por Rabino Laibi Wolf  
  Homeopatia
índice
  Sinergia com nosso meio
   
 

A homeopatia é uma modalidade de tratamento fascinante. A terra possui muitas substâncias poderosas que, caso ingeridas, são fatais. Porém estas mesmas substâncias, nas mãos de um homeopata, tornam-se agentes de cura e recuperação. Arsênico, o veneno tradicional dos romances de Conan Doyle sobre Sherlock Holmes, quando altamente diluído, torna-se um maravilhoso remédio. E o mesmo se aplica a muitas outras substâncias que de outra forma seriam venenosas.

"A natureza do bom é fazer o bem", instrui um ensinamento chassídico. O Criador benevolente sempre encerra virtudes redentoras em substâncias que parecem não possuir nenhum mérito, e muitas vezes são francamente prejudiciais. A homeopatia é uma prova simples deste adágio.

Um dos princípios da homeopatia é procurar semelhanças entre os seres humanos e a natureza. Encontra-as nos níveis de mineral, vegetal e animal. O modelo chassídico registra quatro níveis — os três acima mencionados mais o reino humano

Um dos princípios da homeopatia é procurar semelhanças entre os seres humanos e a natureza. Encontra-as nos níveis de mineral, vegetal e animal. O modelo chassídico registra quatro níveis — os três acima mencionados mais o reino humano. Esta quádrupla classificação tem as seguintes correspondências: a terra corresponde ao mineral; a água corresponde ao vegetal; o fogo ao animal; e o ar ao humano. Estes quatro elementos, terra, água, fogo e ar expressam-se em diversos caminhos, originando-se na Cabalá.

Ainda mais profundamente, os quatro elementos têm sua fonte na visão profética que o Profeta Yechezkel (Ezekiel) vivenciou, conhecida como a Visão da Carruagem. Ele viu um trono apoiado por quatro faces flamejantes — uma águia, um boi, um leão e uma face humana. Estas correspondem aos diversos tipos de animais: aves, animais domesticados, animais selvagens e o ser humano. A criação possui uma simetria maravilhosa.

Na época do Templo, a dinâmica espiritual envolvida numa oferenda de planta ou animal correspondiam a profundos processos espirituais. O elemento fogo no reino terreno unido ao elemento espiritual do fogo criava uma analogia de forças angelicais conhecidas como os Serafim 'de fogo'. Atualmente, não fazemos este tipo de oferendas, mas os processos espirituais ainda permanecem por meio do agente da prece. Como o esforço espiritual da prece é o análogo das oferendas do passado, os mesmos elementos estão presentes. O fogo emocional do forte despertar espiritual consume a 'alma animalesca' (Nefesh Behamit=próprio ego). A energia da força de vontade para superar as tentações do ego torna-se um desejo 'ardente' de subjugar seu fervor animalesco. O sucesso significa o fundir de um saudável senso do ser (uma alma animalesca domada) ao desejo ardente de comprometer-se com atos e expressões positivas no mundo do tempo e espaço.

O mesmo aplica-se ao desejo de elevar os reinos animal e mineral (proteção e realce de nossa ecologia e meio ambiente), o reino animal (respeito e prática dos direitos dos animais e prevenção de práticas cruéis), e o reino humano (respeito mútuo, nutrição e coexistência pacífica).

Isso nos leva de volta ao modelo homeopático. Vivemos em uma sinergia com nosso ambiente básico. Auto-domínio significa estar consciente desta sinergia e respeito pelos quatro elementos da criação, praticando a elevação espiritual do mineral, vegetal, animal e humano. Dessa forma os elementos da criação estarão não somente livres da dor, como realçarão positivamente nossa vida, criando integridade e bem-estar.

 

 

 
   
top