformar ambas anorexias, material e espiritual, numa eterna fonte de vitaminas: um prato cheio capaz de alimentar seu corpo e nutrir sua alma.    
       
 
 
         
  Medicina e Milagres    
       
  Qual o papel da Providência Divina no contexto da medicina moderna? Há lugar para a prece e a fé, tanto para o paciente como para o médico?    
       
 
 
       
  Médico para o corpo    
       
  O grande sábio, filósofo, médico e rabino, o Rambam, mais conhecido como Maimônides, em sua obra clássica, Mishnê Torá, compara as doenças físicas com as espirituais.    
       
top